Cinco Ondas da campanha contra Dilma

publicada quarta-feira, 20/10/2010 às 16:48 e atualizada terça-feira, 26/10/2010 às 16:37

 

As ondas de uma campanha feita nas sombras

por Rodrigo Vianna

O jornalista Tony Chastinet é um especialista em desvendar ações criminosas. Sejam elas cometidas por traficantes, assaltantes de banco, bandidos de farda ou gangues do colarinho branco. Foi o Tony que ajudou a mostrar os caminhos da calúnia contra Dilma, como você pode ler aqui.

O Tony é também um estudioso de inteligência e contra-inteligência militar. E ele detectou, na atual campanha eleitoral, o uso de técnicas típicas de estrategistas militares: desde setembro, temos visto ações massivas com o objetivo de disseminar “falsa informação”, “desinformação” e criar “decepção” e “dúvida” em relação a Dilma. São conceitos típicos dessa área militar, mas usados também em batalhas políticas ou corporativas – como podemos ler, por exemplo, nesse site.

Na atual campanha, nada disso é feito às claras, até porque tiraria parte do impacto. Mas é feito às sombras, com a utilização de uma rede sofisticada, bem-treinada, instruída. Detectamos nessa campanha, desde a reta final do primeiro turno, 4 ondas de contra informação muito claras.

1) Primeira Onda – emails e ações eletrônicas: mensagens disseminadas por email ou pelas redes sociais, com informações sobre a “Dilma abortista”, “Dilma terrorista”, “Dilma contra Jesus”; foi essa técnica, associada aos sermões de padres e pastores, que garantiu o segundo turno.

2) Segunda Onda – panfletos: foi a fase iniciada na reta final do primeiro turno e retomada com toda força no segundo turno; aqueles “boatos”  disformes que chegavam pela internet, agora ganham forma; o povão acredita mais naquilo que está impresso, no papel; é informação concreta, é “verdade” a reforçar os “boatos”  de antes;

3) Terceira Onda – telemarketing: um passo a mais para dar crédito aos boatos; reparem, agora a informação chega por uma voz de verdade, é alguém de carne e osso contando pro cidadão aquilo tudo que ele já tinha “ouvido falar”.

4) Quarta Onda – pichações e faixas nas  ruas: a boataria deixa de frequentar espaços privados e cai na rua; “Cristãos não querem Dilma e PT”; “Dilma é contra Igreja”; mais um reforço na estratégia. Faixas desse tipo apareceram ontem em São Paulo, como eu contei aqui.

O PT fica, o tempo todo, correndo atrás do prejuízo. Reparem que agora o partido tenta desarmar a onda do telemarketing. Quando conseguir, a onda provavelmente já terá mudado para as pichações.

 Há também a hipótese de todas as ondas voltarem, ao mesmo tempo, com toda força, na última semana de campanha. Tudo isso não é por acaso. Há uma estratégia, como nas ações militares.

O que preocupa é que, assim como nas guerras, os que tentam derrotar Dilma parecem não enxergar meio termo: é a vitória completa, ou nada. É tudo ou nada – pouco importando os “danos colaterais” dessas ações para nossa Democracia.

Reparem que essas ondas todas não foram capazes de destruir a candidatura de Dilma. Ao contrário, a petista parece ter recuperado força na última semana. Mas as dúvidas sobre Dilma ainda estão no ar.

Minha mulher fez uma “quali” curiosa nos últimos dias. Saiu perguntando pro taxista, pro funcionário da oficina mecânica, pro vigia da rua de baixo, pra moça da farmácia: em quem vocês vão votar? Nessa eleição, pessoas humildes- quando são indagadas por alguém de classe média sobre o assunto  -  parecem se intimidar. Uns disseram, bem baixinho: “voto na Dilma”, outros disseram “não sei ainda”. Quando minha mulher disse que ia votar na Dilma, aí as pesoas se abriram, declararam voto. Mas ainda com algum medo de serem ouvidos por outros que chamam Dilma de “terrorista”, “vagabunda”, “matadora de criancinhas”.

O que concluo: as técnicas de contra-inteligência de Serra conseguiram deixar parte do eleitorado de Dilma na defensiva. As pessoas – em São Paulo, sobretudo -têm certo medo de dizer que vão votar em Dilma.

Esse eleitorado pode ser sensível a escândalos de última hora. Não falo de Erenice, Receita Federal, Amaury – nada disso.

Tony teme que as  o desdobramento final da campanha (ou seja a “Quinta Onda”) inclua técnicas conhecidas nessa área estratégico-militar: criar fatos concretos que façam as pessoas acreditarem nos boatos espalhados antes. 

Do que estamos falando? Imaginem uma Igreja queimando no Nordeste, e panfletos de petistas espalhados pela Igreja. Imaginem um carro de uma emissora de TV ou editora quebrado por “raivosos petistas”.

Paranóia?

Não. Lembrem como agiam as forças obscuras que tentaram conter a redemocratização no Brasil no fim dos anos 70. Promoveram atentados, para jogar a culpa na esquerda, e mostrar que democracia não era possível porque os “terroristas” da esquerda estavam em ação. Às vezes, sai errado, como no RioCentro.

Por isso, vejo com extrema preocupação o que ocoreu hoje no Rio: militantes do PT e PSDB se enfrentaram numa passeta de Serra. É tudo que o que os tucanos querem na reta final: a estratégia, a lógica, leva a isso. Eles precisam de imagens espataculares de “violência”, da “Dilma perigosa”, do “PT agitador” – para coroar a campanha iniciada em agosto/setembro.

Espero que o Tony esteja errado, e que a Quinta Onda não venha. Se vier, vai estourar semana que vem: quando não haverá tempo para investigar, nem para saber de onde vieram os ataques.

Tudo isso faz ainda mais sentido depois de ler o que foi publicado aqui , pelo ”Correio do Brasil”: uma Fundação dos EUA mostra que agentes da CIA e brasileiros cooptados pela CIA estariam atuando no Brasil – exatamente como no pré-64.

Como já disse um leitor: FHC queria fazer do Brasil um México do sul (dependente dos EUA), Serra talvez queira nos transformar em Honduras (com instituições em frangalhos).

Os indícios estão todo aí. Essa não é uma campanha só “política”. Muito mais está em jogo. Técnicas de inteligência militares estão sendo usadas. Bobagem imaginar que não sejam aprofundadas nos dez dias que sobram de campanha.

Por isso, o desespero do PSDB com as pesquisas. Ele precisa chegar à ultima semana com diferença pequena. Se abrir muito, até a elite vai desconfiar das atitudes das sombras, vai parecer apelação demais.

Por último, uma pergunta: por que o “JN” adiou o Ibope – que deveria ter sido divulgado ontem? Porque Serra estava na bancada do jornal.

A Globo não quis constranger Serra com uma pesquisa ruim? Imaginem as pressões sobre Montenegro, de ontem pra hoje? O PSDB precisa segurar a diferença em 8 pontos no máximo.Para que a estratégina de ataque final, na última semana, tenha chance de surtir efeitos.

Estejamos preparados pra tudo. E evitemos entregar à turma das sombras o que ela quer: agressões contra Serra, contra Igrejas, contra carros de reportagem.

O Brasil precisa respirar fundo e passar por esse túnel de sombras em que acampanha de Serra nos lançou.

Leia outros textos de Plenos Poderes

218 Comentários

218 Comentários para “Cinco Ondas da campanha contra Dilma”

  1. Fernando Souza Jr. disse:

    Rodrigo, olha que prato cheio para o JN hoje à noite:
    http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoes/serra+e+hostilizado+em+caminhada+na+zona+oeste+do+rio/n1237807507639.html

    Vão vitimizar o Serra e dizer que o PT gosta de violência, brutalidade, baderna, arruaça, é anti-democrático e por aí vai. Já consigo até mesmo visualizar o Jabor bradando por ordem hoje à noite na telinha da Globo.

    • cesar disse:

      Fernando, taí uma coisa que faço questão de perder. Aqui em casa a globo não entra mais. E muito menos essa porcaria de jn com a dupla caracu. Dificil saber quem é o cara.

      • Fernando Souza Jr. disse:

        Cesar, na minha casa também não, faz muitos anos que não assisto nada na globo, a não ser futebol. mas não dá para desprezar a audiência e a capilaridade do Jornal Nacional em todo país. Não se esqueça do que aconteceu no segundo turno das eleições em 1989 (edição do debate Lula x Collor) e no primeiro turno em 2006 (foto da montanha de dinheiro montada pelo Delegado Bruno). A edição do JN foi decisiva em ambos os casos.

        • Marcia Eloy disse:

          O que O Globo não falou foi o fato dos petistas “furiosos” serem ex mata-mosquitos que estavam fazendo campanha para Dilma quando encontraram o ex Ministro da Saúde que os demitiu.
          Marcia Eloy

    • Estamos 11 pontos na frente, sei que o povo brasileiro precisa se politizar, estamos mostrando que coligações é importante, que não fazemos nada sózinhos, e estamos no século 21, nós acordamos, eles ainda estão no tempo de CORONÉIS, precisamos reverter esta situação. DILMA NELES, vamos eleger esta mulher.

      • marileide lopes disse:

        ola selma, é Dima neles é a nossa hora vamos nos unir os homens sempre estão unidos. confiar e acreditar em dilma é mostra que temos capacidade e estamos preparada para assumir qual quer cargo principalmente o de presidente

    • Danilo disse:

      Rodrigo,

      e POR QUE O PT Não se antecipa e divulga isso??? Exatamente do jeitinho que você colocou aí?

      Já ESCANCARA essa tática dos demostucanos para neutralizá-la.

    • Nelson Goro disse:

      A leitura atenta do texto insinua que “das sombras” os agentes da CIA preparam uma “contraofensiva mortal” como nos dias que antecederam a tomada do poder pelos militares em 1964.
      Nesses tempos em que se especulam com TEORIAS DA CONSPIRAÇÃO – o jornalista Tony Chastinet quer levar o leitor a concluir que uma vitória de Serra seria atribuída a essas “ações da contrainformação militar”.

      Imaginem : induzir o leitor a pensar que militares estariam por trás dessas ações conspiratórias ! Um absurdo ! Assim sou levado a pensar que se Dilma vencer as eleiç~çoes, ela terá transcorrido num clima de normalidade, mas não caso Serra vença.
      Parcialidade é pouco para comentar a posição desse senhor – que se diz jornalista – mas parece estar a serviço dos contrainformantes do PT (?) . Poupem-me, por favor !

      • Adriana disse:

        Como, Sr.Nelson, o Tucano vai conseguir uma virada de última hora se não for apelando???
        O natural é Dilma ganhar, afinal, é ela quem está com a vantagem! Conforme-se.

  2. Evaldo disse:

    Eu temo que os últimos posts dos portais, de agora ha pouco, mostram que a quinta fase já começou. É lamentável.

    • Peter Pablo Delfim disse:

      Com o devido respeito aqueles que entendem que o twitter é o ideal como arma de contra ataque, o twitter não tem essa capacidade toda. É uma ferramenta que apresenta muitas limitações. Já com relação aos blogs a coisa é bem diferente, mesmo assim reparte opiniões das simpatias por esse ou aquele candidato. Marina foi simplesmente uma terceira via daqueles que procuravam uma quebra entre o claro e o escuro, o certo e o errado, e quem não esta comigo esta contra mim. Neste cenario, que requer um esforço de disseminação rápida sem maiores compromissos então o twitter serviu bem. O que realmente influenciou no primeiro turno e está influenciando no segundo é que dentre todas as ferramentas disponibilizadas pela internet, o uso de e-mails distribuidos aos milhões diuturnamente, com as mais variadas formas, com injurias, difamações, mentiras e ataques dos mais baixos e rasteiros desferidos contra a candidata do PT Dilma Roussef e que demonstram surtir os efeitos desejados. Este tem sido o maior e o mais incisivo papel da internet nas eleições em curso. Existem e-mails circulando que contem mais de 150 (CENTO E CINQUENTA) links dentre eles do You Tube com denuncias das mais escabrosas e outras baboseiras e que fatalmente irão influenciar aqueles menos esclarecidos e desavisados.

      • leoni h. oro disse:

        É isso aí Peter…
        Só os menos esclarecidos e os canalhas que podem cair na onda desta corja!!!!
        Vamos fazer a nossa parte repassando para o maior número possivel.
        DILMA neles!!!

  3. GRAÇA VEIGA disse:

    MEU DEUS!!!
    Fico a ponto de vomitar!!!
    Mas infelizmente Rodrigo, vc tem razão. Td cuidado é pouco.
    FALA ISSO MEU QUERIDO, PARA A COORDENAÇÃO DE CAMPANHA DA DILMA.
    Não sei como vou resistir até o dia 31.Minha vida está parada, só penso nisso. ELEIÇÃO!!!
    QUE AGONIA!!!

    • Fabiano disse:

      EU JÁ TO PERDENDO o sono… minha vida parando tb em funçaõ disso! Que horror!

    • Carlos Ribeiro disse:

      Minha Mulher e filhos(Dilmistas,claro))estão reclamando de mim. Dizem que vou acabar enfartando.Mas, isso não vai acontecer pq Deus está comigo e com Dilma. A verdade prevalecerá.

      • Antonio disse:

        Nós, aqui em casa, somos dilmistas (cinco votos), comungamos com o mesmo pensamento e angústia. Mas, com fé no Altíssimo, vamos expurgar, afastar, o demônio do SERROTE. Vai ser DILMA dia 31!!!!!!!!!!!!!

      • Cleide Ribeiro disse:

        Esse aí, Carlos Ribeiro, deve ser meu irmão querido que mora em SP. Estamos partilhando nossas angústias há mtos dias. Vamos que vamos, meu irmão, vai dat td certo, pode ter certeza. Qdo for domingo, vc me liga, falou? Vamos bebemorar, mesmo separados (moro no Ceará) a prevalência da verdade! É Dilma e o povo brasileiro! Boa eleição a todos!

