Direita reorganiza coalizão de 64: falta a marcha!

publicada terça, 12/01/2010 às 10:51 e atualizado quinta, 14/01/2010 às 13:09 | Comentários 57 Comentários

Marcha da Família, Com Deus, Pela Liberdade...

É só isso que está faltando nesse início de 2010.

Ontem, fui a um encontro de pequenos empresários da comunicação e blogueiros, interessados em se organizar. Um dos presentes foi quem levantou essa bola.  "A direita armou a mesma frente de 64:, militares, latifundiários e donos da midia; só falta a Marcha da Família".

A discussão, que era pra ser sobre comunicação, enveredou pela politica. Lembrei aos amigos que na América Latina há - claramente - uma reorganização das forças da direita. Curioso que a direita retome a ofensiva  justamente quando Obama chega ao poder. Parece que Obama (para ter energia nos combates internos que trava com os republicanos) abriu mão de interferir no aparelho conservador que segue dominando as ações dos EUA no exterior.

Esse aparelho dá apoio à ofensiva da direita no continente. Garcia, no Peru, investe contra a Bolívia. Uribe abre as portas para novas bases dos EUA na Colômbia. Hillary e sua tropa (!) dão apoio aos golpistas de Honduras. Lugo é emparedado pela direita no Paraguai. Cristina Kirchner vê a direita partir pra cima do governo na Argentina.

No Chile, joga-se o próxmo round dessa disputa. No domingo, um candidato da direita (e lá é direita mesmo, pinochetista, ele não finge que é de "centro") segue à frente nas pesquisas, e pode levar de volta ao La Moneda a coligação que deu sustentação ao general ditador.

Análisávamos o quadro quando alguém lembrou o óbvio. "O Brasil está no centro de tudo; se cair o Brasil, cai o resto".

Esse é o jogo.

Vejam: não estou a dizer que Serra seja da extrema-direita. Isso não é verdade. Goste-se ou não de seus métodos, ele é hoje um homem de centro. Não pode ser comparado a Bornhausen, ACM e outros. Mas o fato é que a política jogou Serra para uma coligação direitista; e ele aceitou o jogo.

Os grandes capitalistas não achariam ruim uma vitória de Dilma. Ganham dinheiro com o governo Lula. Sabem que é preciso distribuir renda, e reduzir as iniquidades. Assim eles faturam mais. Lula fez (e faz) um governo social-democrata, moderado.

Mas a direita orgânica, preconceituosa, que acha "nordestino vagabundo" e não quer "quota para preto safado" (são expressões que eu ouço aqui em São Paulo), essa direita está salivando. É a turma que baba na gravata, de raiva, ao pensar em Dilma (a "terrorista") no poder.

São vários os setores que se alvoroçam no Brasil nesse início de 2010: a classe média raivosa, os partidos de oposição (por terem perdido o aparato do Estado - imaginem mais 4 ou até mais 12 anos de petistas no poder; seria o fim para o demo-tucanato), os donos da grande mídia (por terem perdido verba publicitária para veículos do interior, inteligente estratégia do governo Lula para quebrar a espinha dorsal do PIG).

Eles vão se agarrar no que puderem, pra atacar Dilma. É do jogo. 

A reportagem que a "Band" levou ao ar, sobre o Plano de Direitos Humanos, é quase uma piada. Mas devemos levar a sério. É um sinal de que o desespero chegou. A coalizão de 64 já não tem força para marchar nas ruas, imagino. Mas eles ainda têm a mídia para aterrorizar os cidadãos. O Azenha reproduziu o texto da "reportagem" da Band aqui -  http://www.viomundo.com.br/voce-escreve/jornal-da-band-inventa-guerrilheiros-torturadores/

Na reunião de ontem, um veterano militante lembrou que nos anos 60/70 costumava-se subestimar a direita. "Quando, numa peça de teatro por exemplo, íamos caracterizar um sujeito como consrevador, ele era caracterizado normalmente como obtuso, sem brilho; e não é assim que as coisas funcionam".

De fato. Não vamos subestimar a direita. Ela fará tudo, muito mais do que em 2002 ou 2006, para impedir outra vitória da centro-esquerda. Até porque agora há o aval de um movimento em toda a América Latina, para barrar qualquer traço de reforma social. 

O embate será pesado. A batalha do Brasil é a mais importante na grande disputa pela América Latina. 

A Marcha da Família pode não ir pra rua em 2010. Mas aquele espírito de caça às bruxas estará na campanha. Serra não precisará fazer esse jogo sujo. Haverá muitos boris dispostos a fazer o jogo pra ele. 

Comentários 57 Comentários | Comentar!

 

Dissimulado comentou em 23/01/2010 às 19:57

Ah assutado, vai corta essa conversinha vai. Não é o fato de que uns sejam de direita ou de esquerda que gere apoio ou repúdio. Mas sim o fato de que qualquer brasileiro que acesse outras midias que não as "convencionais" sabe que mudanças profundas foram feitas nestes últimos 10 anos. Economia num é importante?! Economia é tudo pô! A não ser que voce tenha saido magicamente dos anos 80 do leste europeu e usasse sapato 3 ou 4 tamanhos maior que seu pé pra dizer isso. Fato que só sofremos com a politica neoliberal dos antecessores, num vou nem citar privatizações, sistemas de radar, acordos de transferencias de materias genéticos para laboratórios estrangeiros, foguetes explosivos, e por ai vai. Essa do Hitler me dói a cabeça toda vez que me deparo com esse argumento. É Hitler queria muita justiça social, queria igualdade do povo Judeu na sociedade alemã! O pior é que esse papo furado desta pseudo-direita é igualzinho em toda américa latina. são os mesmos argumentos fracos, só muda o idioma. Não que eu esteja rotulando você, não tenho a menor idéia de qual seja sua ideologia.

