A fala de Amaury, o livro e a CPI

publicada domingo, 11/12/2011 às 22:47 e atualizada terça-feira, 13/12/2011 às 10:33

por Rodrigo Vianna

Participei da tuitcam com Amaury Ribeiro Jr, na última sexta-feira.* O autor (que é também jornalista) estava  um pouco exaltado no início do bate-bapo. Cheguei a pensar: a editora deveria ter preparado melhor isso, com um formato mais organizado, combinado com o Amaury como se portar. Depois, percebi que isso era fruto de minha cabeça “viciada” de TV.

Aquilo não era um programa de TV. Era um papo na internet. Amaury se mostrou como é: ele fala meio enrolado (como sabem todos os que convivem com ele), exalta-se facilmente, parece perder-se na miudeza dos fatos, mas de repente engata um raciocnio complicado sobre o sistema de lavagem de dinheiro – que conhece profundamente. E revela a grandiosidade da investigação que conduziu.  O Amaury é assim! A tuitcam serviu para mostrá-lo como é, sem retoques.

E é preciso entender o que o Amaury passou ano passado. A imprensa tentou trucidá-lo, transformá-lo num bandido. Ele, que tinha trabalhado nas principais redações do país, foi transformado no pivô de um história que o serrismo e seus parceiros da mídia usaram pra tentar virar a eleição.

Por isso, quando abri a conversa perguntando pro Amaury “quem é mais importante nessa história, Ricardo Sergio ou Serra?”, ele respondeu: “a imprensa, a mídia”.

O resultado das mais de duas horas de convesa com o Amaury foi um volume brutal de informações – que deve ter deixado ainda mais gente com vontade de ler o  já famoso “A Privataria Tucana”.

Ainda durante a tuitcam, soubemos da capa da “Veja” – com a denúncia contra petistas de Minas (oh, santa coincidência) que teriam encomendado arapongagens contra tucanos (pobrezinhos). Essa é a “Veja”. A capa foi o primeiro tiro de Serra no contra-ataque ao livro do Amaury.

O curioso é que, no bate-papo com os blogueiros Amaury tinha avisado que essa é uma prática do serrismo: quando se sente acuado, cria uma situação para desviar o foco das atenções; costuma acusar os adversarios daquilo que faz. Por isso, Serra (que segundo Amaury usa e abusa dos dossiês) passou várias semanas na campanha de 2010 acusando os adversários de prepararem dossiê contra ele. O contra-ataque na “Veja” parece seguir essa linha.

Nas próximas semanas, podemos esperar: campanhas de desqualificaçãos (mini dossiês contra Amaury e outros que tiveram a coragem de ajudar a preparar esse livro histórico), ataques contra setores do PT e contra o aecismo (que Serra acredita estar por trás de Amaury), mas também muitas novidades a partir do que o livro mostrou.

O “Tijolaço”, do Brizola, descobriu uma ponte entre a CITCO (paraíso das offshores de Ricardo Sérgio e de outros personagens citados no livro) e o filho de FHC.

Outro desdobramento: as reações no Congresso. O PT reagiu de forma um pouco discreta. Mas há vozes dissonantes (também em outros partidos) clamando por uma “CPI da Privataria”. Essa seria uma grande bandeira: CPI da Privataria!

Importante também seria algum parlamentar chamar Amaury e Ricardo Sérgio (além de Verônica Serra e Verônica Dantas) para depois no Congresso.

*Participaram da tuitcam, além desse escrevinhador: Azenha e Conceição (“VioMundo”), Emediato (dono da Geração, editora que lançou o livro), Fernando Brito (“Tijolaço”), Luiz (“Minas sem Censura”), Maringoni (“CartaMaior”), Miro (“Blog do Miro”), Luiz (“Minas Sem Censura”) Nassif (Blog do Nassif), Rovai (“Blog do Rovai” e revista “Forum”).