    • Guto disse:

      Senhora e quem disse que ele fala a verdade?
      Infelizmente nem um nem outro candidato é digno dessa presidencia

      • leoni h. oro disse:

        Você tem certeza///
        ouvi essa mesma frase oito anos atrás…
        Temos que confiar em alguém… que seja pelo menos o mais honesto!
        Espero que voce pense com carinho…

    • celina disse:

      Olha achei que éra só eu!!!!! que estou
      perdendo sono, é loucura
      o que está acontecendo!!!!
      Mas vamos lutar até o fim que vamos vencer
      A VERDADE VAI VENCER A MENTIRA …..

  4. Fabio Martins disse:

    Sobre a informação de técnicas militares, por detrás do pano, no infernal circo do Serra, querendo ser presidente, a qualquer preço, tudo confere. Portanto, que apoiadores, esclarecidos como este Blog, seus leitores, miliantes partidários sobretudo se levantem. Sejam super-ativos. Combativos. Não fiquem acocorados no braquinho de uma certa espeprança pietista. Urgee, como dizia o Autor do MacBten: Pronta Decisão. E rechaçar a fúria inimiga.

  5. Isto acontece porque o PT e o comando da campanha tem medo de abordar isto no guia. Sempre teve. Bastaria pegar uma postagem como essa e baseado nela colocar aqueles atores para explicar de forma bem didática tudo que aconteceu até agora e o que provavelmente pode acontecer depois. Isso teria um efeito-vacina. Quando a onde viesse as pessoas diriam. Bem que o guia tinha avisado. O que não pode é a campanha ficar fazendo cara de paisagem com o mundo se acabando em volta.
    A propósito, O PT vai convocar uma coletiva para contestar a manchete da folha sobre a quebra de sigilo? Claro que não

  6. Werley Torres disse:

    Meus Caros,
    Esperar que o PT, sozinho, consiga responder a toda esta investida organizada criminosamente pela direita, é deixar a uma formiga a tarefa de transportar uma árvore.
    O que está em jogo é maior que o PT e coloca em risco o pouco de liberdade e avanços sociais nestes últimos anos. Mais que isto, tenta retomar à força um modelo falido e ultrapassado que o povo já rejeitou.
    Por esta razão conclamo a todos que à partir de hoje organizemos por nossa conta uma “brigada cidadã contra o facismo”, trocando telefones, informações, estratégias e iniciativas para a prontidão nas ruas de todo o Brasil, impedindo efetivamente que esses golpistas consigam lograr sucesso no golpe e sob nossas vistas.
    Não podemos admitir. Nós sabemos o que está em jogo, sabemos dos riscos, sabemos dos prejuízos. Então não nos resta outra saída senão a mobilização nacional para impedir que se concretize o golpe.
    Meu email é [email protected]
    Vamos nos organizar e vencer esses impostores! Vamos à luta! Vamos à vitória!

  7. Marcos disse:

    Rodrigo, vc lembra do site fake do pt 20 anos no poder, defendendo o combate as igrejas? Meu irmão, faz sentido o que tu fala.

  8. Roberto disse:

    As fotos do suposto “ataque” no Rio. Mais uma palhaçada(armação) da imprensa(PIG) que acoberta a campanha suja dos tucanos, nunca vi uma campanha tão imunda quanto essa deles
    http://ultimosegundo.ig.com.br/eleicoes/serra+e+hostilizado+em+caminhada+na+zona+oeste+do+rio/n1237807507639.html

  9. Claudio disse:

    Muito obrigado, aprendi bastante mas o que interessa mesmo não é só descobrir as taticas deles…quero saber as nossas pois, colocado assim, vamos perder a eleição ou seja o que Deus quiser ou melhor, o que o eleitor quiser???Temos que lutar na frente dos grandes…nas ruas… com desmentidos do que eles colocam na imprensa para serem entregues em mãos da imprensa assinados por petistas ou admiradores influentes..caso contrario, com essa “espetacular” estrategia dos entreguistas, estaremos ferrados….

  10. Helena disse:

    Desde o 1ª Turno eu estou pensando nisso. Eles não vão deixar o $ do pré-sal para o povo.

  11. Katia Peruca disse:

    Mas, Rodrigo, o que será que o PT pode fazer com relação a essa estratégia de guerra, a essa altura do campeonato?
    Concordo com você que não se pode cair nas provocações do Serra, mas com a postura dele de disseminação do ódio tá ficando difícil.

    • Leila Farkas disse:

      A resposta é a militância na rua. Com bandeiras, material, propostas, não aceitando provocações, com clareza em nosso papel na eleição. É isso que devemos responder aos ataques que virão.

  12. Jorge Graciano disse:

    O que você relata é fato.basta ver o que vai ser noticiado à noite no JN.Coisa estimulada a acontecer.O PT está pecando por não acreditar.Água mole pedra dura tanto bate até que fura.O esquema deles é profissional,é contra espionagem pura.Vide Venezuela,Bolívia,Equador.

  13. antonienko disse:

    Rodrigo, nem

    Veja a Globo pelos programas não jornalísticos.
    HIPERTENSÃO, de onde surgiu tamanha sordidez?
    Suborno de caráter de jovens com 500.000 reais de prêmio.
    Só pro finalista!
    Quem finaliza o Game é pago com o premio. Parece prostituição. Os perdedores, submissos retiram-se cabisbaixos.
    Segundos a mais ao devorar as mais sórdidas refeições, destrói o sonho de um por um. Choros lágrimas!
    Se em mim o nojo continua por horas, eles já se acostumaram com tanta sordidez.
    Acho que este programa é o lado bizarro, ou mórbido, do JN.
    Se me acostumar, como os partícipes, com tanta humilhação, (já notou o look dark da apresentadora?Sade-Masoch)
    será mais simples engolir o jn, e aceitar a vitória de Serra?

  14. Marcello disse:

    Precisamos mobilizar algo na internet rápido! A campanha da Dilma precisa deixar claro que Caluniar com SPAM, Difamar com ligações de robos e incitar o ódio religioso que é fascismo! E precisa fazer isso no horário eleitoral… Agora precisamos chamar o Ciro Gomes pra falar verdades! Não vamos dormir no ponto denovo! Alguem bom de twitter precisa criar uma camapanha rápida explicando e repudiando isso, ja que é uma das ferramentas mais rápidas de disseminação!

  15. Elton disse:

    RV, não publica meu comentário, por favor.

    Acho bom o Lula ir a TV e contar a história do sequestro de Abílio Diniz que contou na entrega dos prêmios às empresas na revista Carta Capital. Ou então vão querer “vestir uma camisa do PT” em algum vandalismo qqer.

  16. Carmine disse:

    Rodrigo,

    O Sr. Serra é o grande responsável por todo clima de violência que se instalou nestas eleições, a violência que coloca em risco a democracia e o direito do cidadão.No dia 31/10/10 este Sr. deixará de existir e será uma página suja e virada para alivio de milhões de brasileiros.Talvez ele tenha alguma sobrevida na República Separatista de São Paulo ….

  17. Flavio Lima disse:

    Tunel de Sombras é melhor do que meu mote Tempos de Trevas. Da ideia de tragedia passageira. Meu mote só se, Deus nos livre, perdemermos o Brasil ( a eleição).

  18. Nilza disse:

    A Polícia Federal se manifestou, vejam la no site:
    NOTA À IMPRENSA
    Brasília/DF – Sobre as investigações para apurar suposta quebra de sigilo de dados da Receita Federal, a Polícia Federal esclarece que:

    1- O fato motivador da instauração de inquérito nesta instituição, quebra de sigilo fiscal, já está esclarecido e os responsáveis identificados. O inquérito policial encontra-se em sua fase final e, depois de concluídas as diligências, será encaminhado à 12ª Vara Federal do Distrito Federal;

    2- Em 120 dias de investigação, foram realizadas diversas diligências e ouvidas 37 pessoas em mais de 50 depoimentos, que resultaram, até o momento, em 7 indiciamentos;

    3- A investigação identificou que a quebra de sigilo ocorreu entre setembro e outubro de 2009 e envolveu servidores da Receita Federal, despachantes e clientes que encomendavam os dados, entre eles um jornalista;

    4- As provas colhidas apontam que o jornalista utilizou os serviços de levantamento de informações de empresas e pessoas físicas desde o final de 2008 no interesse de investigações próprias;

    5- Os dados violados foram utilizados para a confecção de relatórios, mas não foi comprovada sua utilização em campanha política;

    6- A Polícia Federal refuta qualquer tentativa de utilização de seu trabalho para fins eleitoreiros com distorção de fatos ou atribuindo a esta instituição conclusões que não correspondam aos dados da investigação.

    Por: Divisão de Comunicação Social

    Tel.: (61) 2024-8142

    http://www.dpf.gov.br/dcs

  19. Nilza disse:

    Para Graça.
    Vc não está sozinha companheira.Eu não consigo sequer trabalhar;E pensar que após a vitória de Dilma esse inferno vai continuar..Porque o PIG não deixará Dilma em paz, só que após essas eleições ele sairá dedmoralizado e fico sonhando que Lula dever abrir o Megafone para a Nação dizendo o que esse PIG e pedindo para ninguém dar mais crédito a Veja, globo, folha e estadão.

    • Olmar disse:

      ta nahora de mostrar realemnet ao povo quem é VEJA GLOBO FOLHA DE SÃO PAULO, há anos eles manipulam o país, e a gente deixa……..CHEGA.
      Mostra a eles LULA, que o povo não é + burro, e sim eles que acham que ainda manipulam este país.

      CHEGA DE DEMAGOGIA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  20. Dary Beck Filho disse:

    O Collor fez o mesmo em 1989. Teve uma confusão em Caxias que envolviam “militantes” do PT.

    Olhem aqui: http://ocaxiense.com.br/2009/12/imp-o-dia-em-que-a-praca-dante-virou-um-inferno/

  21. Yglesias disse:

    PQP matou a pau Rodrigo. Infelizmente é isso. A campanha tem que alertar a população sobre essa baixaria e para não cair em tentação.

  22. Renato Gonzales disse:

    Estou arquivando os seus textos para fazer um trabalho de análise sobre como a militância partidária (exercida por alguém que se diz jornalista, ou seja, teoricamente neutro) pode resultar em teorias da conspiração.

    Se Dilma e PT são deuses sobre a Terra, que só acertam e são tão superiores aos rivais (é a opinião de muitos que visitam o blog, creio), não deveria existir temor algum.´

    É aquela história: quem não deve, não teme. Meu palpite de placar final: Serra 48, Dilma 46.

  23. Lili disse:

    A campanha tem de reagir na TV. Ficar só na Internet não vai surtir o efeito desejado. Infelizmente, não é td mundo que tem acesso à Internet, muito menos que lê blogs como o seu, o do Azenha, o do PHA, dentre outros. O programa na tv tem que ser duro, contundente.

  24. Alessandro Lino disse:

    Esse tipo de ação pode acontecer e dou um testemunho.Sou professor da rede pública estadual e estávamos em greve.Realizávamos nossa assembléia em frente ao estádio do murumbi,quando do nada, apareceu um cara jogando ovos na Bebel(presidenta do sindicato).Mas o que era estranho é que o cara tacou o ovo sem se esconder.Conclusão:era um policial infiltrado para “sofrer algum tipo de escoriação” e rotular professor de “baderneiro”.Ele só não conseguiu o que queria porque o pessoal da direção sindical alertou da armadilha.
    Pano rápido,como diria o Amorim.

    • FERNANDO disse:

      O povo brsileiro está vacinado desde a eleição de Lula Conta Colo e não vai cair nessas armadilha.
      Todos nós sabemos que o Serra é fujão: Fugiu na época da ditadura para o Chile comedo da Prisão.
      Fugiu da prefeitura de São Paulo.
      Fugiu do governo de São Paulo.
      Fugiu do Senado.
      Quem sabe se êle nâo vai Fugir da presidência da REPUBLICA?
      Somando os votos da Marina com os votos da Dilma, somos quase 70%. Se a Marina fosse disputar com o Serra, a Marina venceria tranquilamente já que o eleitor de Dilma não votaria em Serra em hipótese alguma. Logo um candidato que teve quase 70% de rejeição não pode ser Presidente da Republica.
      O povo brasileiro é inteligente e vai atuar com coerência.

  25. Reinaldo disse:

    Cadê o Lula, lula acorda e mandar colocar a policia federal para desmontar este golpe, Lula faça o pronunciamento a nação

  26. Antônio Sérgio disse:

    Sobre criar fatos concretos, lembro-me da disputa pela Prefeitura do Rio, quando estavam à frente os candidatos Benedita da Silva e César Maia, se não me engano. Ocorreram diversos arrastões nas praias cariocas, o que levou a uma queda vertiginosa na intenção de votos em Benedita (PT). Outro caso que me recordo foi na eleição de 89, quando colocaram na propaganda do Collor na TV um senhor com a face sangrando e aos berros dizia que era “aquele pessoal do PT”. Em ambos os casos, constatou-se a ação de “infiltrados”. Realmente é de se recear o que vem por aí. Nós precisamos (e os corrdenaodres da Campanha da Dilma, também) estar atentos a estes movimentos das trevas.

    Força para todos e valeu Rodrigo Vianna!

  27. Paulo Ribeiro disse:

    Era previsível que chegaríamos ao atual estágio da campanha. Serra quer se vitimizar a todo custo e é possível que o “agressor” tenha sido um tucano especialmente contatado. Serra está desesperado.

  28. gaúcho disse:

    Caro Rodrigo, você está correto, a campanha de Serra é uma lama, sujo como o seu caráter mas chamo atenção para um fato. As pessoas estão cansando dos métodos de Serra, o telemarketing do “terror” deixou muitas pessoas indignadas, uma invasão de privacidade e do sossêgo do lar, é o que dizem, isso vai tirar votos de Serra. O requentamento da estória da quebra do sigilo de tucanos já cansou muito e não surte efeito nenhum a não ser deixar as pessoas desiludidas empurrando-as para o voto nulo ou branco (ruim pra Serra). Este tipo de “estratégia” precisa de uma novidade todo dia para manter a soldadela assanhada, Serra continua falando para sua turma e não tem agregado nada, a prova são as últimas pesquisas. Mas você tem razão na última semana o desespero vai tomar conta e a baixaria tende a recrudescer, o PT precisa estar preparado.