assustado, o retorno comentou em 22/01/2010 às 14:03

O que vocês escrevem me dão razão. Nem me conhecem e já me rotulam por discordar de vocês: para um eu sou neobobinho e me ennquadra em um lado deste mundo. Para o Almir, pelo fato de eu discordar devo ser de direita - eu não sei a lógica disso. A outra com um pequeno post meu já afirma que não entendo nada de futebol. Uau!!!!! Uma comparação minha já vira uma certeza dela. Também imagina que eu seja uma pessoa que more em bons bairros. Para tristeza dela não moro. Mas se morasse, isso diminuíria minhas impressões? Só tem certeza da realidade quem mora na períferia? Ela e outro tem certeza que todos que não se alinham de um lado, todos são corruptos! Novamente, enfatizo que essa generalização não serve de nada. Fala de paulista sendo preconceituoso e usa um exemplo particular de sua família. Outro por um simples post meu já tem certeza que não conheço política, movimentos, história, etc. Tem "quase certeza" de eu sou um capanga de algum político. E para dar "peso" à sua afirmação uso um fator economico de dois países - Bolívia e Holanda. A economia é importante, mas não é o único fator que se mede um país. Ora, se uma pessoa quisesse usar um exemplo desse daria razão a Hitler que tirou o país de um mega inflação, trouxe emprego, dignidade à nação alemã. Eu fico triste, pois nosso país vê as coisas de modo pobre, simplista, econômico, deixando de lado outros aspectos bem mais importantes, só para citar um a ética. Vejam o que um simples e despretencioso post causa. É isso que empobrece o nosso Brasil! Não há um preocupação em ver o que um ou outro pode fazer de bom. Se um ou outro não se alinha ao meu esquema, não presta.

bacharel comentou em 18/01/2010 às 20:41

Se a direita me convocar....eu vou !

Almir comentou em 17/01/2010 às 15:01

Assustado, Seguinte, ô neobobinho: se vocês retornarem ao poder. vão cumprir as ameças que fizeram nos últimos sete anos. Falo ameaças porque promessa de neoliberal não é promessa, é ameaça meeesmo. Vão transformar o Brasil num imenso Haiti (de novo). Como? Assim, ó: fim dos programas sociais (que, segundo vocês, fomentam a vagabundagem), arrocho salarial, demissão de milhões de servidores públicos (que pra vocês são "parasitas"), além de entregarem (de mão veijada, como sempre) nossas riquezas aos neo-amigões americanos. Entendeu agora?

mineiro comentou em 17/01/2010 às 12:12

os paulista metidos a besta gosta dos demoniostucanos e quer que o brasil goste tambem. quem golta de sofrer é paulista , brasileiro nao.

Marcos Doniseti comentou em 16/01/2010 às 17:51

Rodrigo, somente não temos novas 'Marchas da Família' agora, porque a Direita golpista atual não tem povo ao lado dela. E eles sabem disso. Lembra do 'Cansei'? Não apareceu ninguém. Povão, mesmo, ignorou aquela palhaçada. Hoje, quem tem o povo ao seu lado é o Presidente Lula e quem ele apoiar irá se eleger Presidente, tal como ocorreu em 1945, quando Vargas apoiou Dutra e este ganhou facilmente do Brigadeiro Eduardo Gomes, obtendo 45% dos votos. No Chile, a 'Concertación' não venceu a eleição, ainda, porque se fragmentou em 3 candidaturas no 1o. turno. Agora, no entanto, estão todos juntos novamente. Ominami e Arrate, que obtiveram 27% dos votos no 1o. turno, apóiam, que teve 29% dos votos. O comando de campanha de Frei está otimista e Piñera está atacando duramente Michele Bachelet porque esta fez críticas à ele. Como Bachelet tem 81% de aprovação, falar mal dela e do seu governo poderá levar à vitória de Frei. Este, aliás, reforçou a sua ligação com o governo de Bachelet e já conseguiu empate técnico com Piñera em pesquisa feita entre 3 e 10 de Janeiro. Acredito que Frei irá ganhar, por uns 2 ou 3 p.p., mas irá vencer. Quanto à América Central, aquilo lá é um quintal dos EUA, mesmo, infelizmente.

Cristiane S Carvalho comentou em 15/01/2010 às 12:29

Assustado comentou em 13/01/2010 às 10:56 "Depois de ler alguns de seus posts, fico me perguntando que é realmente preconceituoso!! É incrível como vocë e outros fazem da política como se fosse um jogo de futebol. " E vc não entende nada de "futebol", não é? "São apaixonados e não usam a mente, simplistas demais. " heheheh só rindo mesmo.... simplista... "Se algué é de direita não presta, é atrasado, é corrupto, suas ideias são sempre ruins, seus planos são egoístas, são ricos e odeiam os pobres, e assim vai. " Puxa, não queria te assustar mais ainda, mas é a pura verdade! "Se o Serra e/ou outro ganhar que não seja a Dilma, vocês já afirmam que não será bom, que será corrupto, que é um tipo de golpe, coisas do tipo. " Você mora em SP? Mas, em SP na periferia? Pq morar nos Jardins, na Vila Madalena, Morumbi, Alphaville, não vale. Você conhece SP? Sabe o que são anos e anos de governo do PSDB em SP? "É triste você e outros afirmarem que paulistas são preconceituosos, odeiam nordestinos, e assim por diante. Esse simplismo e generalização sim que é preconceitusa." PAULISTAS SÃO PRECONCEITUOSOS. Nasci e moro em São Paulo há 36 anos e posso afirmar com toda certeza que os paulistas são preconceituosos. Venho de uma família de direita, leitora da Veja e adoradora da Globo, e deles ouço comentários que me envergonham. No trabalho acontece a mesma coisa. Já li comentários em outros blogs, de paulistas que acham que os nordestinos deviam ser todos mandados de volta para seus estados de origem!