Leia outros textos de Geral, Plenos Poderes

55 Comentários

55 Comentários para “A fala de Amaury, o livro e a CPI”

  1. Marcelo Rodrigues disse:

    Agora só resta fazer o seguinte: botar bandidos na cadeia e retomar o patrimônio roubado do povo brasileiro. Mas para isso tem de enfrentar a parte corrompida da justiça e do ministério público.

  2. fábio... disse:

    …Rodrigo.
    …Comecei ler o livro hoje,… e,.. é,.. ASSUSTADOR.
    …A CANALHICE destes tucãnos, do farol hc se fazendo
    …de virgem,..do cérra se encapsulando, sabendo
    …que o PIG. ô blindará MAIS ainda,
    …é de um ESCÁRNIO com a NAÇÃO BRASILEIRA,…SEM FIM.
    …Cadeia prá estes 2 é muito pouco.
    …O silêcio MORTAL do PIG. só está piorando
    …as coisas prá eles.
    …As pessoas estão mais AFLITAS prá achar este livro,
    …parece um ” SANTO GRAAL “.
    …Além de corruptos e canalhas,… o PIG. ainda é burro.
    …Enfim,
    …eles criaram o ” 11 de DEZEMBRO tucãno ”
    …com a quéda das 2 ” torres “,
    …a torre do farol hc
    …e a torre do cérra o economista sem diploma.

  3. fabio nogueira disse:

    Estranho que a grande imprensa defensora da moral e ética esteja calda ainda.Por quê?

  4. fabio nogueira disse:

    É calada!!

  5. Edmilson disse:

    Parece que os tucanos estão comprando todos os exemplares do livro. Tentei hoje na Saraiva do Shopping Tijuca: estava esgotado e o vendedor disse que um só cliente havia comprado cinco. Quem souber de algo parecido denuncie!

  6. Rogério Alencar disse:

    Fico me perguntando: por quê a bancada governista não convocam Agripino Maia, presidente do PFLDEM, e ACM Neto para falarem sobre a prisão de Faustino Neto, suplente de Agripino Maia?

    • mineiro disse:

      porque? boa pergunta , é porque tem gente no pt que esta mais envolvido em corrupçao do que os demonios tucanos. porque muitos perguntam , que o pt e a base governistas nao falam nada contra a midia burguesa que quase derrubou o lula em 2006 e a dilma agora em 2010. porque a metade do pt e base governista esta corrompida ate o pescoço e envolvida com a mafia midiatica. e olha que tem muita gente. é por isso que essa turma nao esta nem ai pra dilma , para o lula e muito menos para o povo brasileiro. tomara que esse livro denuncie tudo , gente da oposiçao e os traidores de dentro do governo.

  7. Rogério Alencar disse:

    Fico me perguntando: por quê a bancada governista não convoca Agripino Maia, presidente do PFLDEM, e ACM Neto para falarem sobre a prisão de Faustino Neto, suplente de Agripino Maia?

  8. Marcio H Silva disse:

    CPI da Privataria. Será que vinga no congresso? tem muita gente de rabo preso.

  9. José Stefanini disse:

    Diante das provas documentais levantadas pelo Amaury Ribeiro Júnior e também por este blog, por quê o Ministério Público não age? Só age quando as denúncias partem da grande imprensa. Se existem documentos que atestam lavagem de dinheiro, uso de laranjas, enriquecimento ilícito, não é possível provocarmos este ministério público. Façam um abaixo-assinado e divulguem pela internet para colhermos assinatura.
    A propósito, aquela reportagem da Record sobre o terreno do estado de São Paulo ocupado ilegalmente pela Rede Globo, até agora esse MP de m… não fez nada? Lembram da conta da Rede Globo em Paraíso Fiscal que a governadora à época, Rosinha Garotinho, forneceu. O MP não apurou nada? Denunciem o MP por omissão e proteção. Que tal uma reportagem da Record sobre essa prevaricação do Ministério Público.