  29. Eason Nascimento disse:

    Que análise meu caro Rodrigo. Você nos assusta, mas ao mesmo tempo, nos impulsiona e nos alerta. Que guerra suja. Mas mesmo assustado, não nos furtamos a lutar. Continuamos nosso trabalho diário na concientização. Aqui com nossos próprios e parcos recursos estamos xerocando depoimentos transcritos para o papel, como foi o caso do Fernando Moaris no Rio. Nada de campanha do mal. Apenas dando conhecimento sobre as adesões à campanha de Dilma. Fazemos aqui o trabalho da formiga. Esperamos que nossa contribuição se some a da maior parcela da população e no final Dilma vença e assuma o comando do país. Como disse Alceu Valença. Serra? Jamé.
    http://easonfn.wordpress.com

  30. Fabiano disse:

    E se ele GANHAR dessa forma e DEPOIS as pessoas se derem conta de como ele ganhou???? Me parece algo pior que o Collor em termos de estratégia. Aí, me lembro de quem é o vice… estamos PERDIDOS! ACORDA PT!

  31. Lili disse:

    Leitura do Manifesto de Juristas e Intelectuais em Apoio a Dilma, ontem na PUC-SP.
    http://www.youtube.com/watch?v=OylBqN7LdS4
    Por favor, publiquem, vamos dar visibilidade.

  32. MARCELO disse:

    RODRIGO,
    TEM UM SUJEITO COM UM BLOG CHAMADO “COTURNO NOTURNO”. O SUJEITO DO BLOG SE DEFINE COMO “CORONEL”, É DE FLORIANÓPOLIS E PARECE SER MUITO BEM ORGANIZADO. TENHO QUASE CERTEZA QUE ELE ESTÁ POR TRÁS DO TELEMARKETING. O Tony Chastine NÃO TERIA COMO INVESTIGAR?

    ABS

  33. Tarso disse:

    Agora paira a dúvida: foram realmente os militantes do PT que brigaram com os militantes do Serra ou teriam sido os correligionários do Aécio? Sabe como é: quebra de sigilos, dossiês…

    • Para mim foi coisa de tucano mesmo. Eles são sujos. Houve uma greve em certa cidade da Baixada fluminenses, greve de servidores da saúde. Pois não é que ”grevistas” invadiram os hospitais públicos desligando os aparelhos dos pacientes? Claro, foi um prato cheio para a imprensa sensacionalista. Advinha quem ficou como bandido na história.

  34. Paulo Nei disse:

    Vou lhe dizer que prá mim, aquele elogio do OBAMA ao Lula dizendo q ele era o CARA, foi apenas um joguinho de cena, estilo engana trouxa (no caso nós os brasileiros) para que ficássemos vaidosos pelo nosso Presidente e País, mas no fundo eles querem mesmo é tomar TUDO o que é nosso.
    Ainda mais que dessa vez não conseguiram quebrar o Brasil com a crise iniciada onde mesmo???
    É duro sermos tão sem malícias, nénão?
    Com o capitalismo o buraco sempre será mais embaixo!
    Abraços Rodrigo e seguidores!!!

  35. gabriel disse:

    mande ele jogar todas essas ondas sobre minha cabaça para ver se qual crista é mais alta. Voto 13

  36. Thiago Silva disse:

    Caro Viana,

    lembro-em de episódio nem tão recente, envolvendo os tucanos.

    Já deveras abatido pelo câncer e em plena greve dos professores, Mario Covas, em clara atitude provocativa, vai ao palco das manifestações e, com os ânimos acirrados, acabou sendo atingido pelos mais exaltados.

    Sua atitude rendeu o não aumento para os professores e ampla cobertura da mídia tratando-o como vítima.

    http://veja.abril.com.br/070600/p_044.html

  37. Cláudia Brasil disse:

    Rodrigo, lembro mais um fato… aquele do “professor carregando em seus braços uma policial ferida pelos próprios professores baderneiros”.
    Por favor, relembre este fato para os leitores.

    Que sua voz traga a liberdade!

  38. Helena disse:

    CREDO, FICO ATÉ COM MEDO! DE VERDADE!
    AGORA UMA PERGUNTA: SE DEUS ME LIVRE O SERRA LEVA ESSA ELEIÇÃO (BATE NA MADEIRA)QUAL É A CONTA A SER PAGA? E PARA QUEM??

  39. IV Avatar disse:

    Este “atentado” sofrido por Serra seria a 5a. onda ou uma nova onda?

    A última do Serra é a pedrada da qual teria sido vítima numa caminhada, se não me engano, no RJ. Dias atrás meu inconsciente me avisou desta cilada através de um sonho
    Que o governo se apresse a esta arapuca e ponha a Guarda Nacional para proteger os(as) dois(as) candidatos(as)
    Claro que eles vão simular um atentado para eleger Serra
    A extrema-direita usará de todas as armas sujas possíveis, e desta campo esta gente entende muito bem
    Nunca vi na minha vida uma campanha tão suja, é golpe atrás de golpe, cilada atrás de cilada, o Serra sempre se dando bem com estas coisas que ele inveta contr si mesmo para atribuir à Dilma
    Os tucanos estão usando de todas as táticas possíveis, que Lula se apresse e manda urgente a PF dar segurança aos(as) candidatos(as), repito. Em jogo, os bilhões do pre-sal, daí o desespero dos tucanos, eles vão vir com jogo sujo, ciladas, farão de tudo para derrubar Dilma pq entendem que a hora é agora, eles se arrependem de não terem derrubado Lula na época do Mensalão. Para eles, a hora é agora. Por isso o PT tem agir com rapidez e eficência para desmontar as arapucas que serão montadas nesta reta final de campanha, nestes últimos 11 dias que aindam resta. Home começou o mês de netuno http://www.josecarloslima5.blogspot.com

  40. Geraldo Moura disse:

    Não sou um doutor em política,conheço-a apenas dos meus dia-a-dia da política municipal e nordestina da minha cidade Surubimem Pe.Tudo que está acontecendo nessa eleição presidencial me leva a lembrar das municipais de minha cidade: as muitas mentiras dos ricos contra as verdades do povo de ordeneiro de minha cidade.Graças a Deus sempre sai ganhando a verdade.Mas, a luta é grande companheiros e todo tempo temos que estar atentos a combater as calunias,difamção e mentiras da dita elite de nossa cidade.Vamos,derrotar o serra com verdades.Venceremos, odem ter certeza.

  41. FabioT disse:

    eu acho que eles precisam de uma margem relativamente pequena pois podem “virar alguns votos”, conforme blog do marco aurelio melo sobre as urnas eletronicas…

  42. rodrigo disse:

    O PT realmente está dormindo no ponto, parece que estão em estado letárgico … as coisas acontencendo e nada de reação, NADA, até agora o lula não entrou no programa político, o que acontece??? Acho que deveriam verificar se na verdade o Palocci não é filiado ao PSDB….

    Aqui em Foz do Iguaçu só vêem bandeiras do coiso e adesivos nos carros dizendo: aborte dilma, vote coiso….

    Péssimo.

  43. Ary Moraes disse:

    A mesma técnica da época da ditadura em explodir o Gasômetro no Rio, e depois colocar a culpa nos que lutavam contra a ditadura.
    Dizem que idéia macabra era colocar os presos políticos mo Maracanã e fuzilar, acusando-os como terroristas responsáveis pela explosão.
    Viva o saudoso Cap. Sérgio “Macaco” que denunciou toda a trama.

  44. Lucio disse:

    Na hipótese de Serra eleito, poderemos entrar num tempo bastante difícil nesse país. Um presidente eleito “artificialmente” poderá funcionar? Números suficiente de pessoas está hoje informada sobre essas forças obscuras que levaram Serra ao segundo turno e tentam a todo custo elegê-lo. Eles exageraram e parecem não muito preocupados com as consequências do que estão fazendo.. Será que todos vão engolir o que a mídia fez pacificamente se Serra for eleito ? Será que todos esquecerão os tantos episódios que envolveram esse pleito? Mídia explicitamente partidária, justiça com episódios estranhíssimos favorecendo o candidato Serra, etc. São fatos demais e explícitos demais.Jogam sujo e surpreendentemente de modo aberto.Em outras palavras : sem nenhum pudor, nehuma vergonha. Como se não temessem serem “descobertos” fazendo o que fazem. A aposta deles é válida, convenhamos : Brasileiro com seu perfilzinho pacífico, adestrado e incapaz de mobilizações espontâneas de indignação,etc. Por outro lado temos o PT. Ah, o PT. Esse ajuda o “inimigo” como ninguém. Pensando bem , deixem pra lá. Serra eleito? Vida que segue.

  45. Dil disse:

    Brilhante análise Rodrigo, assino embaixo em relação aos votos envergonhados em Dilma, apaenas com um acrescémio: tb faço essas pesquisas informais nas ruas o tempo todo, e posso afirmar que a coisa tá mudando..aos poucos , tem muita gente que já me fala nos táxis, bares, padarias e portarias, coisas do tipo:

    ” Eu vou mexer pra que? deixa o que tá aí esse careca tá falando demais…” Tenho alunas que são da Igreja e se entiram manipuladas e agora não deixarão de votar em Dilma.

    Essa imersão do Serra ao submundo mais imundo da politica fazendo surgir das trevas essa onda ultra-conservadora e raivosa, produziu um efeito interessante:

    pessoas mais progressistas que estavam meio descrentes com a politica e votaram em Marina ou nulo, começam a ver Dilma mais a esquerda sem que esta tenha precisado se mover.

    Com isso, creio que uma parte considerável da extrema-esquerda que via os dois como iguais já definiu tb o lado que não quer.

    E por fim, despertou a militância adormecida, num levante nessa reta final com artistas intelectuais e afins que se viram quase que forçados a se posicionar frente a tudo isso que está acontecendo.

    Eu observo esse movimento também, talvez um efeito colateral nas pretesnões golpistas do lado de lá.

    Que seja, é preciso aproveitar , se unir ir pras ruas até a vitória.

    grande abraço!

  46. Claudinete Sergipe disse:

    Serra é tão nocivo ao Brasil, que além de querer entregar mais empresas brasileiras para os estrangeiros, já conseguiu esvaziar as igrejas católicas, espalhando boatos e mentiras. Ele regularizou o aborto, a mulher dele fez aborto; ele disse na parada gay de São Paulo ser favorável ao casamento gay, mas agora diz que é contra. Serra é um mal ao Brasil. Não é um homem de palavra, nem quando assina declaração, a exemplo da que assinou afirmando que não deixaria o cargo de prefeito de SP, pois que ninguém votasse nele se não cumprisse: deixou. Portanto, mentiu. Está envolvido no caso da propina do Roboanel juntamente com o Paulo Preto e não manda apurar, ficar tentando enrolar o povo. Ele é apenas um produto imprestável do PIG, essa imprensa que é contra o Brasil e a sua democracia, encabeçada pela Globo, Veja, Folha e Estadão. Divulguem tabela atualizada: FHC/Serra x Lula/Dilma. http://www.sertao18.blogspot.com

  47. Obrigado pelo alerta, ja ouvi sobre este assunto enquanto dirigia para o trabalho no metro do DF. Um militar aposentado me abordou com temas politicos estranhos. Para mim foi surpresa com isto acontencendo no Brasil, porque estava fora do pais por muitos anos, mas nao me surpreende a forma. Acaba sendo quase que a mesma estrategia do Bush contra o Kerry. O que faz sentido sao as ligacoes do PSDB com o DEM (Arena)e o que vimos de factoides sendo lancadaos nas redes sociais. Eu acho que a Dilma poderia ter sido um pouco mais agressiva no primeiro turno, sempre achei, e a parte de defesa nas redes sociais pudesse tambem incluir como alvo em sua estrategia, as classes media alta e classe A. Redes sociais nunca foram so para blogueiros ou jovens que nem sempre votam. Agora eh tempo de ir geo-economico SUDESTE/SUL. SERRA ABAIXO COM A SEGURANCA DE SP, PAULO PRETO ETC… Sujeira nao se limpa por si so… alguem tem que lavar com soda caustica. Diga nao a ditadura. Diga nao a privatizacao. Diga nao ao flip-flop. Diga nao a mentira. Diga nao a Serra. VOTE VOTE VOTE.
    Ainda precisamos ver a Dilma pedir o voto como fez Ronald Reagan…Give it to the Gipper. “Se voce esta indeciso, confie em mim, de seu vote na Presidenta. Obrigado.”

  48. Ana Maria disse:

    Que as ondas levem o serra e toda sua corja de ditadores para o lugar de onde nunca deviam ter saído,ou seja, dos porões onde vivem os ratos traidores da Patria.

  49. Inês disse:

    O único meio de tentar neutralizar essa campanha de terrorismo de Serra, é Dilma usar os 10 minutos de sua propaganda eleitoral para explicar didáticamente o que esta acontecendo, inclusive alertando o eleitorado para futuros “acontecimentos mal explicados”.

    Enfatizar que esse desespero todo é por conta do Pre Sal.
    Que no último final de semana, investidores estrangeiros estiveram no Brasil, num local afastado dos grandes centros e que há rumores de que o tema Pre Sal foi bastante discutido.

    Chamar a atenção dos eleitores a respeito da campanha difamatória via e-mails, panfletos, telemarketing e do despertar de grupos e temas conservadores como TFP, Integralismo, Monarquismo, Opus Dei.

    Dizer que lamenta trazerem a questão religiosa para dentro da política eleitoral. Que isso é um desrespeito com milhões de fiéis daquela que é uma das maiores nações cristãs do mundo, pois ela fala de católicos e evangélicos que, neste país, sempre conviveram em harmonia.