FabioT comentou em 15/01/2010 às 10:54

Rodrigo, o serra não é centro, é DA direita, alias o psdb superou o pfl, ele apenas faz pose e fala trololó

Edmilson comentou em 14/01/2010 às 18:56

"Assustado", não conheço uma só pessoa direita que seja "de direita"...

Messias Franca de Macedo comentou em 14/01/2010 às 14:27

ONDE SE PODE VER O VICE DE SERRA! http://www.tvcanal13.com.br/tvonline/mao-santa-afirma-ser-vice-da-chapa-de-serra-4689.asp República de Nós Bananas Bahia, Feira de Santana Messias Franca de Macedo

Messias Franca de Macedo comentou em 14/01/2010 às 13:01

Questionário para o Serra Por Emir Sader Em www.cartamaior.com.br %u2013 blog do Emir Nossa singela contribuição: [José] Serrinha [Elétrica!], caso eleito presidente da República - para deleite e salvação do PIG e demais DIREITONA OPOSIÇÃO AO BRASIL - o senhor se compromete a assinar um documento, registrado em cartório, assegurando que cumprirá integralmente o mandato? [Não, não se aborreça, candidato, é porque a história pregressa nos demonstrou outros momentos é que o senhor... Calma, candidato... Não, não estou lhe agredindo... Não, também não sou petista... Sim, sou quase-preto...] República de Nós Bananas Bahia, Feira de Santana Messias Franca de Macedo

Messias Franca de Macedo comentou em 14/01/2010 às 12:46

desprezível errata desprezível: ... onde esteve em férias... (ao invés de ... 'onde esteve de férias'... ) Respeitosas saudações, República de Nós Bananas Bahia, Feira de Santana Messias Franca de Macedo

Messias Franca de Macedo comentou em 14/01/2010 às 12:44

INEDITISMO ECUMÊNICO! [Somente o PIG sucursal do Brasil é capaz de errar cavalarmente na dose golpista, de modo a panfletar a (des)informação de que tributarista é especialista em direitos humanos! Incrível! Contado, parece mentira!] Senão vejamos: O TRIBUTARISTA DE DEUS! [O ENSANDECIDO] IVES GRANA %u2013 perdão, ato falho -, Ives Gandra está com o DEMo no corpo %u2013 idem perdão -, com o DIABO no corpo! Senão vejamos! O GOLPE! http://www.band.com.br/jornaldaband/videos.asp Decreto de Direitos Humanos é criticado pela sociedade QUESTÃO DE 'ACLARAMENTO'!: Ives Grana, o filiado do Cansei e da Opus Dei de Geraldo Alckmin e demais fascistas, foi *demitido sumariamente do cargo de tributarista de Deus(!?) *Motivo do ato solene de Deus: Ives Grana [Ives Gandra] foi demitido [por Deus!] porquanto repudia veementemente a criação do imposto sobre as grandes fortunas e não reconhece a profissão mais antiga do mundo: a de prostituta, ou, atualizando a história dos direitos humanos, a de profissional do sexo! E sobre o ministro Serrista Nelson Jobim? Deus irá chamar Lula às falas! Oremos! República de Nós Bananas Bahia, Feira de Santana Messias Franca de Macedo

Messias Franca de Macedo comentou em 14/01/2010 às 11:43

AINDA SOBRE NEXO GOLPISTA [FASCISMO ETERNO] II "Finalmente, o presidente Lula retornou da praia, onde esteve de férias desde a tragédia de Angra dos Reis" Manchete de um jornal televisivo, não me recordo se da BANDalheira e/ou da Rede Roubo "O decreto que o presidente Lula assinou sem ler está causando muitas celeumas, inclusive dentro do próprio governo! A reportagem da BAND procurou a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, o ministro Paulo Vanucchi, o ministro Tarso Genro, o ministro Franklin Martins... E nenhum deles atendeu à nossa reportagem!" "Metade do governo torce o nariz para o ministro da Defesa, que não é do PT, não é da turma, não fica maquinando nem arranjando fantasmas e inimigos onde não há. Mas, para Lula, Jobim é uma mão na roda. Enquanto Lula é daqueles que gostam de negociar e de empurrar com a barriga, Jobim é o oposto: não tem medo, gosta de decidir tudo logo, rápido. O problema é que Lula é voluntarista de um jeito, Jobim é de outro --turrão, mandão. E isso está muito claro neste momento, quando a FAB --que é quem entende do riscado-- faz um trabalho super-detalhado, de 30 mil páginas, sobre o melhor pacote dos caças supersônicos para o Brasil e o presidente e o ministro resistem a ver, ler, considerar. Em vez de resolver, desta vez Jobim corre o risco de atrapalhar. Gostem ou não gostem, até aqui Lula deve muito mais a Jobim do que ele a Lula. Por isso, o ministro não tem o direito de errar justamente agora. Seria como atravessar o Atlântico inteiro e morrer na praia.%u201D Excerto de mais um editorial (sic) escrito por Eliane Serra Cantânhede, da Folha da ditabranda! A mesma Eliane, %u2018a musa da febre amarela%u2019, jornalista tucana colega dos patrões Frias da mesma ditabranda impunemente festiva que torturou e matou covardemente inocentes brasileiros e brasileiras! República de Nós Bananas Bahia, Feira de Santana Messias Franca de Macedo