  10. Fernando disse:

    Rodrigo explique para nós aquela conversa sobre montadoras e isenção ou redução de impostos, para beneficiar mídia, mim uma novidade, que até agora não tinha lido em lugar nenhum

  11. Ricardo - SP disse:

    A mesa esta posta. A faca e o queijo estao a disposicao, principalmente o queijo.
    Faca-se uso do material disponivel o mais rapido possivel, pois sabemos que teremos toda a elite e seus fortes tentaculos trabalhando para desqualificar o trabalho de Amaury.
    Talvez seja essa uma oportunidade unica para desmacarar efetivamente essa quadrilha que assalta o pais, certamente com apoio externo, pois a tatica usada por eles me faz pensar que ha um dedo da CIA, Tea party, etc….

  12. Douglas Otaviani Tôrres disse:

    Acho difícil uma CPI,alias ha um descrédito amplo quanto aos desdobramentos legais e políticos.Não há sinais de reação,ou no mínimo de indignação no meio politico ou judiciário.Ha sim um encolhimento de cabeças,é um vespeiro que ninguém quer tocar.Se acontecer algo e eu estiver errado em meu pessimismo,ótimo,ficarei muito feliz em estar errado,mas até agora os sinais são de que este livro só existe “virtualmente”,para os blogueiros sujos.

  13. Wagner Ferraz disse:

    Quero so ver como isso vai acabar!!

  14. alexandre moreiraa disse:

    Concordo com vc. O jeito explosivo e bonachão do reporter teram um tom de honestidade crua e cruel de toda esta situação.

  15. reinaldo bordon carletti disse:

    devemos aumentar o barulho para a implantacão dessa cpi. cobrar de quem elegemos, atitude patriotica, mencionando sempre o nome de quem disser sim ou não para a cpi. assim também,limparemos esse congresso, da CORJA que está contra o BRASIL!!!
    reinaldo carletti

  16. Jaciara Lopes disse:

    Procurei o livro nas livrarias Saraiva e Leitura da minha cidade (João Pessoa PB), não encontrei em nenhuma das duas, na Leitura, o vendedor me disse que muitas pessoas estão procurando o livro, mas pelo jeito vamos ter que esperar um pouco mais, já que na editora ele está esgotado, seria interessante eles lançarem uma versão digital, para não termos que esperar ainda mais.

  17. Adolpho P.Neto disse:

    Mas o que o PT esta esperando para exigir do Ministerio Publico uma ação imediata para verificação dessa bandalheira toda contra o patrimonio nacional ? A grande imprensa “PIG” se fingindo de morta,como se nada estivesse acontecendo, é a prova concreta deque recebem altas propinas da turma dos tucanos.Deputados,senadores da situação não questionam a imprensa por que ? Os Ministros do governo tratem de pedirem esclarecimentos junto as redes de TV;sem questionamentos a imprensa fica muda e calada e nós como bobos da corte.

  18. Claudio disse:

    Vamos gritar a todos os cantos e exigir no congresso a CPI DA PRIVATARIA!!

  19. Márccio Campos disse:

    11 de dezembro de 2011:

    vai ver, os maias erraram em 1 ano o fim do calendário para o psdb…

    Márccio Campos
    rio de janeiro

  20. Marcos disse:

    Realmente, ouvindo o Amaury falar eu o achei meio atrapalhado, porque em muitos momentos ele não conseguiu ser claro e nem mesmo completar um raciocínio. Todavia, lendo o livro sou obrigado a concordar com vocês: escrevendo ele é supreendetemente claro.
    Penso que o mais importante da entrevista foi o fato do Amaury ter exposto nomes de jornalista, políticos e instituições. Mais ainda:ele dispõem de provas contra os citados e tem provas que comprometem muito mais gente.

  21. nelson disse:

    Leiam a veja de 09/05 e 15/05 de 2002,o livro do amaury confirma com documentos a matéria da revista,porque será que agora eles escondem toda a sujeira tucana.