    Alertar os eleitores para ações mais radicais que possam estar sendo urdidas para esses últimos dias de campanha. Coisas graves mesmo.

    Pedir a simpatizantes e militantes de sua candidatura, que não se intimidem em declarar sua preferencia, porém que não liguem para provocações, não caiam na cilada do enfrentamento pois é exatamente isso que ‘eles’ querem: mais um motivo para difamarem sua campanha e posarem de vítimas.

    Dizer que o eleitor pare um pouco para refletir sobre tudo isso e se esse clima de quase guerra não lhe causa muito estranhamento. Por que tudo isso?

    Sobre as pessoas se sentirem intimidadas com a declaração de apoio à Dilma, isso tem a ver conosco. Nós podemos contribuir para que esse clima de intimidação se acabe.

    Vamos vestir a camisa da Dilma, LITERALMENTE!
    Vamos pregar adesivos em nosso carros, usar bottons, adesivos pregados em nossas roupas, conversar com as pessoas, assim como a mulher do Rodrigo fez.

  50. Luiz Jornaleiro disse:

    Quem está semeando discórdia tem que se mostrar “mais preparado” para enfrentar seus adversários. A propósito, porque até o presente momento Dona Monica não desmentiu suas alunas? E ainda quer ser primeira dama?

  51. Ana Maria disse:

    A record tem que continuar rebatendo as falsas noticias do pig da globo principalmente.

  52. Vila Sesamo disse:

    Ola Rodrigo,

    O dia de hoje foi repleto de eventos constrangedores para a campanha da Dilma: manifestacao do greenpeace, a revelacao da PF sobre a quebra do sigilo fiscal, o tumulto na caminhada do Serra, a entrevista de Amary Jr confessando que trabalhou para favorecer o Aecio Neves. Todos este eventos tem por objetivo dispersar as noticias para passar despercebido o inicio desta nova fase da campanha do Serra. Esta nova fase que voce denominou de a quinta onda. Que no meu entender deveria ser nomeada como ONDA DO TERROR.
    Enquanto blogleiros como Nassif, Azenha e outros estao discutindo Amary Ribeiro Jr, os disparos de mensagens telefonicas por robos, aanisfestacao do Greepeace. A campanha do Serra ataca com a ONDA DO TERROR.
    E em toda a blogesfera so vejo voce alertando sobre esta nova tatica. Quando a pessoal despertar para esta nova tatica da campanha do Serra o estrago ja estara feito. Do mesmo jeito que o ocorreu no primeiro turno.

    PS: Com estas suspeitas de fraude nas urnas eletronica, (que estao sendo denunciadas pelo PDT do Maranhao). So uma vitoria de varios pontos garantira a eleicao da Dilma.

  53. Mensagem para o Paulo Nei:
    Paulo, morei nos Estados Unidos por 25 anos. O Obama nao cre neste tipo de politica. O lado que cre sao os republicanos, partido que mais veste o conservadorismo e atraso mental como George Bush. Existem conservadores no partido demaocrata, mas os republicanos sao os mais agressivos enquanto os democratas, que em parte sao pelos programas socias em sua maioria longe do alcance das empresas. Se existe CIA no caso, nao excluo a possibilidade, mas ela vem mais como uma proposta republicana do que do Obama, que liberal centro esquerda.
    Infelismente o Obama nao vai bem no governo porque o proprio governo vem sabotando ele: primeiro porque eh negro, segundo porque entende que o capitalismo como antes acabou no mundo, faliu… e outra razao e dinheiro dos ricos.
    A coisa mais ridicula que ja escutei foi o Diogo Mainard declarar ja no final do governo Bush que o mesmo teria sido um excelente presidente…Eu questiono sim uma coisa, seria o Diogo Mainard um agente da CIA? Teria ele um elo com o Bush?

  54. rafael disse:

    a fundação não é norte-americana, é russa

  55. Lucio disse:

    IV Avatar disse:
    20 de outubro de 2010 às 18:05

    Este “atentado” sofrido por Serra seria a 5a. onda ou uma nova onda?

    José Eduardo Dutra não sabe se foi ou não militante do PT :
    “Se foi militante do PT merece nossa censura”.
    O GLOBO

    FIM.

    Fato é que quando ninguém pode afirmar “NÂO FOI DO PT” ,dá margem a que a versão “FOI” seja repercutida. Simples.E nossa mídia vai fazer valer sua disposição na versão “FOI” ou “quase isso”.

  56. Carlos disse:

    Eu confirmo a “quali” que sua muilher fez porque aqui em casa já percebemos a mesma coisa, até em 2006. Quando uma pessoa mais humilde ouvia de nós que iríamos votar no Lula, a pessoa perdia a “vergonha” de dizer que também iria votar nele. Houve oportunidade em que eu e um outro senhor conversavámos na calçada com um anti-Lula daqueles bem truculentos; quando a conversa se encerrou e seguimos nosso caminho, ele me confidenciou baixinho que iria votar no Lula. Quando eu disse que também iria, ele sorriu. É isso, eu confirmo a “quali” improvisada.

    No mais, tudo que a campanha fascista quer agora é “um corpo”. Conv´me não deixar a fogueteira entrar no Maracanã ou, o que é bem possível, convém verificar se por baixo da camiseta do PT o agitador não está vestindo nada azul e amarelo.

  57. Arlindo disse:

    Rodrigo,

    Toda essa baixaria não pode ser denunciada a Organismos Internacionais?

  58. Messias Franca de Macedo disse:

    MAIS UM CRIME DO PIG!
    #########################
    Vazamento da Receita
    JORNALISTA DIZ QUE DADOS ERAM PARA PROTEGER AÉCIO!
    Manchete do portal uol
    “AGORA VEJA”!: clicando no título, o leitor/eleitor é remetido para a seguinte notícia, veiculada no portal Folha online! Pasme:
    O jornalista Amaury Ribeiro Jr., ligado ao chamado *”grupo de inteligência” da pré-campanha de Dilma Rousseff (PT), confirmou em depoimento à Polícia Federal que encomendou dados de dirigentes tucanos e familiares de José Serra (PSDB), como a Folha revelou na edição de hoje.
    *A Folha terá que provar a existência deste grupo de inteligência, e do qual fazia parte o jornalista Amaury Ribeiro Jr. Nada de ‘grampo sem áudio’ pré-eleitoral I!
    (…)
    DEPOIS [DEPOIS!], segue o texto:
    O repórter [Amaury Ribeiro Jr.] disse que iniciou seu trabalho de investigação quando era funcionário do jornal “Estado de Minas”, para “proteger” o ex-governador tucano Aécio Neves –que à época disputava internamente no PSDB a candidatura à Presidência.
    (…)
    ENTENDA A “INOCÊNCIA” DA FOLHA “DA DITABRANDA”
    Amaury não disse à polícia se **recebeu ou não orientação de Aécio ou de outros políticos de PSDB de Minas para levar adiante a pesquisa. Afirmou que iniciou a apuração após ter tomado conhecimento de que uma equipe de inteligência liderada pelo deputado Marcelo Itagiba (PSDB-RJ), ligado a Serra, estaria reunindo munição contra Aécio.
    **FALA MATUTO ESTÚPIDO: provavelmente, o leitor/eleitor da Folha compreenderá que o consagrado jornalista Amaury Ribeiro Junior é um desocupado e, aí, voluntariamente, “deu na telha”, de proteger o Aécio, que não sabia de nada!
    E MAIS: O jornalista contou, contudo, que foram pessoas do PT que ***roubaram os dados de seu computador pessoal. O laptop, segundo ele, foi violado neste ano num quarto de hotel em Brasília.
    ***o jornalista, amigo de Aécio, deverá ser processado pelo PT – O Amaury terá que provar a acusação! Nada de ‘grampo sem áudio’ pré-eleitoral II!

    NOTA: ou a sub-democracia brasileira acaba com o PIG ou o PIG acaba com o Brasil!

    República de ‘Nois’ Bananas
    Bahia, Feira de Santana
    Messias Franca de Macedo

  59. Helena disse:

    Olá, Rodrigo, boa tarde!

    Não dá pra perguntar para o Tony qual seria o melhor contra-ataque? O que fazer para neutralizar tais ações?
    Começo a ficar com medo.
    estou numa idade que não aguentaria mais voltar aos tempos da ditadura e viver na clandestinidade.
    Putz, o Serra é um aborto da natureza!

    • vinicius disse:

      É só colar um adesivo na camisa e sair de casa.
      Evite bater boca.
      VocÊ verá muitos dinais de adesivo.
      Eu levo um rolinho e distribuo para que fica olhando.
      Também mandei estampar a foto da Dilma em uma camisa.
      Já arrumei até paqueras com minha militância disceta.

  60. negrelcio disse:

    O psdb está indo para o embate físico para exatamente criar a tal onda,
    aconteceu no Ceara, agora no Rio… acho que …
    meu Deus… Sampa…
    Imaginem, pig de plantão, pcc, elite golpista e essa direta raivosa.
    Muita calma nessa hora.
    Dilma 2010.

  61. Severino Xavier disse:

    Como recomendar este post para outras pessoas pelo e Gmail?

    Ficaria agradecido pela informação.

    Obrigado
    Xavier

  62. Dilson disse:

    A quinta onda foi o atentado á vida do José Serra com um rolo de papelão…a arma mais mortal que existe.

  63. Bete disse:

    O Serra vem estimulando o ódio com esta campamha suja e rídicula.Hoje ele provou do seu próprio veneno.

  64. Freitas disse:

    Essa campanha me lembra a do Collor. Na ultima semana a assessora de imprensa fez um programa eleitoral sobre a filmagem de uma “baderna” petista que prejudicou um comicio do Collor. Ela fez aquele ar de indignada e mostrou as imagens sem locução em off. Depois veio a Miriam dar o golpe final. Isso ja foi feito contra o Lula e está se repetindo da mesma forma, com a participação dos religiosos e toda aquela coisa do medo e etc.

  65. Ribamar Alves disse:

    Rodrigo,Dima é relmente muito forte porque suportar uma pressão dessa não é brinquedo.Vou enumerar algumas coisas que observo e digo, estou realmente com temor do que pode acontecer pois lutar contra fascinoras é de lascar,Se não bastasse os inimigos comuns tem os quinta colunas do proprio PT,não é possivel admitir que coodenadores dessa campanha errem tanto,acho que é proposital.Veja essa de dizer sobre a privatização da CSN todos sabém inclusive eu que moro em Fortaleza que essa empresa foi privatizada no governo Fernando Collor,porque da combustível pra essa quadrilha de bandidos?,favor alguém responda.

  66. Ricardo Lima Vieira disse:

    Às vezes dá vontade de levar na brincadeira esta última do Serra, no “embate” com os petistas no Rio (aguardem o casal 45 hoje à noite), podendo-se sugerir algo como: Já pensou se tivessem jogado água benta? O chirico teria se queimado todo, coitado. Mas, levo a sério a advertência deste post, vem coisas pesadas por aí. O comando de campanha da Dilma precisava tomar atitudes preventivas. Sinto-me deprimido quando penso na possibilidade deste desqualificado vencer a eleição. Entraríamos numa fase de retrocesso, em todos os níveis, sem dúvida!

  67. Daniel disse:

    Essa pesquisa quali da sua mulher, Rodrigo, eu mesmo testei em 2006 com um colega de trabalho. Eu trabalha na Fiocruz e era “peão”, com bota e tudo….estavamos lá almoçando e um dois carinhas, bem vestidos, todos animadinhos com o Alckimin indo pro segundo turno. Então, meu colega mandou ver, pra provocar: “agora vamos no Lula”. E eu: “Veja? Veja que m” Os garotinhos ficaram pianos. É só botar moral, que este bando de mauricinhos correm.

  68. Escrevinhador disse:

    [...] saber mais sobre as “Ondas” da campanha contra Dilma, clique aqui. [...]

  69. Teco disse:

    Texto muito preciso. Basta também olhar os comentários abertos nas matérias do uol sobre o tumulto entre PT e PSDB, críticas contundentes ao PT, Dilma, etc.

    Fico receioso que exatamente a quinta onda virá, depois de tanta baixaria, por que parar agora?

  70. Marcus Netto disse:

    Magnífica ,Lúcida , elucidativa e emocionante são as palavras que tenho a dizer sobre sua análise de conjuntura neste texto. Parabéns Rodrigo . É um prazer ler seus textos.

  71. Gerson disse:

    Acabo de assistir ao início do JN, onde os fatos da quebra de sigilo, apurados foram expostos ao público em coletiva, pela PF. Entre os fatos apresentados e o fim do processo, a Globo (muito além do cidadão Kane), que sabe fazer isto como ninguém, conseguiu através do textos do William Bomba, deixar transparecer “levemente” o “envolvimento” do PT na coisa toda. Deus… É um absurdo! Estamos de volta à era Collor… aos porões ditatoriais e desmandos… às notícias forjadas na lama…
    Acorde povo… vamos enviar e-mails, vamos fazer a nossa parte. Vamos manter a militância até o último momento.
    Nações estrangeiras estão ávidas para apoderar-se do pre-sal. E nada de república separatista de São Paulo. Se isso acontecer, luterei aqui contra estas forças obscuras em meu estado, como tenho lutado deste o período universitário.

  72. T. C. Soares disse:

    É, eu já vinha percebendo essa campanha de intimidação há um tempo. Moro em São Paulo, e a reação da pessoas quando me veem com o adesivo da Dilma é algo a se registrar, algo entre a perplexidade e a ira. E tudo bem, concordamos que há um ódio latente no tecido social brasileiro: mas dá pra ver que esse aumento na temperatura é resultado direto de uma estratégia de campanha muito clara da direita.

    Nessa, a militância de esquerda fica acuada. Eu tive a MESMA experiência de gente que, ao me ver com o material de campanha, fala baixinho, meio na surdina, que também vota na Dilma.

    Sem a presença da esquerda nas ruas, sem aquela mensagem de pertencimento e disputa, a direita tenta arrancar votos na marra. Não à toa, oferecer volume, marcar posição em espaços públicos é, agora mais que nunca, essencial.