Messias Franca de Macedo comentou em 14/01/2010 às 11:42

AINDA SOBRE NEXO GOLPISTA [FASCISMO ETERNO] I! (...) %u201CJá dava para notar para onde caminharia a "crise", não fosse pelo infortúnio caribenho: iria bater às portas da Casa Civil e de Dilma Rousseff.%u201D Ínclito e impávido jornalista Luiz Carlos Azenha O QUE APRENDI NA POLÊMICA DO PNDH |Publicado em 14 de janeiro de 2010 às 00:40 por Luiz Carlos Azenha http://www.viomundo.com.br/opiniao/o-que-aprendi-na-polemica-do-pndh/ %u201CEu, sinceramente, não enxergo nenhum viés autoritário neste decreto. Acredito, sim, numa exploração miúda, no varejo, futricas politiqueiras adotadas por aqueles que se opõem ao governo. Atitude desenvolvida sobretudo pelo fato de o decreto ter passado pela Casa Civil.%u201D Sepúlveda Pertence,%u201D*jogando talco na cara do careta William Waack da %u2018RouboNews%u201D %u2013 e lavando as nossas almas! *Programa %u2018Painel%u2019 Messias Franca de Macedo Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas

graciliano comentou em 14/01/2010 às 04:39

Meu caro ASSUSTADO: percebo a sua confusão, e a compreendo. Ou vc é um desinformado total, ou está escrevando do porão do comitê do Serra. Leia com mais atenção os comentários e a posição reveladora do Rodrigo. Quem está no século passado (alguns estão ainda na Idade Média, como Ives Martins e Boris Casoy, p. ex.) é a direita brasileira. Cadê o intelectual conservador atual no Brasil? Cadê o Roberto Campos, que, embora sustentado pela CIA, aprensentava argumentos? Cadê o sociólogo, este sim, Gilberto Freira, que fazia uma análise do Brasil a partir da inferioridade genética do nosso povo? Leia rapaz, veja, meu amigo, e entenderá o que significa hoje no Brasil, hoje no mundo, Direita e Esquerda. Hoje, nada a ver com o século 18, tá? Aproveite e peça pro PIG explicar porque a Bolívia dobrou seu PIB, em plena crise. Hoje cai ou não o governo da Holanda, vc sabia? Saudações democráticas!

Andre Barreto comentou em 14/01/2010 às 02:55

O povo esta com Lula...

João comentou em 14/01/2010 às 01:33

Rodrigo: em 2010 o Brasil estará em uma "esquina" de uma rua sem fim. Ou seja, ou irá para a direita ou para a esquerda, pois a rua é sem fim. O que quero dizer com isso? Que está se repetindo, grosso modo, o que aconteceu com Getúlio Vargas e João Goulart. Ao optar pelo caminho da esquerda o Governo Lula (e sua candidata) correm, realmente, o risco de levar um "golpe" mais sofisticado que o de 1964: o golpe da mídia. Com relação à grande mídia, não preciso falar nada. Quem apoiaria o golpe? A Igreja Católica? Provavelmente sim. Basta ver a configuração conservadora a Igreja atualmente. A ala progressista da Igreja foi colocada "de lado". Quem mais apoiaria? Os latifundiários, com certeza, e a classe média conservadora que habita em muitos lugares deste país. O que quero dizer com isto tudo? Que em 2010 o saco de maldades já foi aberto, e que a batalha será árdua. Teremos que convencer um conservador por dia para votar na Dilma (já estou fazendo isto, até minha mãe, uma senhora de 70 anos votará na Ministra), e auxiliar a desmascarar as mentiras plantadas na mídia (como a ficha falsa do jornal da ditabranda). Abc João

antonio barbosa filho comentou em 14/01/2010 às 00:32

Sua advertência é fundamental: a direita desesperada por falta de votos vai atacar de outras maneiras. O modelo hondurenho pode tende a ser o imitado, embora seja mais difícil prender o Lula na cama do que o Manuel Zelaya. Que a direita sonha com isso, não há dúvidas: ela escreve diariamente isso em jornais, tvs e blogs. Querem o golpe, mas não de um sargentão maluco que mate o Lula, por exemplo. Isso causaria comoção nacional e o resultado seria o mesmo do suicídio do Getúlio, que atrasou a UDN-Arena-PFL-DEM por 20 anos. Nossa direita-burra quer hoje o Judiciário como comparsa, assim como ocorreu em Honduras. Denunciar o golpe é fundamental, como vc faz. Ter medo nunca! Se dependesse da direitona burra, teríamos sido fuzilados faz tempo. Ocorre que não lhe convém derrubar o líder político mais popular no mundo. Seria como matar o Mandela, a Madre Teresa de Calcutá ou a Zilda Arns. A disputa será no voto, temos que insistir nisso. E Serra tem que expor o seu programa para o Brasil. O povo vai escolher. É simples assim. Se a direita tivesse um programa para o País que não fosse apenas vendê-lo e enriquecer-se, poderia ganhar alguns votos. Mas não tem...ou tem?

Jhota comentou em 13/01/2010 às 18:59

Tirando a generalização, não concordo apenas com outra coisita que ta escrito aqui. Achar que Serra não faz parte deste time da direita raivos(?). Ele e FHC são os lideres, os cabeças desta corja. Mas, vão quebrar a cara outra vez. Dilma vencerá e fácil. http://blogdobriguilino.blogspot.com/2010/01/tucademopiganalhada-uma-fabrica-de.html

Maria Magnoni comentou em 13/01/2010 às 17:02

Prezado Rodrigo, Muito lúcida sua análise, e não nos não esquecemos que a Argentina terá eleições presidenciais em 2011 e a direita de lá tbém está prá lá de sequiosa para voltar à Casa Rosada. E sem governos mais à esquerda no Brasil, Chile e Argentina a situação dos governos da Venezuela, Bolívia, Equador, Paraguai e Uruguai ficará muito mais complicada. Penso que não temos de forma nenhuma que subestimar o poder da grande corporação midiática em favor da candidatura Serra, a nosso favor temos, por exemplo, o território livre da internet, vamos usá-lo com fé e coragem para fazer chegar ao maior número possível de brasileiros a informação mais esclarecedora possível. Abraços.

Luiz Carlos Azenha comentou em 13/01/2010 às 14:43

É isso aí, Rodrigo. No ponto nevrálgico.