  22. Pyerre Dias da Costa disse:

    CPI PRIVATARIA JÁ

  23. José Stefanini disse:

    Por quê essa néscia política chamada Dilma Roussef não reage, não faz nada, fica vendo a banda passar…? Porque o PT não convoca uma CPI sobre as privatizações e outra sobre a mídia ser comprada pelos governos tucanos? Até Lula que tem carisma de sobra começou a reação no final de seu mandato, convocou Franklin Martins e deixou pronto projeto de democratização da mídia, aí vem Dilma e seu Paulo Bernardo e enterram o projeto.
    Nossa Frankstein faz o quê na Presidência da República?
    Fica apenas trabalhando desde bem cedo como uma gerentona, uma técnica, trancafiada em sua sala. No fundo não passa de uma mimada e autoritária de classe média alta que lutou contra a Ditadura e agora se acovardou (vide Gabeira, Aloysio Nunes e outros).
    Ela é Presidente da República e fica calada. Quando um ministro seu é atacado pela mídia, só sabe chamar o ministro “às falas” para se explicar e dizer com aquele seu jeito carinhoso e carismático: “não iremos tolerar o mal-feito”. Argh!!! Que decepção…
    Dilma só ganhou esta eleição graças ao Lula, e digo mais, mesmo com o apoio de Lula teria perdido se o cadidato não tivesse sido o Serra, que consegue a proeza de ser menos carismático que ela.
    Sei que vou ser defenestrado por este comentário, mas a paciência já se esgotou…

  24. Bernardo disse:

    Atenção, tenho um amigo que trabalha na Livraria Cultura e me disse o seguinte: apesar de ainda terem o livro sob estoque, receberam ordem interna de cima de parar de vende-lo ontem (domingo).

  25. ALON disse:

    Comparato já está mexendo os pauzinhos para rever a Vale do Rio Doce.
    Não acredito que o livro tenha o poder de abrir CPI no caso das privatizações.
    Acredito sim na divulgação do conteúdo do livro para que FHC e Serra nunca mais governem nada em nosso país.
    Assim que acabar de ler o livro doarei para quem quiser.
    Rodrigo vamos fazer uma campanha para doar o livro para quem ainda não leu. Vamos espalhar esse livro para os quatro cantos desse país. Vamos acabar com a carreira política do Serra. Acabar que eu digo, é esse safado nunca mais receber voto de nenhum brasileiro.
    Amaury deixou bem claro, é assustador a influência que Serra tem em toda esfera política.

  26. Anarquista Lúcida disse:

    Caros comentaristas, o livro A Pirataria Tucana saiu em versao digital (link para a venda na Saraiva: http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/3710991/a-privataria-tucana-col-historia-agora/ . Vale a pe-na encomendar essa versao, lá ou em outro site (não estou fazendo propaganda da Saraiva…), porque, ao que parece, está havendo pressao para o livro não ser comercializado nas livrarias. O Leitor Daniel de Lima Gomes colocou hoje no Nassif Online que tentou comprar o livro na Livraria Travessa da Av. Rio Branco, no centro do Rio de Janeiro, e foi informado pelo vendedor de que a remessa do livro chegou à livraria, mas que ele não foi colocado à venda por pressao do PSDB. Telefonei para duas lo-jas da Travessa; me disseram que o livro estará disponível a partir do dia 17. Talvez esteja, talvez não; é bom garantir ao menos a versao digital.

  27. Francisco disse:

    Se não estou enganado, foi tentada ainda no governo FHC e não passou (passar como?). Acho que o momento é muito bom, imagine sexta-feira, fim de expediente, 5000 pessoas na Paulista com o livro na mão pedindo a CPI. Duvido que o Crivela vai perder esta. Se entrar na Record, entra na Band e aí entra até na Globo. Acho bom o Serra se exilar no Chile, ah, o crime prescreveu? FHC foi muito vivo, até nisto pensou.