    A tática da direita é protofascista mesmo. E o poder ganho com o discurso da força é a antesala do totalitarismo.

    Escrevi a respeito disso tudo no início desta semana, numa reflexão um pouco mais articulada. Se tiver interesse, o link é o seguinte:

    http://grouchomarxista.wordpress.com/2010/10/18/a-hora-e-a-vez-do-fascismo-leite-com-pera/#comment-10673

  73. sirlei disse:

    caro amigo !! isso que falas eu já estou vendo a muito tempo, tanto que comentei para meu marido sobre a quebra de sigilo da filha do serra ;falei é coisa do psdb!!! tem que avisar os militantes que não aceitem provocaçoes é isso o ultimo triunfo que els tem , digo que pensam que tem , a militancia tem que ter calma , ah e se els fizerem tudo isso ? queimar ,matar? meu deus são capazes de tudo mesmo , estou com medo….. mas deus é maior, e amigo avisa o coordenador da campanha , que se esperte !!!! prudencia que essa semana que virá vai ser um inferno!!! mas dilma vence com certeza !!!

  74. Marcelo disse:

    Esclarecedor esse texto. Irretocável mesmo!!

  75. marcia lima disse:

    Nossa qnd vc falou dessa “quali” q sua esposa fez, acontece exatamente isso qnd estava perguntando pra os seguranças aqui da rua que moro.
    Depois começei falar o pq q eu voto em Dilma e eles se abriram.

  76. Ely disse:

    Nesses últimos dias todo cuidado é pouco, eles vão tentar de tudo,para chegar ao poder. Devemos ficar atentos até o dia 31.

  77. Nilson Moura Messias disse:

    Gente, não aceitem provocações. Satirizem, gozem, mas não,
    pelo amor de Deus, entrem em provocações. O desespero
    já tomou conta tucanalhadas e dos DEMônios. Dilma Presidente.

  78. Werley disse:

    Meus Caros,
    Esperar que o PT, sozinho, consiga responder a toda esta investida organizada criminosamente pela direita, é deixar a uma formiga a tarefa de transportar uma árvore.
    O que está em jogo é maior que o PT e coloca em risco o pouco de liberdade e avanços sociais nestes últimos anos. Mais que isto, tenta retomar à força um modelo falido e ultrapassado que o povo já rejeitou.
    Por esta razão conclamo a todos que à partir de hoje organizemos por nossa conta uma “brigada cidadã contra o facismo”, trocando telefones, informações, estratégias e iniciativas para a prontidão nas ruas de todo o Brasil, impedindo efetivamente que esses golpistas consigam lograr sucesso no golpe e sob nossas vistas.
    Não podemos admitir. Nós sabemos o que está em jogo, sabemos dos riscos, sabemos dos prejuízos. Então não nos resta outra saída senão a mobilização nacional para impedir que se concretize o golpe.
    Mande seu email para [email protected] e vamos nos organizar em vigilia de postes, pontes, igrejas, santuários… pelo Brasil à fora, com máquina fotográfica e filmadora na mão para registrar e denunciar os verdadeiros golpistas.
    Vamos nos organizar e vencer esses impostores! Vamos à luta! Vamos à vitória!
    Não deixe de aderir a esta cruzada contra o retrocesso!
    Todas as pessoas de bem e de boa vontade estão convocadas!!!

  79. Antonio disse:

    É EVIDENTE QUE EM SE TRATANDO DO JOSÉ SERRA, TUDO O QUE É RUIM, PODE ACONTECER. ELE É UM CARA, CUJA FILOSOFIA POLÍTICA-PARTIDÁRIA É DA ENGANAÇÃO, DO SUBORNO, DA MENTIRA, DA BAIXARIA, DA SIMULAÇÃO, DO EMBUSTE. HAJA VISTA, A SACANAGEM QUE ELE MANDOU FAZER CONTRA A PRÉ-CANDIDATA ROSEANA SARNEY NA CAMPANHA DE 2002. E VEJAM QUE A ROSEANA ERA´NA ÉPOCA, ‘ALIADA’ DO SERROTE, ISTO É, PERTENCIA AO PARTIDO,PFL, ALIADO DO PSDB. IMAGINEM DO QUE ELE É CAPAZ DE MANDAR FAZER CONTRA OUTROS NÃO-ALIADOS!!!!!!!!!

  80. Francisco Santos disse:

    Rodrigo e meus caros eleitores conscientes deste país: Não é que o “ome” amedrontou o Brasil? Este elemento tem pacto com o “demo”? Os dois demos? Esse cara tem algum espírito mal encarnado nele! Vá de retro!

  81. reinaldo disse:

    O Rodrigo tem razão mas não podemos nos desesperar… temos que trabalhar para ganhar essa luta e acabar com essa raça de demostucanos por pelo menos uns 50 anos… então, como diz a canção:
    Vem, vamos embora Que esperar não é saber Quem sabe faz a hora Não espera acontecer

  82. José Luiz Rossi disse:

    Hoje o jabor baba na gravata de ódio por causa da bolinha de papel(agora se sabe)jogada no Serra.Vai arrancar com os dentes os botões do punho do paletó.A grande(?!)mídia insufla o ódio nesta campanha,mente,inventa notícias para alavancar seu moribundo candidato,aceita as versões mais estapafúrdias da oposição para as quebras de sigilo(como se o eleitor considerasse isso da máxima importância).Ganha só descrédito e indiferença.E perde leitores.

  83. José Fernandes disse:

    e mais já esta bem claro que não aconteceu absolutamente nada com o serra,la no Rio, então se esse fosse a a quinta onda deu chabuu,.eles tem de criar outra onda, vamos esperar né, o PT tem que ficar atento, estamos caminhando pr aultima semana,eles vão tentat de tudo..

  84. marcos - RS disse:

    Rodrigo, todos lembramos aqui em Caxias do Sul do ocorrido no segundo turno em 1989, no comício do Collor, quando pessoas pagas para usar camiseta do PT destruíram um suposto palanque e saíram fotos na imprensa nacional, com grande repercussão acusando Lula!Hoje todos sabem que foi encomendado…..
    Não há dúvida de que a campanha do Nosferatu vai descer ainda mais às trevas !
    Nós , que não habitamos as sombras, precisamos de luz , agir ás claras !
    O Povo humilde está quieto, apreensivo, mas está conosco.
    Não devemos baixar a guarda mas também não podemos ter medo. ´
    É hora de cada um fazer o trabalho de formiguinha, no seu local de trabalho, círculo de amizades, com as pessoas que pode esclarecer !
    Sem medo de ser feliz, Dilma lá !!!!

  85. Jair de Souza disse:

    Estimado Rodrigo Vianna, achei muito esclarecedor este artigo. No entanto, queria te lembrar que, independentemente do cuidado que tenhamos para não dar a eles uma oportunidade de armar sua encenação, a máfia midiática tem condições de de preparar auto-atentados quando isto lhe convém. Seguramente você conhece muito bem o caso do chamado “Masacre de Puente Llaguno” na Venezuela. Para justificar o golpe contra o governo de Hugo Chávez, não vacilaram em usar franco-atiradores para disparar e matar manifestantes simpáticos a sua própria causa. Depois, fizeram a montagem das imagens e atribuiram a responsabilidade das mortes a Hugo Chávez. A máfia midiática internacional, claro, só divulgaram a versão de sua congênere venezuelana. A verdade só pode ser revelada um pouco mais tarde quando se provou que as imagens tinham sido montadas de forma fraudulenta. Mas, se o povo não tivesse saído às ruas para derrotar os golpistas, até hoje a “verdade” seria a versão deles. Quem quiser ver o documentário a esse respeito poderá encontrá-lo em: http://www.youtube.com/watch?v=UZIUC9QCMI4

  86. Thomas disse:

    Esta campanha está muito parecida com as baixarias que fizeram contra a Marta na tentativa de reeleição. Por coincidência, o opositor era o Serra. O mais triste é ver que as mulheres ainda estão extremamente sujeitas ao preconceito.

  87. A “porrada” no PSDB/Serra deve acontecer no discurso, no trabalho, na campanha, na militância de fato. Sem enfrentamento físico, “pelamor”! É tudo que a campanha moribunda do Serra precisa: o PT dando um vacilo desses. Vamos tomar as ruas, consolidar o trabalho da campanha. Sem atritos com os rivais brucutus. Eles estão no desespero, no chilique. Chegarão “babando” nos próximos dias, eles não tem nada a perder. Vamos com cautela. Para consolidar a vitória de Dilma! Com muito trabalho, a 5ª onda será vermelha!

  88. Paulo disse:

    Rodrigo concordo plenamente com você. Isso já aconteceu várias vezes mundo a fora e bem recentemente aconteceu de novo como pode se assistido abaixo:

    Entrevista com John Perkins parte 1 e 2

    * http://www.youtube.com/watch?v=W0MZczFdsWM
    * http://www.youtube.com/watch?v=PQNKhlrxnsw

    Como os EUA e Inglaterra acabaram com a democracia no Irã

    * http://www.youtube.com/watch?v=CFHttFXQsxU

    E para quem acha que exagero é só dar uma passadinha em grampos e espionagem. Que conta tudo sobre o governo FHC e o grampo feito pela Policia Federal na época. A CIA, FBI e DEA mandaram e desmandaram na era FHC, é só ler abaixo:

    http://www.terra.com.br/cartacapital/espionagem/capa.htm

    * O Sivam, a CIA e os trapalhões
    Para grampear Fernando Henrique, a PF valeu-se do COD, monitorado pela companhia
    (CartaCapital 92, de 03/03/1999)
    * Mundo das sombras
    CIA e DEA, hóspedes de uma Polícia Federal dividida, agem sem controle e espalham bases pelo País. FHC foi grampeado
    (CartaCapital 97, de 12/05/1999)
    * CIA no Brasil: filme já visto
    Philip Agee, ex-agente, descreve como a companhia atuou nos anos militares
    (CartaCapital 97, de 12/05/1999)
    * Bwana nao góstar
    A CIA pagou prédio e carros para a PF. Chefe da Missão dos EUA, James Derham, diz: “O dinheiro é nosso, as regras são nossas”
    (CartaCapital 98, de 26/05/1999)

  89. Mirian Carlos disse:

    Eita peleia beuna! … “Não podemos nos entrega pros homens de jeito nehum, amigo e companheiro, não tá morto quem peleia” …. Sou militante e estou nas ruas diariamente, e faço isso há muitas eleições, já vi muitas coisas iguais a essas, e nunca fiquei com medo, fui a luta sempre com bom humor. Já apanhei e bati, já me ofenderam e respondi, já perdi e ganhei, mas nunca desisti.
    A bem da verdade os nossos opositores sempre usaram táticas de guerra para nos intimidar, e ainda nos chamam de radicais petistas, isso porque eles não se olham no espelho. Ameaças e medo não me abatem. E pra concluir meu breve depoimento usarei um verso do nosso Hino … “Um filho teu não foge a luta, o pátria amada Brasil” … que venham as armas que enviarei flores. Boa luta a todos e a todas que acreditam na democracia.

  90. Faz mais de 3 anos que venho recebendo sistematicamente mesmo bloqueado e-mails de um tal de Mário ao Dente, claro que trata-se de um nome falso bem típico de golpistas, sempre falando coisas horrorosas do Lula, da Dilma, da família do Lula. Esse personagem tb junto com o senhor Dib são figurinhas carimbadas no forum dos leitores do Estadão. O golpe já vem sendo tramado faz tempo senhores. Prste atenção no forum que esses nomes vão estar sempre presentes. O de hoje o tal do dente diz que o PT vendeu a Petrobrás. E tem idiota que acredita.

  91. vinicius disse:

    É muito simples…
    Cole um adesivo na camisa.
    Faço isso o tempo todo e só recebo elogios.
    Para vencer a técnica de contra informação é só a gente ir às ruas…
    Com amor, alegria e Dilma na camisa!!!

  92. Graça Santos disse:

    A materia da Folha é mais uma mentira. Não tem vergonha.
    Dizem que o Serra levou uma pancada na testa acima do olho direito e que colocou gelo na cabeça(??????). Estão correndo para mentir que nem prestam atenção no que escrevem. E é só vê a reportagem (do JN) do medico (ex-secretario do Cesar Maia (???????) como ele está “esquisito” falando. oH PESSOAL NOJENTO.

  93. Sérgio Luiz disse:

    Voces só esquecem de dizer as armas que Dilma possui. SIM ela as tem e tem se mostrado uma barreira eficaz: A VERDADE, DIGNIDADE, CAMPANHA LIMPA, ALTIVEZ. Basta ver que com toda baixaria, estratégia militar, guru indiano, uso da religiao, mídia, grupos poderosos, internet, panfletos, faixas, etc, eles NUNCA encostaram após o início da campanha na tv. É ou nao é?
    Isto tudo sem contar com as armas mais poderosas que Dilma também tem e a oposiçao jamais terá: O POVO e LULA!!!

  94. [...] Para saber mais sobre as “Ondas” da campanha contra Dilma, clique aqui. [...]

  95. Leonardo Meireles Câmara disse:

    Esse tal de Ravi Singh (http://www.ravisingh.com/) fez escola militar. Vocês sabiam?

  96. Vilma disse:

    Ah! Agora eu entendi o q o Serra foi falar para os militares, em reunião fechada no Rio de Janeiro…

  97. pentágono departamento de estado ned-cia.

    tentando emplacar o fantoche.

    o zé da cia.

    não vamos permitir.

    ..

  98. Antonio L disse:

    DEU! Encerra esta eleição, acabou, quem quer votar neste cara deve perder os direitos políticos por retardo mental.

    http://www.youtube.com/watch?v=rJ-MsPSYAwM

  99. joão henrique disse:

    vamos virar o dia 31 que é……

  100. Prezado Rodrigo,

    Li o seu artigo e o apreciei muito. Mando um comentário como contribuição.