Francisco Ávner comentou em 13/01/2010 às 11:07

Caro Rodrigo, A marcha da família já começou. Ontem no encerramento da novela global colocaram um cidadão de aparência humilde, um pobre ludibriado, a narrar que o seu maior sonho era ter uma família. concluiu dizendo que "FAMÍLIA É TUDO" A Globo não faz nada de graça. O ano vai ser duro. DILMA NELES! FORA GILMAR DANTAS (Dantas 2º Noblat do JAZZ).

Assustado comentou em 13/01/2010 às 10:56

Depois de ler alguns de seus posts, fico me perguntando que é realmente preconceituoso!! É incrível como vocë e outros fazem da política como se fosse um jogo de futebol. São apaixonados e não usam a mente, simplistas demais. Se algué é de direita não presta, é atrasado, é corrupto, suas ideias são sempre ruins, seus planos são egoístas, são ricos e odeiam os pobres, e assim vai. É esse simplismo que me assusta. Pegando o que escreveste acima, há uma omissão clara em suas palavras; como por exemplo, no Chile se o tal ganhar será no voto. Na Argentina, a presidenta fere a constituição, na Venezuela o presidente eleito massacra quem é contra ele. Se o Serra e/ou outro ganhar que não seja a Dilma, vocês já afirmam que não será bom, que será corrupto, que é um tipo de golpe, coisas do tipo. A meu ver, um mero cidadão vejo com receio e que você não aceita ideias que não sejam de outro lado que não a esquerda. Isso é igual a torcida organizada. É triste você e outros afirmarem que paulistas são preconceituosos, odeiam nordestinos, e assim por diante. Esse simplismo e generalização sim que é preconceitusa.

Nivia de Oliveira Castro comentou em 13/01/2010 às 10:07

Oi Rodrigo, desculpe entrar aqui meio off topic, mas é só para te avisar que o post sobre o "salário mínimo com Lula" está com o link quebrado, não está permitindo o acesso. Dá uma olhadinha, querido, tá bão? (não precisa publicar esse aviso não). Bjs. Nivia http://www.rodrigovianna.com.br/forca-da-grana/salario-minimo-com-lula-e-o-maior-em-3-decadas-como-ha-50-anos-a-udn-nao-quer-o-aumento

Albany Sampaio Júnior comentou em 13/01/2010 às 09:35

Rodrigo, só complementando o que acabei de escrever sobre as Organizações Guararapes e o General Torres de Melo, veja o link abaixo http://www.scribd.com/doc/431079/Carta-do-General-TORRES-DE-MELO

Albany Sampaio Júnior comentou em 13/01/2010 às 09:29

Rodrigo, assim como ACM em 2005, só que de maneira velada, o PIG insufla os resquícios das forças armadas repressoras (Organização Guararapes) para que iniciem um levante contra o Governo, contra o Estado e contra o País. Recentemente, o jornal do Tasso Jereissati publicou uma entrevista imensa de três ou quatro páginas com o General Torres de Mello (Chefe, Presidente ou Ditador de fato) que comanda a tal organização. Há temposn que o Azenha fez uma reportagem sobre essa organização, gostaria que o senhor fizesse o mesmo, até para mostrar que o "bicho" está adormecido, mas não está morto.

Marcos Roma Santa comentou em 13/01/2010 às 01:53

É verdade, os ensaios golpistas já começaram, em toda América Latina (vide a situação do Lugo, no Paraguai, o caso do presidente do BC argentino, as bases militares na Colômbia etc.) No Brasil, as articulações para o golpe, entre o pig, os tribumais superiores, os latifundiários escravocratas, os jobins et caterva caminham céleres. A situação não admite brincadeiras nem otimismos exagerados quanto ao pragmatismo das massas, que barrariam ações golpistas e cerrariam fileiras em torno de Lula e sua herdeira, Dilma, pelo simples fato de haverem sido favorecidas pelo Presidente Operário. Do ponto de vista da cultura política nacional, o Brasil de hoje é muito pior que o de 64. Portanto, as chances de a extrema-direita, com seus queridinhos de circunstância, sejam eles Serra, Aécio, ou qualuer outro lobo em pele de cordeiro, alcançar seus objetivos são muito grandes. Além disso, o judiciário brasileiro, em sua boa parte fascista, está totalmente preparado para fazer, no Brasil, o mesmo que o hondurenho fez em relação a Zelaya. Quanto ao ambicioso Obama, que só enganou àqueles que acreditam em presidentes-mocinhos à la hollywood, este só está interessado em legitimar-se no poder. E todos sabemos muito bem que, em se tratando dos EUA, a legitimação no poder implica, necessariamente, fazer o que a extrema-direita daquele país deseja. E isso é muito mais verdadeiro agora, quando o império precisa, mais do que nunca, garantir sua sobrevida na marra. Portanto, amigos, ou nos mobilizamos, de fato, para frustar o golpe iminente, que certamente acontecerá, independente de seu formato aparente, ou preparemo-nos para surfar ou nos afogar numa nova onda fascista, que se arma sobre a América Latina.