  28. karina disse:

    Olá Rodrigo, o termo Privataria Tucana já consta na wikipedia, só que o artigo está ameaçado de desaparecer no que eles chamam lá de eliminação por votação, dia 19 sairá o resultado desta votação. Apenas pessoas que já votaram ou editaram textos da wikipedia há mais de 90 dias podem votar. Divulgue!

    http://pt.wikipedia.org/wiki/A_Privataria_Tucana

  29. kalango Bakunin disse:

    O google entrou no chiqueiro do PIG.
    Ontem à noite busquei “Privataria Tucana” e saíram 241.000 resultados.
    24 horas depois, agora que o bicho pegou, continuam os mesmos 241.000 resultados.
    Aí tem coisa!!!! E coisa muito pesada, suja e porca!!

  30. Maisa disse:

    Rodrigo,
    É inevitável que após detida leitura do livro Amaury, cheguemos à conclusão, que fomos nós brasileiros, vítimas de uma das maiores roubalheiras, senão a maior, desde a invasão portuguesa. Isso é pacífico pacífico. Mas o que mais me preocupa de me deixa atordoado, é constatar a inoperância das instituições de fiscalização, quais sejam: Ministério Público(Federal e Estaduais) Polícia Federal, Receita Federal e, por último, aquele se diz imparcial e que age somente quando provocado, a Justiça Federal (mas todos sabemos que quando lhes interessa agem “ex officio”, ou seja, por vontade própria, de modo próprio). Isto é ESTARRECEDOR, pois só pra ficar no jargão popular: TÁ TUDO DOMINADO!!!!!

  31. Nedi disse:

    Rodrigo Vianna,

    As reações do Amauri são as de uma pessoa indignada.

  32. Flavio Lima disse:

    Essa CPI precisa sair! Acorda companherada parlamentar!!!

  33. NilvaSader disse:

    Anarquista Lúcida
    12 de dezembro de 2011 às 17:56

    Caros comentaristas, o livro A Pirataria Tucana saiu em versao digital (link para a venda na Saraiva: http://www.livrariasaraiva.com.br/produto/3710991/a-privataria-tucana-col-historia-agora/ . Vale a pe-na encomendar essa versao, lá ou em outro site (não estou fazendo propaganda da Saraiva…), porque, ao que parece, está havendo pressao para o livro não ser comercializado nas livrarias. O Leitor Daniel de Lima Gomes colocou hoje no Nassif Online que tentou comprar o livro na Livraria Travessa da Av. Rio Branco, no centro do Rio de Janeiro, e foi informado pelo vendedor de que a remessa do livro chegou à livraria, mas que ele não foi colocado à venda por pressao do PSDB. Telefonei para duas lo-jas da Travessa; me disseram que o livro estará disponível a partir do dia 17. Talvez esteja, talvez não; é bom garantir ao menos a versao digital.

  34. Marcos de Almeida disse:

    Vou tentar comprar amanhã na editora Saraiva de Brasília.Se fosse a privataria do pt os “homens honestos dos demotucanos”já teriam pedido o impeachiment de Dilma e a proibição do partido dos trabalçhadores.Cadê a Record para divilgar toda informação.

  35. Fabio disse:

    A imprensa esta calada e o PT quietinho, estão todos esperando a mare abaixar, o pior desta historia é que temos que votar no menos ruim, porque são todos farinha do mesmo saco, PSDB, PT, PMDB , PTB etc…………..Só muda a cara .

  36. tiago tobias disse:

    Rodrigo, depois da publicação deste livro, convém alertar o Amaury das possibilidades de alguém atentar contra a sua vida e de sua família. Da gentalha tucana e criminosa não se pode duvidar.

    Abraços

  37. Gonzaga disse:

    Rodrigo: que a Globo e a grande mídia ia “esconder” qualquer notícia sobre o lançamento do livro “A Privataria Tucana” era algo que toda a torcida do Flamengo já sabia de cor e salteado…Mas, que a Record também não fizesse nenhuma reportagem sobre o assunto, não dá acreditar!!!
    Assisti hoje ao Jornal da Record e nada, nem uma notinha sobre o assunto. Afinal, até quando será que vc, o Azenha, o PHA e outros mais ficarão esperando para falar sobre o assunto fora dos seus blogs? Acho que, embora todos saibam que vcs não mandam na Record, é preciso uma explicação de vcs a seus leitores. Aguardamos ansiosamente…..