    “O político como comediante: eleições, mentiras e imprensa golpista”

    “No início do filme La chinoise de Jean-Luc Godard, o ator Jean Pierre Léaud – no papel de um militante de uma célula maoísta – explica o que é o teatro contando a seguinte história:

    - Em Moscou, depois de fazerem uma manifestação diante do túmulo de Stalin, jovens militantes chineses são agredidos pela polícia soviética. No dia seguinte, na sede da embaixada chinesa e diante de toda imprensa ocidental (especialmente repórteres de Life, France Soir, etc.), aparece uma pessoa com o rosto completamente enfaixado e que fala com emoção:

    - Vejam, vejam o que me aconteceu, vejam o que esses revisionistas me fizeram!

    Imediatamente, todos os repórteres se precipitam em direção ao manifestante, que apalpa com as mãos as bandagens que cobrem o seu rosto. Enquanto o jovem desenrola lentamente os curativos, os repórteres – com seus flashes insistentes – esperam registrar a imagem de uma face desfigurada e coberta por toda sorte de ferimentos. Quando, finalmente, toda a bandagem é retirada, descobrem que o rosto do jovem está intacto, em perfeito estado.

    Os jornalistas protestam:

    – O que é isso? Vocês estão brincando?

    O personagem de Jean Pierre Léaud comenta então que eles não entenderam do que se tratava: “aquilo era apenas uma representação teatral”, diz.

    Não se espante então se a partir de amanhã os meios de comunicação desse País passarem a exibir imagens do candidato José Serra – no papel do Jean Pierre Léaud – se apresentando como uma pobre vítima da “violência nazi-fascista”, perpetrada pela militância do PT, embora nem um simples hematoma tenha sido causado em sua reluzente careca de Nosferatu. A história se repete não apenas como tragédia, mas também como farsa.

    Não é, portanto, espantoso que em francês a palavra comédien designa igualmente o dramático e o cômico.”

    Em http://www.guesaaudiovisual.com/EleicoesnoBrasil.htm

  101. Natale Vanz disse:

    Certamente é o efeito “del lavoro” do guru Ravi Singh, fundador da ElectionMall Technologies, demitido em 16/09/10, ou não?

  102. [...] Para saber mais sobre as “Ondas” da campanha contra Dilma, clique aqui. [...]

  103. joseph detonador disse:

    Rsrsrsrs, os petistas estão sentindo o gosto do próprio veneno!
    Foi assim que os terroristas de outrora faziam….
    A sim, e p esclarecer, existem sim terroristas dos dois lados!! Rsrsrs, ou torturadores como voces mesmo dizem!
    E pena q nao fizeram o serviço aquela época dentro do maraca…..rsrsr Aí nao estaríamos nos incomodando hoje!

  104. Messias Franca de Macedo disse:

    Itamar ataca Serra e prevê derrota pior ainda no 2.º turno
    15/10/2002 às 20:56:22 – Atualizado em 19/07/2008 às 15:18:22
    Agência Estado
    http://www.parana-online.com.br/editoria/especiais/news/28088/
    O governador de Minas Gerais, Itamar Franco, soltou o verbo hoje contra o presidenciável do PSDB, José Serra, acusando-o de disseminar “inverdades” e de ter “bombardeado” o Plano Real no seu início. “Ele nunca apoiou o Plano Real. Posso dizer porque fui presidente da República. Desde o início ele tentou bombardear o plano”, declarou Itamar, ao chegar a Brasília, onde reúne-se amanhã com o petista Luiz Inácio Lula da Silva e depois com o presidente Fernando Henrique Cardoso…
    #################
    República de ‘Nois’ Bananas
    Bahia, Feira de Santana
    Messias Franca de Macedo

  105. Aracy disse:

    A análise de Chastinet faz todo o sentido.
    Os atos orquestrados da direita e da imprensa golpista têm seguido um crescendo. Mas o ânimo da militância de esquerda vem aumentando. Vamos nos manter vigilantes, mas queremos saber se o PT já acordou.

  106. Marcello Mantovanni disse:

    É só que o Serra se deu mal, pq o SBT mostrou a “agressão” uma simples bolinha de papel…. e depois Serra “quase chorando” “pregando” a tolerância… aí sim deu vontade de cobrir o cidadão de pancada….
    Como disse ontem aqui (e já está no cloaca news) o Serra está imitando o Rojas da seleção chilena…

    Mas como vc já tinha cantado a bola sobre a religião no primeiro turno, fica o alerta ao PT dessa última e mortífera tentativa do PSDB…o PT poderia usar a imagem para se “vacinar” contra isso….

  107. Marcos Carra disse:

    Nessa altura do campeonato nada mais me espanta. Vejam a reportagem do site abaixo, que também está no Blog da Dilma:

    - http://correiodobrasil.com.br/fundacao-denuncia-esquema-golpista-patrocinado-pela-cia-no-brasil/187036/

    Nele há uma denúncia gravíssima: a própria CIA está envolvida na campanha presidencial (nem preciso dizer trabalhando para quem).
    Cada vez me convenço mais que qualquer semelhança com 64 não é mera coincidência.
    Preparem-se: não estamos em guerra, estamos numa cruzada.

  108. [...] do Rodrigo Vianna, temos o fundamental As cinco ondas da campanha. Com o episódio da bolinha de papel que virou objeto pesado, entramos na fase cinco, pelo [...]

  109. Maurício Soares de Carvalho disse:

    MESMO A OPOSIÇÃO, POR PURO DESESPERO, TER DADO UM RUMO DIFERENTE A CAMPANHA CRIANDO FACTÓIDES(discussão sobre aborto, preconceitos religiosos etc..)- QUE DE CERTA FORMA, IMPEDIU O DEBATE PLENO SOBRE OS AVANÇOS ECONÔMICOS E SOCIAIS CONQUISTADOS NO GOVERNO LULA – A BEM VERDADE,É QUE A ESTRATÉGIA DELES TEM-SE MOSTRADO INÓCUA, HAJA VISTA O RESULTADO DAS PESQUISAS. FAÇO DAS PALAVRAS DO VINICIUS ABAIXO “AS MINHAS” Maurício (economista – Campinas – SP)

    É muito simples…
    Cole um adesivo na camisa.
    Faço isso o tempo todo e só recebo elogios.
    Para vencer a técnica de contra informação é só a gente ir às ruas…
    Com amor, alegria e Dilma na camisa!!!

  110. [...] um script já descrito até de forma “científica”, conforme apuração do repórter da Record Rodrigo Vianna, em interessante artigo em que detalha as cinco ondas da campanha difamatória que, em minha [...]

  111. Messias Franca de Macedo disse:

    O (S)ERRA AGREDIDO! ENTENDA

    … No ato de “passar a bola”, (S)erra foi atingido pela “bola”! Será que “o passador de bola” teria sido o Daniel Dantas fantasiado de petista malcheiroso?!…
    Com a palavra a Polícia Federal!

    Que país é este, siô?! República de Nós Bananas, submetidos a este jornalismo de esgoto, tradução lapidar do submundo da nossa sub-democracia brasileira!

    Bahia, Feira de Santana
    Messias Franca de Macedo

  112. Vinicius disse:

    Lembrem-se que ouve um vídeo de campanha não inserido pelo PSDB, em que um suposto Lula segurava cães raivosos…

  113. Jorge disse:

    Devemos todos divulgar revistas como Caros Amigos, Piauí e outras. Depois de lê-las, dar às pessoas mais humildes para que possam ler também. Devemos começar uma campanha de 4 anos já para as eleições de 2014, conseguir denúncias contra toda essa imprensa marrom que está enlameando o país. Devemos recorrer à ONU contra o facismo brasileiro, denuncia-los em Twitter, e todas as outras ferramentas.

  114. Ana Paula Teixeira disse:

    Tweet que foi ao ar agorinha no perfil do Serra:

    @joseserra_Temos + 10 dias até a eleição. Cada eleitor + 1 voto. Vamos para as ruas, para o telefone, conversar, conseguir +1 +1. É a hora!

    Ele esqueceu de falar que a ‘operação telefone’ já tá rolando faz tempo, né?! Esquema ‘jenial’, como diria o PHA. Ecaaaa!

  115. Breno Syperrek disse:

    Rodrigo, em certo ponto do texto voce diz que para esta gente é tudo ou nada.
    Para o Serra é que é tudo ou nada.
    Imagine a força política que ele perde com a derrota nessa eleição. E depois o escandalo com as informações do livro do Amaury.
    Ele não gamha mais eleição nem pra presidente de associação de bairros.

  116. Vitor disse:

    É muita palhaçada junta no mesmo canto! Ainda to indnado com Serra por ficar o usando o nome de Deus nessa safadesa toda, desde quando Deus se envolve com mentiras, o capeta sim que por sinal é o pai da mentira e usa o nome de Deus em vão… Como pode um povo ser tão facilmente influenciado?
    Nosso povo é uma decepção.

  117. Messias Franca de Macedo disse:

    desprezível elucidação!
    … O candidato da DIREITONA OPOSIÇÃO AO BRASIL, José ‘Não Conhece Paulo Preto’ (S)erra’(!)foi atingido “graveMENTE(!!) por uma “bola” [*de papel!]! Será que “o passador de bola” teria sido o Daniel Dantas?!…
    *a reportagem do SBT comprovou que (S)erra compareceu a um hospital, sendo submetido a uma tomografia, em decorrência de uma “pancada” que levou na calva cínica: o objeto voador era uma inócua bolinha de papel!
    Moral da história: somente 20 minutos após o “ataque”, (S)erra levou as mãos ao local atingido, passando a acusar fortes dores, sensação de enjôo e – forte – tontura (sic)

    Que país é este, siô?! República de Nós Bananas, submetidos a este jornalismo de esgoto, tradução lapidar do submundo da nossa sub-democracia brasileira!

    Bahia, Feira de Santana
    Messias Franca de Macedo

  118. regis disse:

    Gente vcs acreditam mesmo em teoria da conspiração: o FHC queria criar México do sul dependente dos EUA e Serra quer criar uma Honduras? Quer criar? Pensaram e planejaram meios de aniquilar as instituições democráticas e públicas do Brasil E vcs realmente acreditam nisso? Tenho pena…

  119. Eliana disse:

    Assino embaixo e compartilho desta preocupação, tomei a liberdade de escrever a respeito e enviar esta página para minha lista de contatos de email (não gosto de ficar tentando impingir meu candidato aos outros, mas me vejo neste direito já que me entopem de mensagens contra as minhas convicções). Vamos divulgar este alerta, pessoal, quem sabe as pessoas ingênuas e dasavisadas e apolíticas tomem pulso e procurem se informar melhor.

  120. Ailton disse:

    Em Setembro criamos ‘um mes sem Globo’, e deu certo, a platinada sofreu várias baixas na audiência, principalmente no quatro domingos, ela soube desse movimento, interceptou os boicotes na internet, por isso está mais ‘mansa’. pode ver que não agride abertamente a Dilma nem manipulam tanto as informações.

    Se continuarem as manipulação, criaremos o Novembro sem Globo, nas redes sociais, outra vez.

    A força do povo contra o platina.

  121. É preciso ficar atento, temo que venha mesmo a 5ª onda. Lembram do sequestro de Abilio Diniz, em que os sequestradores apareceram com camisetas do PT? Aquilo foi mortal! Depois do que tem ocorrido nesta campanha, podem armar coisa muito pior. Não podemos baixar a guarda.

  122. Alex Gonçalves disse:

    No sábado antes do 1º turno, Serra também fez passeata pertinho de outra do PT. Trombou com eles ‘por acaso’.

  123. Mauricio disse:

    yankees go home, the oil is ours

  124. eduardo disse:

    Gente com toda essa confusão da bolinha de papel não foi ao ar o apoio do PV e filha do Chico Mendes, é bom enfatizar essa questão pois precisamos daqueles votos.

  125. Fabio disse:

    Hoje o telemarketing do Serra ligou aqui, a noite. Minha esposa atendeu ao telefone, uma voz gravada comecou a martelar a Dilma. Sorrateiro, raso…

  126. Jamilie disse:

    É por conta de tudo isso que temos que fazer a nossa parte, contra-atacando com a verdade os boatos disseminados nas 4 ondas, respondendo os e-mails e divulgando blogs como este, do Paulo Henrique, do Azenha etc.
    Mas acho que depois da repercussão da farsa da bolinha de papel essa 5ª onda onda não vai dar em nada.

  127. simas disse:

    … não faz mto, ouvi de militar a afirmação: “Bem, se houver a manifestação, forte, do povo, não dá pra intervir…”
    Só não me lembro onde foi essa afirmativa, q era lançada sem uma autoria.
    Então, se o resultado for apertado haverá, sim, a possibilidade de modificação, sem q se lancen vestígios de manipulação. Pq, outros caminhos fioam mto difícies de serem percorridos, dado os índices de aceitação do governo.

  128. J Bruni disse:

    “Quando o Senhor todo-protetor está a seu lado, como as artimanhas dos homens mal-intencionados podem prejudicá-lo? As conspirações falharão vergonhosamente. Verdadeiros devotos como os Pandavas buscaram apoio, não por algo ou alguém externo a eles, mas pelo Senhor dentro deles. Nada igualava a dedicação e o sentido de entrega dos Pandavas; igualmente, a Graça que o Senhor Krishna derramava sobre eles era insuperável!”

    fonte: http://www.sathyasai.org.br/pensamento/?ts_date=20101015

  129. IVAN disse:

    Isso mesmo .. vou bloquear este canal infeliz da minha TV.. boicota todo que vem dela.. chega de manipulação de informações para a quem ela acha de direito.

  130. IV Avatar disse:

    Em Curitiba arremessaram do alto do predios bexigas cheias de agua contra Dilma, os objetos cairam sobre o carro da comitiva, o JN nao mostrou, claro, só mostra o “atentado” contra Serra

    O site os amigos do Lula informa que os mata mosquito vao se confrontar novamente com Serra neste domingo. é o que o Serra mais quer…O plebiscito do dia 31 não é sobre a bolinha de papel e sim sobre o pre-sal

    Criem um link para denunciarmos compra de votos pelo Serra. a coisa ta feia, eles estao cadastrando pessoas para trabalhar por 50 reais no dia da eleiçao.

