Petrobrás bomba! Apesar dos tucanos…

publicada sexta-feira, 24/09/2010 às 12:01 e atualizada sábado, 25/09/2010 às 02:55

O estadista de São Borja está vivo; o tucanismo, morto e enterrado

por Rodrigo Vianna

FHC queria enterrar a Era Vargas. Foi o que disse num discurso histórico no Senado em 1994, pouco antes de tomar posse para o primeiro mandato na presidência da República.

Depois, um dos ideólogos do tucanismo, o ministro Sergio Mota (aquele que dizia: “os tucanos tem um projeto de 20 anos de poder”) anunciou que era preciso “desmontar, osso por osso” a Petrobras – a empresa, segundo ele, era um “paquiderme”.

Hoje, o Brasil anuncia que a Petrobras é a segunda maior empresa do Mundo. A captação de 120 bilhões de reais, com lançamento de novas ações no mercado, foi a maior da história. Prestem atenção: maior captação de recursos da história no mercado mundial!

Além disso, com a engenhosa operação planejada pelo governo Lula, a União pode passar a deter mais de 50% das ações da Petrobrás.

Com o sucesso da Petrobrás, o Brasil mostra ao mundo a força de sua economia; e mostra que o Estado tem – sim – papel fundamental no desenvolvimento, sobretudo em economias que tentam sair da periferia para entrar no centro do jogo econômico mundial.

Ano passado, o Brasil já tinha enfrentado a crise mundial com a força do BNDES – outra criação de Vargas. Agora, a Petrobras vira uma gigante quase do tamanho da Exxon (EUA).

Como já escrevi aqui, tem um caráter simbólico o fato de a provável sucessora de Lula ser uma ex-militante do PDT, formada na tradição do brizolismo e do trabalhismo de esquerda.

A eleição de Dilma significa o reencontro do PT com Vargas. Mais que isso, significa o reencontro do Brasil com a melhor herança do varguismo: defesa do Estado, distribuição de renda, direitos trabalhistas e nacionalismo econômico.

O resto é UDN, é entreguismo, é tucanismo dos anos 90.

Tenho a leve impressão que o estadista gaúcho ganhou essa parada. Enterrado há 56 anos em São Borja, Vargas segue mais vivo do que nunca. Foi o Brasil que enterrou a era FHC.

Leia outros textos de Força da Grana

50 Comentários

50 Comentários para “Petrobrás bomba! Apesar dos tucanos…”

  1. Guilherme disse:

    Boa sacada. Mas a Dilma ainda não ganhou. Um tordedor pode invadir o campo e estragar o espetáculo.

    • emerson57 disse:

      concordo.
      haverá segundo turno.
      para governador
      em são paulo.
      mercadante já escolheu os cabos eleitorais:
      marta, netinho, dilma, lula.
      (com essa equipe até eu ganho)

      • Guilherme disse:

        Eu não disse que haverá segundo turno. Só disse que a eleição ainda não aconteceu. Prefiro tratar como: a provável eleição de Dilma. Até ter números para comemorar. Torço para que São Paulo tire as mão dos olhos e leve a eleição para o outro turno.

    • Filipe Rodrigues disse:

      Guilherme, a Dilma só perde se a Marina for para um 2ºturno contra ela, acho que somente um milagre daria a vitória ao Serra. Essa eleição tem tudo para ser e deve ser liquidada no 1º turno, a Dilma disputando um 2º turno contra o Serra, suas chances de vitória são elevadas, mesmo assim seria uma vitória com sabor de derrota. Acredito que a Marina ficaria neutra num 2º turno, o seu eleitorado como de costume ficaria dividido entre Serra e Dilma (ainda assim suficiente para a candidata do PT vencer).

  2. Ed Araujo disse:

    Os tucanos tinham planos de 20 anos no poder….caramba ! Não lembro de ver isso na TV ! O povo de São Paulo não quer deixar por menos e quer o “xuxu” cumprindo essa meta do “sombra” de fhc sergio motta. Ele ficará exultante lá onde está….Mas será que o “xuxu” consegue ? O povo de São Paulo dirá….