  38. sergio disse:

    Tucano: o PSDB conseguiu transformar uma ave belíssima em símbolo de roubalheira.

  39. Maria José dos Santos Rêgo disse:

    Oi Rodrigo Viana. O título para nomear a CPI é bem sugestivo: CPI da Privataria. Se esse nome não pegar no congresso, já pegou aqui na blogosfera. Valeu!

  40. Glória disse:

    Os parlamentares do PT deveriam convocar o Ricardo Sérgio e o Preciado para darem esclarecimentos no Congresso, sobre as denúncias do livro do Amauri.
    Precisamos aproveitar qualquer reuniáo de qualquer das Comissões, para votar uma proposta dessas. Náo é assim que a oposição faz, para desgastar o governo? Não aproveitam as denuncias que eles próprios promovem no PIG, para justificar o interesse público e convocar as pessoas para expô-las a todo tipo de agressões verbais , acusações e constrangimentos públicos ?
    O governo precisa agir.

  41. Beto disse:

    Prêmio Pulitzer pro Amaury!!!!!!
    O Grande Repórter!!
    Jornalismo que nos lava a alma!!!

  42. Noir disse:

    Alguém sabe dizer, quantas vêzes tocou neste fim de semana, o telefone do Procurador Geral da República ?
    E do ministro da Justiça ?
    E do Frias, do Civita e do Kamel ?

  43. kalango Bakunin disse:

    Foi criada na Wikipédia uma página da Privataria Tucana.
    Os ratos-pingados emplumados tomaram conta e solicitaram a eliminação da página.
    Mas eles são só uns 1%.
    Vamos virar o jogo, é só se registrar na WIKI; as intruções para o registro estão no link abaixo

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Ajuda:Guia_de_edi%C3%A7%C3%A3o/Como_criar_uma_conta

    Acabei de criar a minha conta e já posso votar, colaborar nas páginas etc…

    Quanto tempo gastei para me registrar?

    30 SEGUNDOS!!!!!!!!

  44. A CPI da Privataria depende de o PT sair de cima do muro.

    Ou isso ou uma fortíssima pressão da sociedade sobre os nobres deputados e nobres senadores.

  45. JOSÉ ANTONIO BATATA disse:

    Nós temos que construir uma rede de distribuição ou venda de camisetas e adesivos do livro da PRIVATARIA TUCANA.

  46. Luis Fernando disse:

    Caro Rodrigo.
    O silêncio da mídia de direita nós até entendemos. Mas porque até agora não houve nenhum programa na Record, seu ou do PHA, no domingo espetacular ou outro programa da emissora para desmascarar essa turma tucana? Gostaria de saber se podemos contar pelo menos com essa emissora que ao longo do tempo, tem se mostrado um pouco diferente das outras no sentido de dizer a verdade aos cidadãos.
    Abraço.

  47. Leonardo disse:

    Serra, no final, milita em partido próprio, e é o responsável pela derrocada tucana. Isso está exposto em vários capítulos:

    http://leorossatto.wordpress.com/2011/12/13/jose-serra-um-petista/

  48. soares disse:

    Caba de surgir mais um tipo de APAGÃO, o APAGÃO do PiG, só aqui no Brasil, com essa imprensa facista.

  49. Cardoso Neto disse:

    Ao Bernardo (12 de dezembro, 15:10.
    Cara, o que você diz faz sentido. Ontem uma amiga minha conseguiu comprar na Saraiva. Depois de toda a blogsfera anunciar o esgotamento do livro, ela disse que um ‘vendedor’ consegui ‘encontrar’ um exemplar bem ‘escondidinho’. Sei não, viu?? Mas para quem conseguiu amealhar bilhões de dólares com as privatizações, nada é impossível neste país.

Comentar