Messias Franca de Macedo comentou em 13/01/2010 às 01:36

O %u201CCIENTISTA POLÍTICO%u201D AMAURY DE SOUZA E A UTRA-DIREITA! Na última edição do programa %u2018Entre Aspas%u2019 [%u2018RouboNews%u2019], para defender o indefensável ódio ao Programa Nacional de Direitos Humanos, %u2018o escalado [convidado!] a dedo%u2019 da DIREITONA OPOSIÇÃO AO BRASIL foi, pasme, %u201Co cientista político%u201D Amaury de Souza! O %u2018reaça%u2019 afirmou: %u201Co Programa Nacional de Recursos(!) Humanos...%u201D Ato falho, já começou mostrando para o que veio! Para em seguida, enervado: %u201CRico também é ser humano!%u201D Verdade: burguês que é típico burguês não perde a pompa nem tampouco a majestade, afinal o %u201Ccientista político%u201D Amaury de Souza é %u201Cdotô%u201D! Amaury também filosofou: %u201CA agricultura familiar também visa o lucro, de modo semelhante ao agronegócio! E mais: a agricultura familiar acaba por encontrar esteio no agronegócio!%u201D Até o outro %u2018reaça%u2019, jornalista Ricardo Lessa, investido da condição de âncora do debate, %u201Cestava nem aí para as %u2018barbeiragens%u2019 do tal %u2018cientista político%u2019%u201D! NOTA: o advogado Ariel de Castro Alves, especialista em direitos humanos, lembrou ao tal %u201Ccientista político%u201D que o imposto sobre as grandes fortunas é um pressuposto estabelecido na Constituição brasileira! O advogado Ariel enquadrou o direitista Amaury durante todo o programa! NOTA FÚNEBRE!: a direita está recrutando xiitas e fundamentalistas do neoliberalismo! A casa está caindo %u2013 e o discurso é uma lástima após a outra! República de Nós Bananas Bahia, Feira de Santana Messias Franca de Macedo

Luiz Monteiro de Barros comentou em 13/01/2010 às 00:00

Vejamos a correlação de forças. Lula penso eu existe e estar a pensar. As vezes parece que só nos na internet estamos refletindo. Dilma está subindo de forma consistente, quantas analises por nos foram feitas? São fatos. O futuro hipóteses. Concordo que o nível de factóides vai aumentar proporcionalmente. Do nosso lado quando mais vemos fatos positivos reais. Do lado deles quanto mais acharem que perderão. Aqui na Internet o artigo do de Emilio Odebretch na FSP %u201CA imprensa e o novo Brasil%u201D no qual critica o pessimismo da imprensa. Um FATO que causa as reações que descrevi acima. Eu ouso dizer que diante dessa famosa correlação de forças, por tudo são favoráveis. Preciso explicitá-la diante de todos os factóides e como? Alimentando o nosso ideal que neste e outros blogs demonstram que estamos fortes imbatíveis. Não focar no que nos falta ou não perceber nos fatos que nos favorece, como o artigo que destaquei. Nada nos falta, temos tudo. Alias é bom destacar o que falta para eles, todos od que sabemos são impossíveis como a marcha. Gente são uma avalanche. Vejam esse factóide do Boris/Gandra sendo desmanchado por um Lembo. Venham quantas Linas quiserem. Cada factóide novo terá menos força que o anterior isso é científico! Não há energia capaz de suplantar o inconsciente coletivo, o novo paradigma, a forma pensamento, o sincronismo dos fatos. Gente! Tudo tem dado errado para Serra, exceto a posição nas pesquisas. O que mais queremos! O paradigma do Darci Ribeiro %u201CO povo brasileiro%u201D era falso? Lula eleito foi a mudança de ciclo. Com os povos ibero americanos está em andamento uma America Latina, berço de uma nova civilização! Saibam que ela significa equilíbrio de valores dos dois lados. O outro lado tem valores que não serão fulminados. Convergência Estado Eficaz e (não ou) Mercado Regulado. Lula/Dilma deste lado já provou falta o outro lado fazer jus aos seus valores tão espezinhados pela Pax americana decorrente do Destino Manifesto (vide Google sobre eles mas também os favoráveis ás centenas. Um deles vai?...: Noam Chomsky) Não alimentemos um morto vivo um zumbi como a Globo. Trabalhamos por um nascituro conf a CONFECON. Como desvendar o enigma da Band presente nele e do Boris/Gandra que foi a maior mentira nos quase 40 anos do Azenha? Meu desejo se cumpra. ..........(Boris será afastado por pisar na bola 2 vezes seguidas) Enquanto isso Rodrigo estou a disposição para organizar materialmente a cidadania blogosferiana espiritual, portanto mais forte.

Messias Franca de Macedo comentou em 12/01/2010 às 22:40

ENTENDA O %u201CIRÔNICO%u201D *IVES %u2018GRANA%u2019! *O ex-tributarista de Deus! Demitido por motivos %u2018opus%u2019 %u2013 perdão, ato falho -, motivos óbvios! %u201CTerrorista de esquerda %u2013 e torturador [?!%u2013 adendo nosso!] é santo! Torturador de direita é o demônio%u201D O autor da declaração acima responde pela reveladora alcunha de Ives %u2018Grana%u2019, o tributarista da Opus Dei %u2013 e %u201Cespecialista%u201D em direitos humanos %u2013 para assuntos golpistas, óbvio! República de Nós Bananas Bahia, Feira de Santana Messias Franca de Macedo

Messias Franca de Macedo comentou em 12/01/2010 às 22:39

ENTENDA O MAIS NOVO GOLPE DA BANDalheira! SOBRE AS DECLARAÇÕES ESTAPAFÚRDIAS DO SANDEU IVES %u2018GRANA%u2019 No arquivo da TV BANDalheira o título original era: %u2018Decreto de Direitos Humanos é criticado pela sociedade%u2019. Agora, suprimidas as declarações insanas do *ex-tributarista de Deus, Ives %u2018Grana%u2019, o vídeo é identificado sob o título %u2018Programa de Direitos Humanos pode atrasar acesso à Justiça%u2019. *Ives %u2018Grana%u2019, o filiado do %u2018Cansei%u2019 e da Opus Dei de Geraldo Alckmin e demais fascistas, foi demitido sumariamente do cargo de %u2018tributarista de Deus%u2019(!?) Motivo do ato solene: Ives %u2018Grana%u2019 repudia veementemente a criação do imposto sobre as grandes fortunas e não reconhece a profissão mais antiga do mundo: a de prostituta, ou, atualizando a história, a de profissionais do sexo! E sobre o Serrista Nelson Jobim? Deus irá chamar Lula às falas! Oremos! República de Nós Bananas Bahia, Feira de Santana Messias Franca de Macedo