    Detalhe: a carga horaria do “contratado” é minima, no mximo 4 horas, o tempo que uma pessoa pra votar
    Estas pessoas estao sendo contratadas para “arrumar a fila” no dia 31. Claro que o esquema eh mais pesado. acorda pt

    Justiça eleitoral

    Quanto ao direito de resposta dado ao serra

    Se fosse contra Dilma o TSE diria que o que vale é a informaçao o eleitor e nao uma questao nenor

    O TSE precisa ser denuncido ao mundo
    O TSE é um ditdura q legisl, execut leis e fiscliza, ou seja, acumula ao mesmo tempo as funçoes de poder legislativo, executivo e judiciario

    a form de composiçao do tse eh unica no mundo, os ministros sao mesma panelinha do STF

    nao permitem auditoria da apuraçao

    fora a agravante de que o proximo presidente do TSE sera Gilmar Mendes

    é mole?

  131. Rodrigo, fantástico o texto, sabe que é esse tipo de campanha que fazem aqui em São Pedro contra a gente. Aqui o humilde tme que votar no candidato do patrão, o PSDB faliu a cidade, não temos nem hospital e eles ganham a eleição. O Serra não deu 1 centavo pra fazer hospital aqui, mas teve mais de 60% dos votos! Incrível. Já a Dilma mandou verba pra uma UPA, que o prefeito de birra não implantou e perdeu. è brincadeira. Vão falar que a culpa é nossa ainda. Não tmeos seuqer nem vereador aqui! São uns fdp contra São Pedro, contra São Paulo e contra o Brasil!

  132. Sergio disse:

    Tudo que foi escrito é disputa contando o podre do outro para tentar tirar votos. Quando tudo isso acabar os dois vão estar de mãos dadas, planejando quem vai lucrar mais. A corrupção vai correr mais solta do que hoje. Falar que isso é uma conspiração estratégica-militar é um absurdo que, só quem não conhece acredita. Agentes da CIA, táticas, IBOPE, JN, GLOBO isso é uma loucura. Todo mundo sabe que Dilma era(é) terrorista, bom pra ela! ou ruim. Mas e daí? Todo mundo sabe que Serra não fez a metade do que ele diz, mas e daí? O que isso faz diferença prum povo que não tem uma cultura de ler? que não quer conhecer o passado pra julgar o presente e assim poder determinar um futuro? Não é mais fácil continuar recebendo ajudinha do governo e sair “sastisfeito”?
    Já que a conspiração utópica está pauta, seria uma solução expulsar da vida pública, mas de modo que não pudessem nem se elegerem a presidente de bairro, todos os petistas, lulistas, dilmistas, serristas, fernandistas, collista(?)todos os deputados bandidos de todos os partidos, ou todos eles mesmos, por via das dúvidas, e colocar gente capaz, que tenha um passado limpo e transparente, que não tenha rabo preso com algum partido? Ou mesmo acabar com partidos politicos? Isso nunca vai acontecer! É tão utópico quanto essas conspirações. Continuando a utopia, tomara que num dia todos esses politicos se reunão num lugar só e que derrepente, pegue fogo nesse lugar, caia um cometa, aconteça um terremoto, uma enchente, abdução ou qualquer outra coisa improvavel e impossível aconteça e que livre-nos desse câncer que se prolifera por todo o país,podendo assim o Brasil começar do zero, com novos políticos, com novas idéias, com uma nova geração de corruptos, mentirosos e oportunistas! NÃO TEM JEITO, NÉ?

    • Rebeca Perez Silva disse:

      Sergio para este tipo de pensanmento eu só tenho uma resposta para te passar”Deus queira que o PSDB e o DEM contie com Sao Paulo pelo resto da vida, até porque o resto do Brasil merece crescer. essa corja que sempre foi o atraso por aqui no Nordeste esta desaparecendo. mas a elite paulitas não precisa se preocupar e ficar odiosos com Lula. O GOV de SP atraves das escolas pulblicas estão formando os trabalhadores escravos pra substituir os Nordestinos que sempre enriqueseram voces, tá bem.

  133. [...] This post was mentioned on Twitter by galeraptdoabc, Eliana Azevedo and Elaine Miola, rafaelbriense2. rafaelbriense2 said: A CAMPANHA SUJA DE #SERRROJAS DESMASCARADA POR RODRIGO VIANA: ALERTA GERAL http://migre.me/1Hk3U DEEM RT #GLOBOMENTE #SEJAMAIS1DILMA [...]

  134. pablo disse:

    a guerra é a politic de outra forma!!!
    é normalde se esperar o uso de taticas de informaçã o, a disput politica é uma DISPUTA, COMcomo uma guerra é !!!

  135. Reebeca Perez Silva disse:

    Eu tenho 55 anos sou filiada ao partido dos trabalhadores por volta de 2004.sou empresaria,aqui no sul (joinvill)é o maior colegio eleitoral do nosso esta SC. tudo Serra mas eu ñ deixo minha militancia um só dia…….estou preocupada mas do que nunca se este Aiatola vier a ganhar as eleições posso decretar minha falencia,sei que vai ser duro estes ultimos dias ,mas Deus vai deixar a Dilma 13 Presidente do meu querido Brasil….

  136. chanceLer disse:

    Tenho reiterado isso inúmeras vezes nas participações que faço nos blogs.
    Esse pessoal entrou de cabeça para “melar” o jogo (democrático).

  137. C. Brayton disse:

    Obrigado pela dica do pesquisador de Brasiliano; o site para mim foi novidade. Você, então, cometeu um ato de ” Inteligência Competitiva” que “agrega valor à informação.” Gosto disso! :-)

  138. Julio Silveira disse:

    Rodrigo, eles só não contavam com gente como você, eu e outros, que não querem mais ser manipulados, enquanto eles destroem as instituições democráticas. Quer manipulando-as em seu beneficio e com isso as desprestigiando sem nenhuma ética.
    É como eu costumo dizer para alguns amigos, essas eleições estão sendo um divisor de aguas, elas são especiais por que está desnudando de vez alguns do instrumentos mais utilizados pelos opressores no mundo, a informação com a intenção de manipular.
    Essa, a primeira lei de Goebells que foi assimilada por todos os agentes que trabalham para o atrazo, e no Brasil principalmente as grandes familias midiaticas a tem utilizado, e que por si só, por seu interesse desde a origem já indica a que serve.

  139. Esse é um artigo que estava esperando para ler. Sabia que tinha alguma estratégia mais cabalistica em cima disto tudo que está acontecendo. O PT não pode dar mole e nem atenção ao chororo do Serra nesta ultima semana. Deve mostrar ao Brasil que campanha é para escolher o melhor candidato, mais preparado e com melhores propostas não esta palhaçada, apesar que está até engraçado ta…

  140. luisfernando- rio de janeiro disse:

    o zé alagão não tem limites,é a maior farsa da política brasileira que chegue logo o dia 31 de outubro para que essa medíocre figura vá para as catacumbas do esquecimento.

  141. Cecéu disse:

    Você está certíssimo, mestre Rodrigo. E isto se aproxima do que este humilde comentarista falou lá atrás, de que chegariam até ao terrorismo, no fim da campanha. A palavra de ordem, de agora em diante na campanha da Dilma, deverá ser a de não aceitar nenhum tipo de provocação e evitar qualquer aproximação com tudo aquilo que denote violência. Não sei se a caminhada do Serra, em território perigoso dominado por mata-mosquitos que são seus inimigos históricos, já buscou deliberadamente o resultado que vem sendo apresentado pela imprensa e pela propaganda serristas. Se foi casual o acontecido, então tiveram que precipitar a detonação de todo o acervo que já tinham acumulado sobre a “violência petista”. É muito lamentável que o PT não estivesse preparado para evitar tais confrontos. Mas agora, nada justifica que daqui prá frente não se prepare fortemente para afastar qualquer sinal de violência na campanha. Violência por violência, não há nada mais horrível do que a polícia batendo em professores nas ruas das cidades.

  142. William disse:

    Acho que o SERRA caiu no desespero a muito tempo! Onde está o debate de idéias inovadoras? Projetos de crescimento do Brasil e de inclusão social, alternetivas viáveis a política econômica, erradicação das desigualdades (raciais, socias, condições de trabalho, etc),… O que ele diz esperiente “saúde”, deveria ser algo inovador. Mas não é! Como vai ficar as diretrizes do SUS, sem dinheiro? Saúde não melhora se não tiver investimento Sr. Serra, portanto, de onde vai sair o dinheiro das suas promessas?
    É vergonhoso fazer uma campanha com o nível do Serra, onde tem o JN da Globo, com a “duplinha” babando nele todo dia. É assim agora, o malandro vira vítima!
    Será que ninguém vai perguntar ao Serra quanto vai valer o salário mínimo daqui quatro anos? Ele só afirma que vai aumentar no primeiro ano, e depois?

  143. Aline disse:

    A CULPA EH MINHA EU EU A COLOCO EM QUEM EU QUISER!!

    essa eh a tatica do PT, meus caros. O que o Lula pode fazer contra provas filmadas de que o Serra foi atingido? O que podemos fazer se o mesmo partido que foi contra as DIRETAS JAH (sim, estou falando do PT) hoje fala em democracia?

    O que podemos fazer se o grande protetor da democracia no Brasil, O CARA, abraca fortemente o mais antigo ditador da historia? O que podemos fazer SE O SENTIMENTO DE FIDEL CASTRO POR LULA E’ RECIPROCO????

    O que podemos fazer com os hospitais, lojas e as milhares de casas que ficaram no apagao devido ao maravilhoso planejamento da entao ministra DILMA ROUSSEFF, que mostrou publicamente a prova de toda a sua incompetencia??

    O que podemos fazer com quem hoje defende a Petrobras como um filho, mas NAO a defendeu quando foi tomada pelo querido amigo do nosso ilustre presidente, um boliviano, ditador de meia tigela, o tal de EVO MORALES??????

    EH SIMPLES, EH SOH COLOCAR A CULPA NA OPOSICAO! E E’ ISSO QUE LULA E SUA GUANGUE VEM FAZENDO HA 8 ANOS!!!!

    Mas Jesus (que se Estivesse vivo, tambem nao votaria em Dilma) falou: ‘Oucam-me aqueles que tem ouvido para me ouvir”. Simplesmente ha pessoas despreparadas no mundo, que nao conseguem enxergar a realidade.

    Acho igualmente intrigante que quando a policia aborda manifestantes (vamos colocar os do MST como exemplo) todos ACHAM UM ABSURDO! Por que entao, seus hipocritas, quando e’ com o Serra ISSO EH DIFERENTE??

    Usem a cabeca, votem 45.
    bjos

    • William disse:

      Olá, Aline
      Com certeza você conhece muito pouco da história política brasileiro. Afirmar que o PT de Lula foi contra as Diretas Já, é realmente uma bobagem muito grande. Veja o que está escrito nesse link do IV Simpósio das Lutas Socias na América Latina – Imperialismo, Nacionalismo e Militarismo no Século XXI: http://www.uel.br/grupo-pesquisa/gepal/anais_ivsimp/gt8/12_vanderleinery.pdf
      A frente oposicionista em defesa do fim do Colégio Eleitoral, defendendo as Diretas, a partir de 1984, eram os Partidos: PDS, PMDB, PDT, PTB, PT e PCdoB(que estava ilegal naquela época).
      Nas apresentações dos comícios duas figuras se destacaram: Ulysses Guimarães (Deputado Federal pelo PMDB) e Luis Ignácio Lula da Silva, líder do PT.
      Como pode alguém afirmar que o Lula foi contra a redemocratização brasileira apenas pelo fato de ser amigo de alguém fora do Brasil que é ditador? O Fernando Henrique Cardoso, saudou Henry Kissinger como um velho amigo que ajudou a mudar o mundo. Entre as obras do “velho amigo” está o golpe que derrubou e matou Salvador Allende, presidente de um país que acolheu FHC em dias difíceis(Fonte:http://www.adur-rj.org.br/5com/pop-up/FHC_meu_amigo_kissinger.htm). Tinha aproximação com George W. Buch – “É uma honra receber o nosso amigo do Brasil, nós estamos honrados em ter você aqui. Temos muito em comum” – Afirmou o Buch, mentor de guerras no Afeganistão e Iraque. Nem por isso, podemos dizer que FHC, é contra a democracia pelo fato de ser amigo do Buch.
      Quando as suas opniões, Aline, não estou questionando. Estou mencionando apenas as suas grosserias.

  144. José Luiz disse:

    Eu faço parte da parte pensante da população. Infelizmente os brasileiros, na sua maioria, não têm cultura suficiente para distinguir o que é melhor para o nosso país: um bando de sindicalistas pelegos e terroristas tropicais frustrados ou pessoas de boa escolaridade que possam conduzir o pais para o lugar que merece.
    Serra á a nossa mais nova esperança. Como somos minoria, continuaremos lutando.

  145. Escrevinhador disse:

    [...] dias um texto sobre as “Cinco Ondas” da campanha negativa contra Dilma. O texto está aqui. O desdobramento final dessa campanha de medo e boatos (ou seja, a ”Quinta Onda”) [...]

  146. DARCI disse:

    Precisamos de um Jornal impresso agora. Ainda há tempo. O jornal Mobiliza a militância, desperta o interesse do leitor, esclarece, mostra o programa e as realizações e combate a boataria e factóides. Tenho cobrado, mas, nada.Jornal prá campnaha JÁ.
    JORNAL SE LÊ EM QUALQUER LUGAR, A QUALQUER HORA, PASSA DE MÃO EM MÃO, TEM DURAÇÃO E CREDIBILIDADE. o POVÃO DÁ MUITO CRÉDITO AO QUE ESTÁ ESCRITO.