  3. juçânia facchinj disse:

    Emocionante!!!! E a Dilma já ganhou sim!!! Aceite isso amigo Guilherme, isto é DEMOCRACIA!!!!

  4. paulo vianna disse:

    FHC mesmo Vivo está MORTO.Vargas mesmo morto está VIVO.

  5. Vanderly disse:

    Rodrigo, temos que abrir uma outra frente de batalha. Tenho recebido vários emails conclamando os evangélicos a não vontarem em Dilma, e dizendo tanta baboseira, que cheira ao escarnio. Respondo a todos irinonizando. Estamos no século XXI, você acredita que Lula e Dilma comem criancinhas? Esse não é nível da campanha que queremos. Já vejo evangélicos dizerem as maiores babaquices contra Dilma. Acho que Marina está crescendo neste campo aí. Abraços…

  6. Marcos disse:

    Vargas jamais será esquecido!!
    Lula e Brizola são e serão lembrado como os únicos e legítimos herdeiros de seu legado!!!

  7. Alexandre Tambelli disse:

    Rodrigo e Pessoal!

    E como é triste assistir a velha mídia não participar deste momento impensável na História do Brasil na era FHC, não é verdade?! Por que não ovacionar este instante único e comemorar esta vitória do povo brasileiro. Viva a Petrobrás, o Governo do Presidente LULA e todos os investidores em ações da Petrobrás na Bolsa de valores.

    Alguém acredita que os trabalhadores, os setores produtivos, o mercado queira outro caminho diferente do que o da Presidenta Dilma?

    O Presidente LULA nos ensinou a Amar este País e lutar por sua grandeza, com soberania e Justiça Social. Seremos grande e seremos humanos.

    A velha mídia e seu candidato estão a cada dia mais isolados. Que dia 3 outubro seja um divisor de águas na história da Democracia brasileira.

  8. Márccio Campos disse:

    BRAVO!! BRAVO!! BRAVO!!

    ESTAMOS ATENTOS NESTA CAMPANHA RUMO A UMA FASE ÁUREA DE NOSSA HISTÓRIA!!!

    CHEGA DE FACTÓIDES E FANTASMAS CHANTAGISTAS!!!

    O PODRE – agora que não é mais poder (permutação? ou metamorfose ao contrário? – MOSTROU SUA GROTESCA FACE E ESTÁ NÚ, PERPLEXO E PERDIDO NA PISTA ACELERADA DA INTERNET!!

    “o sol é o melhor desinfetante!”

  9. @metheoro disse:

    Muito me alegrou assistir ontem o Jornal da Globo e ver um William Wack (ou seria Tucano Wack?) triste por dar boa notíca atrás de boa notícia como: Recorde de emprego; Recorde da Petrobrás; Segunda Maior do Mundo e sem deixar de ser brasileira por meio dos acionistas…

    E o Sardenberg? Não continha frustração tucana…

    E por que ele nao puderam manipular essa? Pq simplesmente TODA A IMPRENSA INTERNACIONAL falou sobre. Toda! Andei pelos sites de todos os jornais e esta la no noticiário internacional de todos de Portugal a Alemanha; do NYT ao China Daily a capitalização da Petrobrás. Ia pegar mal, como vai pegar mal a desmoralização do Datafolha e PIG (e tinha moral?) logo mais… a saber.