Noir comentou em 12/01/2010 às 21:34

Cuidado a Hillary vem visitar o Brasil ou virá escutar e apoiar a Direita. Quem escuta ciudado, não ouve coitado !!!!!!!!!

francisco.latorre comentou em 12/01/2010 às 21:19

rodrigoo... desculpaí... mas o entrevista record de ontem 11/1... o gunther faap babava ao falar da amerika... e o percival... bisonho... quem voa são os pilotos... logo eles decidem... bisonho. nenhuma referência às bases na coIombia... golpe hondurenho... quarta frota... nada. o gunter parecia o john bastos que assola o azenha... e o percival foi de ubaldo. foi mal. o programa é bom. mas dessa vez não deu.

francisco.latorre comentou em 12/01/2010 às 21:11

serra é direita entreguista. obama direita imperial hipócrita. não se iluda.

Carlos comentou em 12/01/2010 às 20:14

Já escrevi aqui e em outros blogs. Repito: O golpe da direita virá. Mas não veremos quepes ou baionetas, pois os militares não se prestarão mais a segurar a vaca para que civis golpistas tirem o leite. Em vez de quepes, veremos togas. O golpe será nos tribunais, principalmente no SUPREMO. O ovo da serpente já foi gestado. Falta expeli-lo. As vivandeiras de bivaques se transformarão em vivandeiras de tribunais. O Pres. Lula deve dormir com os dois olhos abertos e um trabuco de dois canos, serrados, debaixo do travesseiro. E se for preciso, pregar fogo nos golpistas!!

aurélio comentou em 12/01/2010 às 17:59

Eu adoro esta direita raivosa, tipo dinossauro anos'60, eles estão disconectados até com os capítalistas, o mercado prefere Dilma. Acha Serra, intervencionista, indeciso e voluntarioso, um fiscalista com teses da década de 80, ultrapassado e conceitualmente confuso, um executivo desleixado, que depende de uma boa equipe, mas não aceita que ninguem o contrarie, alguem que parou no tempo, igual a direita anos '60 que o apóia e acredita no que ele fala, porque se recusa a entender que o mundo mudou. Aliás muita gente da esquerda, tipo PSOL, Stédile e outros, poderiam dar as mãos ao Ives Gandra, Boris, grande mídia, reinaldo azevedo, mainardi, e outros e criar, o carnaval esta aí, o Bloco dos Deserdados da História, com o samba -enredo: Oh! Mundo Cruel, Porque voçe mudou!Eu estou Perdido sem meu fusca, simca-chambord, a Elis Regina, strogonoff, bigode do stalin, Tche, a picareta do Ranom Mercader, o muro de berlim, o realismo socialista e outras bossas da época.

gaúcho comentou em 12/01/2010 às 17:31

Caro Rodrigo, outra excelente análise, ótima leitura da realidade brasileira. Tudo que a direita quer é criar um clima de confronto, o momento requer um recuo tático, este ano eleitoral não é indicado para ousadias, se o país crescer a uma taxa de pelo menos 5 % e Dilma se eleger, a direita, provavelmente, estará totalmente fragilizada. Vamos aguardar o momento certo.

Paulo Almeida comentou em 12/01/2010 às 17:19

Rodrigo, muito boa e realista analise. Nao descarto igreja e forcas armadas alinhadas momentaneamente contra o "reformador" ajuntando a ladainha que vc ja colocou da direita organica e preconceituosa. Em outros paises e periodos isso ja aconteceu. Essa mesma direita se espalha aqui pela Europa, o preconceito nao eh interno e sim externo os imigrantes, os muculmanos. Na França, onde moro, a questao de identidade nacional proposta pelo presidente mascara e esconde o que acontece nos suburbios das cidades grandes: violencia, preconceito, racismo, mas de certa forma aprovado pelo governo da Liberte Egalite et Fraternite, e a esquesda completamente desestruturada. Abraço.

marcosomag comentou em 12/01/2010 às 17:07

Depois de José Serra comparecer ao lançamento do livro de Reinaldo "Sem Noção" Azevedo, agora é o Presidente do PSDB, Sérgio Guerra, quem diz que o corajoso Plano de Direitos Humanos do Ministro Vanucchi é uma "palhaçada". É o PSDB, assumindo ser a voz da extrema-direita no Brasil.

Fabio comentou em 12/01/2010 às 16:22

Um nação é aquilo que teu povo permite que seja. Um exercito nada pode contra todo um povo. 2010 será o ano quem o povo vai mostrar novamente para a elite branca e preconceituoso do Brasil que nosso pais não é o mesmo de 64. Hoje se os militares ousarem fazer algo contra a democracia, quem vai levar "pau" com certeza serão eles.

Messias Franca de Macedo comentou em 12/01/2010 às 16:17

O TRIBUTARISTA DE DEUS! [O ENSANDECIDO] IVES %u2018GRANA%u2019 %u2013 perdão, ato falho -, Ives Gandra está com o DEMo no corpo %u2013 perdão idem -, com o DIABO no corpo! Senão vejamos! O GOLPE! http://www.band.com.br/jornaldaband/videos.asp Decreto de Direitos Humanos é criticado pela sociedade ############# O CONTRAGOLPE RESPONDE POR VERDADE! http://cbn.globoradio.globo.com/programas/jornal-da-cbn-2-edicao/2010/01/11/COMISSAO-DA-VERDADE-DO-3-PROGRAMA-NACIONAL-DE-DIREITOS-HUMANOS-CRIA-POLEMICA.htm Entrevista com Paulo Sérgio Pinheiro, membro da Comissão Interamericana de Direitos Humanos e consultor do Programa Nacional de Direitos Humanos %u201CComissão da Verdade%u201D do 3º Programa Nacional de Direitos Humanos cria polêmica Jornal da CBN 2ª Edição Messias Franca de Macedo Feira de Santana, Bahia, República de Nós Bananas

roberto almeida przybylski comentou em 12/01/2010 às 16:06

Apesar dessa salivação direitista que sempre houve no Brasil,quem vai decidir é o povão. E a decisão é simples: Se quizer continuar com os avanços do Lula, o nome é Dilma, se quizer voltar ao passado,onde o presidente FHC devia até as suas anáguas para o FMI,o nome é Serra. Simples assim.