  147. Jurgen disse:

    Eu lembro da campanha em 1989 em Caxias do Sul quando um bando disfarçados de militantes do PT agrediram quem estava acompanhando o comício do Collor. O governador na época era o Simon que não revelou o resultado da investigação antes do resultado. Muita gente mudou o voto aqui no RS. O governador do Rio deve enviar acompanhamento para a segurança dos comícios e evitar qualquer evidencia fraudulenta.

  148. Angelo disse:

    Que Deus desperte o povo brasileiro dessa nojeira que esta em andamento no Brasil, que todos os eleitores tenham conciência da gerra que esta sendo travada, é pelas riquesas que este pais possui, grandes corporações externas estão tentando se apropriar e usam o Serra com meio para isso, a GRANDE MIDIA é a cafageste, mundana, sócia do mal, que leva pessoas simples a acreditarem nesta imundice, e pessoas bem sucedidas que acham que a elite tem que dominar mesmo e também são levadas pela manipulação dos fatos e não se dão conta do que esta acontecento. Hoje mais do que nunca a DILMA tem que ser presidente deste pais, que Deus nos abençoe e ilumine a Dilma e toda sua equipe, e que de aos inimigos que tramam isto a derrota que eles merecem

  149. turmadazica disse:

    Ainda tá com “vírus” o blog… Maledettos… Essa semana vai ser suja… Mas vamo que vamo!

  150. Marcos Antônio disse:

    Essa ação dó PIG deixou os brasileiros com vergonha de falar em LULA abertamente!
    Há um constrangimento em falar do LULA!
    Até o filme do Lula algumas pessoas não foram por constrangimento!
    Isso quem propagou foi o PIG!
    E vão fazer o mesmo com a DILMA!
    O Brasil está no 58º em liberdade de imprensa!
    A questão que não fica clara neste ranking é como uma imprensa que faz o que faz e ainda não há liberdade total de imprensa?
    Creio que a falta de liberdade que existe é para apoiar as politicas implementadas pelo governo LULA por exemplo!
    A grande imprensa só tem um lado!
    Onde o calo aperta nesta questão?
    Pro que não é crível que não haja liberdade de imprensa!
    Onde está a NÃO LIBERDADE DE IMPRENSA para que o Brasil ainda esteja no 58º lugar?
    O que falta libertar?

  151. Giovanna disse:

    Fico apavorada com a idéia do PSDB conseguir ganhar as eleições. Sempre que converso com algum serrista fico impressionada com o ressentimento que eles nutrem pelos programas sociais do Governo LULA. Eles falam com rancor e se negam a enxergar quaquer avanço. Graças a Deus a vantagem de nossa Dilma está aumentando, porque por uns dias andei meio desanimada. É DILMA!

  152. Giovanna disse:

    Fico apavorada com a idéia do PSDB conseguir ganhar as eleições. Sempre que converso com algum serrista fico impressionada com o ressentimento que eles nutrem pelos programas sociais do Governo LULA. Eles falam com rancor e se negam a enxergar qualquer avanço. Graças a Deus a vantagem de nossa Dilma está aumentando, porque por uns dias andei meio desanimada. É DILMA!

  153. Felipe Augusto disse:

    Por essas e outras, que digo: a Internet foi um tiro no pé do capitalismo.

  154. José Carlos disse:

    Rodrigo,

    A campanha de Dilma deve mostrar os Ministros do serra:

    01. fhc – Ministro das Relações Exteriores ou Consul em Paris;
    02. tasso jereissati – Ministro da Fazenda;
    03. arthur virgilio(artur neto) –
    04. alvaro dias -
    05. jarbas vasconcelos -
    06. roberto freire -
    07. yeda crusius -
    08. mao santa -
    09. cesar maia -
    10. marco maciel -
    11. sergio guerra -
    12. flexa ribeiro -
    13. malan -
    14. eduardo jorge -
    15. veronica serra -
    16. jose roberto arruda –
    17. etc. etc. etc.

    Não queremos a volta dessa turma: É Dilma 13.

  155. nelson menezes disse:

    Acordenação da campanha da DILMA tem que ter um pessoal só para ler os Blogs é daqui que sai muitas informações e denuncias e sugestões que podem fazer a diferença.

  156. Tenho um pressentimento ruim de que essa última semana será a mais macabra de toda história das eleições no Brasil. Cabe a todos eleitores de Dilma se mobilizarem contra essa última semana de ataques.

  157. Rodrigo Moreira disse:

    O tal site “tribuna nacional” saiu do ar. Será um indicio?

    http://www.tribunanacional.com.br/

    Dilma neles!

  158. Melk disse:

    Momento histórico do Brasil: 3ª onda de luz.

    Dilma precisa mostrar argumentos do lado superior da política. Em vez de mentira mostrar a luz da História. Três luzes acenderam a História recente do Brasil: democracia, classe média, conhecimento.
    A democracia fez com que a repressão fosse substituída pelo diálogo. Assim, entramos numa segunda onda de luz: sem revoluções sangrentas, apenas com o diálogo, o governo Lula conseguiu incluir 50% da população brasileira na classe média.
    A terceira onda, agora, será o do governo Dilma inserir essa classe média no conhecimento.
    O momento de Dilma é o de trazer um elemento de futuro. Os eleitores querem ouvir algo mais. Ver uma direção. Chega o momento de Dilma se declarar em termos do caminho do conhecimento. O seu discurso pode ser feito em termos dos avanços da ciência e tecnologia no Brasil, das escolas técnicas, do Prouni, do PNBL etc.

    Veja o blog: “Causa do Conhecimento”

  159. Roger4ml disse:

    Então quer dizer que tudo os veículos de comunicação como: Veja, Época, Exame, Folha, Estadão e etc quando publicou as sacanagens, corrupções, roubos e etc são ondas de boatos?

    kkkkkkkkkkkkk

    Voce é uma onda paga pelo PT para escrever isso!

    Meu voto é 45 SERRA, mesmo sabendo que a Dilma vencerá e continuaremos na merda enganando o povão e ainda o PT gozando do Plano Real (FHC) que realmente levantou nossa economia…

  160. Jose Neto disse:

    É caro roger, da pra ver que voçe entende muito de economia, e a unica merda que voce esta é a do seu pensamento, abraços

  161. Márcio disse:

    Olá, gostaria de acrescentar algo que considero importante às “cinco ondas” já descritas: trata-se da “apropriacao de discusso alheio” feitas nao nas sombras, mas sim de forma explícita, por Serra em sua campanha política e espalhada pelos veículos de comunicacao em massa que trabalham para ele (ou o contrário, para quem ele trabalha).

    Nao se trata de uma “onda”, pois ela é posta em praticamente incessantemente. Isso, praticamente, desde o início das campanhas, porém mas fortemente e evidente nas últimas semanas.

    Essa apropriacao de discusso tem várias facetas, mas, grosso modo, é possível dividí-la em dois tipos complementares:

    1. Uma de auto-representacao (ou positiva). Por ex. ao fazer certas promessas, apropriar-se de feitos ou realizacoes de outros, ou dizer de sua própria maneira que fará certas coisas, quando na verdade essas sao as propostas do outro candidato (isso é sobretudo evidente no esforco que Serra fez para se parecer mais com Lula…).

    2. Uma de acusacao, sobre o outro (ou negativa): Por ex., quando Lula é comparado a Hitler até por FHC, ou que a Dilma é facista, quando, de fato, é o PSDB e Serra/FHC quem possui o suporte e apoio da parcela mais radicalmente conservadora do país (daquela mesma que apoiou e apoiaria novamente a ditadura militar e o sistema repressivo), sem falar no apoio de uma campanha publicitária voltada para a “massa” (termo que pressupoem as pessoas como indivíduos passivos a serem governados) que, na prática, aí sim, é digna dos manuais do ministério da propaganda nazista.

    Isso acontece justamente devido ao (relativo) “vazio” do PSDB/Serra/FHC. Como nao existe um projeto de governo do Serra ou do PSDB para o país (ou existe, mas ele precisa ser sempre ocultado pois nao corresponde ao que a maioria dos brasileiros querem), é necessário apropriar-se despudoradamente das propostas alheias e dizer que sao suas, de modo a parecer que o outro candidato nao é a favor das propostas.

    Por sorte e burrice de Serra e sua campanha, a cara-de-pau é tao grotesca que a maioria se toca quem é quem nessa disputa.

  162. jose vieira da silva disse:

    Seja rasoável
    Querer que o eleitor vote em um candidato igual ao serra!!!
    Quando podemos escolher o melhor e mais competente governo que este país já teve?
    Ora se liga mané né né né né né

  163. Aulonemia disse:

    Poxa…
    Coitado de ti, Roger4ml… com tanta informação disponível e ainda continua alienado! Entendo que você esteja confuso, em meio a tanta informação sendo bombardeada. É natural achar que esse blogueiro esteja fazendo o mesmo papel que o PIG. Então, para formar sua própria opinião, vale a pena ver um documentário que não foi feito por nenhum blogueiro brasileiro. Ele foi trasmitido pela BBC, britânica, e no Brasil, censurado. Veja o que o mundo todo percebe da gente, e muitos brasileiros não percebem. Esse humilde blogueiro só está tentando fazer a verdade emergir.
    Segue o link: “Muito além do cidadão Kane”
    http://www.youtube.com/watch?v=JA9bPyd1RKQ
    São 4 vídeos. Só ir vendo.
    Abraços e boa caminhada pela desalienação!

  164. Carlos Eduardo disse:

    A disseminação da dúvida só encomoda, quando somos vítimas dela. Como diz a sabedoria popular: limão nos olhos dos outros, para mim, é refresco.

  165. Luciana disse:

    Aqui na minha familia são mais de 10 votos todos em Dilma, estou é bloqueando todo esse povo terrorista que lota minha caixa postal com e-mails distorcidos mentirosos e sem fundamentos, inclusive já consegui brigar com o Padre da minha comunidade que fica manipulando os votos dos fiéis, será que serei excomungada rs.`

    Parabéns pela matéria

  166. Apesar de Vocês (deles, no caso) disse:

    Alerta a todos. Lembrem-se que na última semana de Agosto de 2010, na zona leste da capital São Paulo, foi roubada um caminhão carregado com quase 2.350 quilos (quase 2.5 toneladas) de explosivo. Foi uma quadrila organizada. Bandidos armados em 2 carros interceptaram o caminhão na Rodovia Fernão Dias, sequestraram o motorista por 6 horas e levaram a carga. Na época, pr-e 1o turno, eu comentei de que poderia ser usado para causar tumulto pré-eleitoral e desestabilizar o governo Lula. Há risco de que seja usado agora. Lembre-se foi em SP, do governo PSDB/DEM. FIQUEM EM ALERTA!

  167. Osvaldo Alencar disse:

    Já estou quase desistindo…
    Será que ninguém da campanha da Dilma lê blogs como este?
    Será que esses caras não veem um palmo adiante?
    Vão querer tomar alguma providência depois da derrota?
    Ou será que tá tudo combinado entre os integrantes da campanha?

  168. [...] entrevista ao blog Escrevinhador, de Rodrigo Vianna, o jornalista  Tony Chastinet já alertava sobre possíveis técnicas utilizadas para associar o [...]

  169. Nice disse:

    Ops… acho que entrei no lugar errado, pois o nível aqui é só de ignorantes, vamos esperar que ela ganhe mesmo, só assim vc SR.RODRIGO,vc mesmo é o primeiro a ser censurado pela ditadora DILMA !!!! KKKKKKK, OPSSS….TEM O MACEDO PARA TE DEFENDER .

  170. Julio disse:

    É preciso estar alerta. A campanha de Serra foi, desde o início, uma cópia fiel do tipo de coisa que a extrema direita americana faz, e fez contra Obama, por exemplo. Começou com a boataria e as fraudes pela internet, depois os panfletos, a baixaria religiosa, as ligações telefônicas etc. Ao mesmo tempo, ele se apropria do discurso de Lula (vai dar vacina de graça aos idosos, vai construir a transnordestina etc. etc.) e se autodenomina o lado “do bem”. É muita cara de pau. Fiquemos atentos! Espero que o PT de SP tenha começado a agir no sentido de alertar os paulistanos que não compactuam com esse tipo de atentato à democracia, que está sendo comentado a respeito do comício de 29/10

  171. Marcus disse:

    Colega. Vale copiar as últimas páginas de VEJa e publicá-las!

  172. Joao Carlos disse:

    Eu conheço 3 tipos de pessoas que votam na Dilma:
    1) Funcionários Publico,
    2) Beneficiados pelo bolsa familia e
    3) Ignorantes.

    Em qual dos grupos vcs se enquadram ?

    Obs.1: O salário mensal médio de um funcionário Federal é de mais de R$7000(podem confirmar) e quantas horas são trabalhadas por ano com todos os recessos e pontos facultativos?
    Obs.2: Para suportar esses salários , as mordomias e os mensalões ( ah é mensalão é coisa da Globo) cada um de nós brasileiro trabalhamos 5 meses só para pagar impostos. Quem vai enxugar essa maquina ? O PT ? rs rs

    Volto a perguntar,em qual dos grupos vcs se enquadram ?
    Boa tarde..
    JC

  173. ELIZA disse:

    QUEM TEM CONVICÇÃO SOBRE SEU VOTO, NÃO É ATINGIDO POR QUALQUER ONDA. OS QUE NÃO LEEM, NÃO ACOMPANHAM A HISTÓRIA DO PRÓPRIO PAÍS, NÃO TEM ENFIM, CONHECIMENTO SOBRE SI MESMO COMO POVO…ESSE PODE SER INFLUENCIADO. SERÁ DIFERENTE QUANDO A POPULAÇÃO, ALÉM DE COMER E SE DIVERTIR, SOUBER LER, APRENDER, SE POLITIZAR. É ISSO QUE PRECISAMOS. MEU VOTO É DILMA, PORQUE SEI DE NOSSA HISTÓRIA.FUI ESTUDANTE NO PERÍODO MILITAR E SEI COMO ESSSES JOVENS SONHAVAM COM UM PAÍS MELHOR. ESTAMOS CHEGANDO LÁ.

Comentar