  10. Jeferson disse:

    Parabéns por teu corajoso “Vargas, vivo!”.
    Cúmplice, colaboro com a tua tese:
    “Em toda nossa história política, talvez não tenhamos tido um período em que os homens de partido mais se tenham desinteressado da sorte do país, cogitando mais de seus interesses eleitoralistas que das supremas questões nacionais.
    Não podiam inspirar confiança ao povo partidos políticos vazios de qualquer espírito público e que se furtavam a equacionar as necessidades coletivas, estudando ou encaminhando soluções dos graves problemas da nação.
    Não admira, portanto, a derrocada espetacular desses partidos nas eleições que reconduziram Getúlio Vargas ao poder.
    Para o povo, a “reconstitucionalização” do país marcara um período de graves frustrações administrativas e de desenfreado partidarismo político. Instalada no flanco do governo, tudo fez a reação para suprimir a expansão dos forças políticas populares e jugular a influência de Vargas junto às massas.
    Tudo em vão.
    As classes operárias e o povo continuaram vendo em Vargas o espírito da revolução no Brasil, e na sua volta ao poder o retorno à obra revolucionária.
    A 3 de outubro [de 1950], portanto, tivemos uma insofismável revolução branca, operada pela vontade soberana do povo, para que se prosseguisse nos objetivos da pós-revolução, descontinuados com a “reconstitucionalização” do país.
    Não querer ver no pleito de 3 de outubro esse sentido de retorno aos objetivos revolucionários de Vargas é falhar na compreensão de um fenômeno que tem a clareza meridiana dos grandes acontecimentos.
    Já se chegou a alegar que toda a obra política de Vargas é ilegítima, já que não teve origem na legalidade senão num movimento revolucionário contra os poderes constituídos.
    Resta, porém, saber quando uma revolução é legítima ou quando é ilegítima.
    A legitimidade do poder não provém apenas de eleições como única forma de consulta à vontade do povo.
    Há revoluções que são a expressão autêntica da vontade da nação, tão legítimas como a mais livre das eleições.
    Ademais, as revoluções geralmente são a fase de decomposição de um regime político já superado pelas novas condições sociais e econômicas do país e que persiste em sobreviver, pela fraude, pela compressão ou pela corrupção, contra os anseios de renovação do povo”.
    “Getúlio, a Revolução em Marcha”, de Hamil Adum, 1951, Leopoldina, MG, pp. 68-69.

    • Sérgio F. Castro disse:

      Grande comentário! FHC tentou enterrar a era Vargas e foi enterrado pelo fantasma do velhinho (com uma ajuda do Lula), falta agora jogar a pá de cal em 3 de outubro.

  11. Marcelo de Matos disse:

    Já que o post fala em legado de Vargas, nada melhor que relembrar a crônica de Luís Nassif sobre Guilherme Franco, que ajudou a construir esse legado, e seu filho Gustavo Franco, o grande ideólogo do Plano Real, que tinha a obsessão de acabar com esse legado. Guilherme Franco era o braço direito de Vargas e foi o idealizador do BNDES. A crônica é imperdível e pode ser vista no link: http://www.econ.puc-rio.br/gfranco/Nassif%20sobre%20Arinos1.htmBoa leitura.

  12. WILSON disse:

    rodrigo

    parabens pelo blog. belo trabalho!
    sobre a petrobras assino embaixo de tudo que vc escreveu e te digo: eu sempre tive muito orgulho de gv, apesar de ter tido um periodo ruim. mas, sem duvida foi nosso maior presidente. agora temos o lula que e o nosso maior presidente, que nos enche de orgulho e que nos mostrou o caminho das pedras. antes o brasil nunca tinha dinheiro pra nada. a coisa mudou e agora nos nao precisamos dessa raca que passou mais de 500 anos nos dominado e ate chicote usaram.

    valeu!

    wilson

  13. jorge disse:

    Tá na hora de enterrar todos os que desejam trazer de volta o tucanato diabólico, essa mídia podre e sem vergonha.
    Fora mídia sem vergonha:Globo/Veja/Estadão/Folha de SP

  14. frederico morbach disse:

    parabens Sr Rodrigo vianna,

    Esta análise política é exemplarmente a descrição de minha formação política como cidadão de esquerda

    (“..defesa do Estado, distribuição de renda, direitos trabalhistas e nacionalismo econômico.”)

    Acrescentaria apenas Reforma Ágraria e Ley de Medios BR

    Sou Jango, Brizola(agora o neto) e Dilma.

  15. clarisse disse:

    Rodrigo, adorei teu texto.
    Vendo o Lula na bovespa hoje, pensei comigo:pouco a pouco Getúlio vai sendo vingado. O proximo ato será dia 3/10

  16. gaúcho disse:

    Belo artigo!
    Getúlio Vargas um homem nascido nos grotões do Brasil, na provinciana São Borja/RS compreendia o Brasil como ninguém, foi ele que na década de 30 depois de expulsar as oligarquias paulistas e mineiras do poder inaugurou um ciclo popular no país. Getúlio foi grande incentivador do samba como ritmo nacional, na época predominava as “modinhas” regionais, foi ele que elaborou decreto que discriminalizou a capoeira, manifestação genuína da cultura brasileira, vista com maus olhos pele elite colonizada inclusive tida como subversiva pelos mais radicais.
    Getúlio tinha brasilidade, JK também, Lula nem se fala. Só pode ser presidente do Brasil que compreende o país e tem brasilidade no sangue.

  17. Pérola disse:

    Sorte Nossa. FHC nunca mais.

  18. Luiz Gonzaga de Castro disse:

    Lula cavou a cova para Vargas enterrar FHC.
    Cabe a nós estarmos atentos para que os zumbis do entreguismo não voltem.

  19. sergio pinto disse:

    Rodrigo,
    Correção: O Serjão chamou a Petrobrás de “dinossauro” e não de paquiderme.
    Devia estar se olhando no espelho (que Deus o tenha)

  20. Toda força a Dilma nessa reta final. Falemos com nossos familiares e colegas de trabalho. Falemos do sucesso da Petrobras, da subida de 30 milhões de brasileiros para a classe C, do crescimento da economia.

  21. Emília disse:

    Como não ter orgulho de ser brasileira?

  22. Roberto Almeida Przybylski disse:

    O FHC ficou tão ensandecido hoje com essa notícia do Lula e da Petrobrás ,que jogou fóra a dentadura,rasgou a foto de cabeceira da Miriam Leitão e colocou o disco do Valdik com “aquela” música.

  23. Fernandes disse:

    Rodrigo Viana, desculpe mudar um pouco de assunto, mas OUÇA o que o Jurista Dalmo Dallari, professor da USP disse a respeito do julgamento de ontem no STF na radio CBN. SIMPLESMENTE FANTASTICO.

    http://cbn.globoradio.globo.com/programas/jornal-da-cbn/2010/09/24/APESAR-DE-DIVERGENCIA-NO-STF-LEI-DA-FICHA-LIMPA-E-CONSIDERADA-CONSTITUCIONAL.htm

  24. mineiro disse:

    so para lembrar paquidermes sao eles, a elite golpista , os demonios tucanos , e o pig outro golpista. esses ai sim sao uns verdadeiros paquidermes e entreguistas. vendedores de patria , pau mandado dos americanos malditos. se deus quiser vamos enterrar de vez esses malditos , se eles nao gostam do brasil , porque nao some daqui e vai morar la nos eua , eles nao gostam dos eua. vao para cambada de golpistas.

  25. Orlando Bernardes disse:

    Belo texto, Rodrigo!

    Sim é o encontro de Vargas com Lula, enfim!

    ” O povo que tanto fui escravo jamais será escravo de ninguém ”

    Viva Vargas! Viva Lula! Viva o Brasil! E viva Dilma Roussef nossa próxima presidenta do Brasil!

  26. Wilza Paim Costa e Silva disse:

    Muita pressão,nesta reta final das eleiçoes,haja coração para suportar esses bombardeios de todos os lados que estão vindo contra a candidata Dilma.
    A gd.mídia está testando o coração do brasieiro.
    Aguente firme Dilma,aguente povo brasileiro!

  27. Maximiliano Marques disse:

    O povo ennterrou FHC vivo.

  28. Jéssica disse:

    Guilherme, a Dilma ainda não ganhou porque hoje é dia 24 de setembro e não 3 de outubro.

    Enterre esse pessimismo junto com o FHC!

    Que notícia!!!

  29. Fabio disse:

    Lula verdadeiro herdeiro politico do pres Getulio Vargas!!

  30. Edmilson disse:

    Para fazer obras em SP e ter o que mostrar na campanha, Serra vendeu a Nossa Caixa e concedeu diversas estradas através da “outorga onerosa”, onde quem deu mais dinheiro ao Zé Chirico passou a ter o direito de cobrar pedágios altíssimos, onde é embutido o valor dessa mesma outorga (resultado: você utiliza uma estrada lá no interior do Estado e junto com a taxa pela conservação daquela rodovia você pode estar pagando pela ciclovia onde a Soninha pedala nas horas livres,na Marginal, ou algo desse tipo).
    Serra disse que fez as contas e que dá para pagar mínimo de R$ 600, dar 10% de aumento para aposentados, ampliar o bolsa família e dar 13º aos seus beneficiários, construir 400km de metrô e triplicar os investimentos em cultura, entre outras coisas altamanete dispendiosas.
    Mas de onde virão os recursos?
    Ele já se comprometeu a reduzir a carga tributária, portanto não seria de novos impostos ou do aumento dos atuais.
    Então de onde sairia o dinheiro?
    O que Serra teria de mais valioso à mão para fazer dinheiro rápido?
    Um barril de petróleo para quem adivinhar…

    (Dilma tem que explorar isso no horário eleitoral – a turma do outro lado até já mudou o nome da empresa para Petrobrax, dizendo trata-se de um dinossauro que teria que se fatiado e vendido)

  31. Irani disse:

    Em 2002, foi necessário que se fizesse uma Carta ao Povo Brasileiro, pois o medo de Lula estava causando temor no mercado e, consequentemente, choque especulativo às claras. Em 2005, houve a crise do mensalão a tentativa de derrubada do presidente levada da eleição para o segundo turno. Em 2010, a tentativa de destruir a Petrobras com artigos depreciativos pelos colonistas. Diante de tudo isso, com a economia bem, o discurso é o do terror com a desqualificação da Dilma: é terrorista, a favor do aborto, vai fechar igrejas, vai trazer Zé Dirceu, vai levar o país ao caos. A única coisa que mudou foi o tempo, mas as estratégias continuam as mesmas.

  32. Esta captação possui um caráter simbólico fundamental. A Petrobras conseguiu de uma tacada captar mais recursos do que as privatizações de TODO O SISTEMA TELEBRÁS E A VALE JUNTAS!!!! É bom que se diga, não foi uma privatização e sim aumento de capital.

    Isso sem usar moedas podres, sem armar consórcios, sem colocar o BNDES e os Fundos de Previdência para ajudar banqueiros como Daniel Dantas.

    É uma demonstração histórica que o processo de privatização foi conduzido de maneira errada e pouca gente está se dando conta disso.

  33. O Brasil tem encontro marcado com seu DESTINO, o de maior nação do planêta.

  34. Em relação ao julgamento do STF e as consequências de mais uma fuga de Roriz – ele e Arruda estão empatados em termos de renúncias – gostaria de dizer que a opção de Roriz não é nada ‘inovadora’. O Jornal Passe Livre 442, que circulou com data de 20 a 24 de julho, já dizia que o Plano B de Roriz era Weslian. Confira lá: (http://passelivreonline.wordpress.com/2010/07/20/passe-livre-edicao-442/)

  35. Flávio Nóbrega disse:

    Se apenas Anísio Teixeira e Darcy Ribeiro pudessem comandar o processo de melhoria do ENSINO PÚBLICO que virá com os ganhos da exploração do pré-sal!

  36. Wilson Garcia disse:

    Voces querem saber a verdade.houve momentos nesta epoca eleitoral que deu vontade esganar esta midia golpista de tanta manipulaçao,digo: Rede globo,e associados e eu nao posso enteder como eles ainda dizem que o governo quer cala-los.partido da imprensa golpista,eles sao o verdadeiro adversario da dilma.estou cansado de ser chamado de burro,por estes crapula da midia. pau neles nestas eleiçoes,E Dilma.viva a petrobras viva o brasil que vai ter mais beneficios no social.

  37. Cezar disse:

    Como sempre certeiro

    O fio da história nos redime sempre ..

  38. Hélio disse:

    Voto do analfabeto, voto da mulher, Justiça do Trabalho, salário mínimo, Consolidação das Leis do Trabalho, carteira profissional, semana de trabalho de 48 horas, férias remuneradas, Companhia Siderúrgica Nacional, Vale do Rio Doce, Hidrelétrica do Vale do São Francisco, IBGE, Petrobras…
    A lista é imensa.
    Getúlio Vargas talvez tenha sido o primeiro marco civilizatório brasileiro no Século 20. E Lula, o primeiro marco civilizatório brasileiro no Século 21.
    Só o que me ocorre é olhar para a frente, sempre.

  39. Mauro Toshiuki disse:

    Ainda bem que o Serra não tem boa memória senão ele teria dito em seu programa eleitoral que ele fundou a Petrobras, criou a CLT e tirou a carteira do Trabalho do papel! KKKK E diria que é amigo de infância do Getúlio Vargas, tem o apoio dele e vai manter tudo o que o Vargas fez e aprimorar. Mas para bem da verdade o Rodrigo, a petrobras é somente a segunda maior “petroleira” do mundo e não a segunda maior empresa do mundo como seu texto dá a entender, a Petrobras ainda é só a quarta maior empresa do mundo mas isso é por enquanto pois com a Dilma na presidência ela vai se tornar ainda maior disso pode ter certeza. Com a Dilma a Petrobras vai investir muito mais em Biocombustíveis e vai se tornar uma referência mundial em tecnologia de biocombustíveis.

  40. Sérgio F. Castro disse:

    Vargas foi o primeiro ESTADISTA da republica Brasileira (Lula será o segundo), soube vender caro aos EUA a participação na II Guerra Mundial e o sangue dos Brasileiros que nela tombaram, sem ceder um atomo de nossa soberania e depois consolidou as conquistas que introduziu ao custo da própria vida, não há grandeza maior para um personagem da história.

  41. josué disse:

    A BALA DE PRATA… LANÇAR LULA MINISTRO CHEFE DA CASA CIVIL DO GOVERNO DILMA …

  42. Paulo Sérgio disse:

    Acho estranho os petistas (fas, filiados, simpatizantes) comparaem lua a getulio. Como ex militante do pt, posso dizer que o lula nunca gostou do getulio devido as conquistas trabalhista de GV. Nos anos oitenta o lula criticava brizola por pregar o trabalhismo de GV e lula criticava. GV náo pregava populismo nem clientelismo como lula fez (antes dizia dou a vara e ensino a pescar – hoje ele da o peixe coziido).O lula pode ser considerado esta dista , isto é no sentido de estar no poder o tempo todo (continuismo e autoritarismo). Ele sempre icaluniou os politicos pois era estilingue agora é vidraça, fica se sentindo vitima da impresa.Em resumo os governos de luila tornaran-se uma grande mentira, um verdadeiro estelionato eleitoral. Faaçam uma autocritica e veja como dizem os economista (jornais sde hoje) o que o pt fez com a petrobras.O maior medo dos petista e onde vão parar os 30.000 sindicalista pedurados nas estattais, orgãos do governo com polpudos salarios. Caso o pt percca a eleição, pode apostar o pais vai paralisar com as greves irresponsaveis desta facção(pt), pois ficarão sem mamata. Fala-se tanto em privatização do FHC, o lula se elegeu com a plataforma de que ia estatizar tudo novamente. Porque não cumpriu a promessa, ora os lucros que as empresa leiloadas estão dando ao governo, vcs acham que ele vai alterar alguma coisa. E claro que na calada da noite a petrobras esta toda esculhanbada nas mãos do pts. Oas petista pensam que o povo só é consttituido de favorecidos de bolsa familia. Engana-se uns poor algumo tempo, mais não se engana toodos por muito tempo. Um dia a casa cai e o fim deles esta proximo.Como eles diziam XÔ LULA, XÔ DILMA, XÔ PT, XÔ CORRUPÇÃO.

  43. JOÃO MOURÃO disse:

    Quero parabenizar o Paulo Sergio por ter exposto seu ponto
    de vista, o que condiz com a verdade, pois esse lula foi o maior enganador da história do Brasil. O incompetente nunca
    viu nada de errado ao seu redor. Como ele mesmo gostava de
    dizer “Nunca na história se viu”, eu digo que nunca na história se viu tanta corrupção, tanta mentira, falta de ética, autoritarismo e aí por diante. Sem falar dos inúmeros passeios pelo mundo inteiro, torrando dinheiro dos trabalhadores honestos que pagam pesados impostos.

Comentar