André comentou em 12/01/2010 às 16:02

Hoje os tempos são outros. A direita-reacionária vai continuar fora do poder e os barões da midia terão cada vez menos força. E tudo graças a democratização da informação, graças à internet. A direita-reacionária não seria tão idiota para armar um golpe de Estado; no mesmo dia estaríamos nas ruas exigindo o restabelecimento da ordem, com armas se necessário. Em suma, o que a direita-reacionária vai tentar fazer é o que eles sempre fizeram. Manipular as informações. Mas, hoje os tempos são outros.

Vinicius Souza comentou em 12/01/2010 às 15:26

O Bakunin tem razao. Na primeira vez em que estive na Colombia, comentava com amigos da esquerda local que "pelo menos" a primeira eleicao do Bush tinha sido fraudada, mas na segunda ele "de fato" ganhou. Tive como resposta que o Plano Colombia foi iniciado em governo "democrata", assim como agora Obama intensifica a ocupacao militar no pais e apoia os golpistas em Honduras... "Nada mais parecido com um republicano que um democrata". Assim, infelizmente, Obama nunca me enganou.. Outra coisa, o golpe de 64 foi de fato civil-militar. Jobim eh um golpista. Varios militares que nao apoiavam o golpe tb sofreram durante a ditadura. O golpe fracassado da Venezuela em 2002 foi mais civil-midiatico do que "militar", tanto que foi empossado um civil. Em Honduras tb foi empossado um civil, num golpe de imenso apoio religioso-midiatico e, assim como na Venezuela, gestado na embaixada americana. Esse eh o novo modelo de golpes no continente, que "prescinde" da maioria dos militares.

bentoxvi-o santo comentou em 12/01/2010 às 15:05

VIANNA. O GOVERNO DO PRESIDENTE LULA...É O GOVERNO DE HOJE...PARA O BRASIL DE HOJE...DEVEMOS SUBIR CADA DEGRAU POR VEZ...

Rodrigo Prado comentou em 12/01/2010 às 13:19

Análise interessante. Sou ouvinte da Jovem Pan e fico impressionado com os ataques desesperados que eles estão fazendo contra o Governo atual. A palavra de ordem é autoritarismo. Ficam toda hora chamando o Governo Federal de autoritário e de acordo com o especialista de plantão do JP, Ives Granda, estamos a um passo da Ditadura!!! Esse pessoal precisa procurar o significado de ditadura no dicionário. Existe ditadura eleita por voto direto? O mais "engraçado" foi Ives Granda descrevendo - "se aprovar esse decreto, será um grupo de pessoas, que não foram eleitas pelo povo que denterão muito poder" - juro que achei que ele estava falando do STF. Para noticiar sobre o mensalão democrata do Arruda no Distrito Federal é sempre utilizado o termo ex-dem (bem baixinho e rápido, talvez o ouvinte distraído não escute direito)e ficam tentando colocar a pouca vergonha que ocorre na Governo e Camara Distrital colado com o Governo Federal (Pô, vizinho do Lula e ele não fica sabendo de nada?).

Fernando Simas comentou em 12/01/2010 às 13:17

Caro Rodrigo, Clima para repetição das atocidades de 64 acredito que não existam mais. Sou contemporâneo dessa época e ainda lembro das ameaças e pressões exercidas(amigos,empresa)para que participasse da famigerada Marcha com Deus pela Liberdade. A direitona tinha argumentos que confundiam os neófitos e inocentes, iludindo-os com uma possível virada do Brasil para um comunismo tipo Stalinista(confiscador de propriedade e comedor de criançinha)pintando-o com as piores cores.Mas esse discurso ainda tinha alguma receptividade ou, o que é mais sério, contava com a indiferença inequivocamente agregada à sociedade brasileira. Confesso que essa reportagem da latifundiaria Band, ancorada pelo membro do antigo CCC-Boris Casoy- e com entrevista do dirigente da Opus Dei-Ives Gandra Martins-(que dupla deplorável), me pertubou inicialmente.Mas em seguida me tranquilizei pois acredito que estas manifestações não passam de extertores de desespero e gritos perdulários de cassandras rancorosas prenunciando uma derrota anunciada. Portanto é preciso ficar atento, alerta, observando e denunciando, e mais importante do que tudo é não ficar INDIFERENTE. Abraços Fernando Simas

Leosfera comentou em 12/01/2010 às 13:05

Muito bem artigo, só vejo que ainda estás iludido com Obama.

http://www.guilhermescalzilli.blogspot.com comentou em 12/01/2010 às 12:58

O PNDH é inócuo. Seus avanços pontuais cairão gradativamente, barrados pelo conservadorismo do presidente Lula e do Congresso, mantidos apenas numa retórica assembleísta e sindicalizante de resultados nulos. O sepultamento se dará em silêncio, na mudança de governo, e ninguém reclamará. Isso nada tem a ver com os méritos do documento. Apesar da mixórdia temática, suas propostas centrais representam avanços incontroversos. A descriminalização do aborto, a secularidade das instituições públicas e o julgamento de crimes contra a Humanidade são tendências mundiais, criticadas apenas por obscurantistas e reacionários. Ninguém pode questionar a legitimidade da iniciativa, que foi aprimorada por três governos sucessivos, passou por extensa discussão pública e será ainda submetida ao Legislativo. As privatizações de FHC tiveram muito menos aprovação popular e nem sequer foram citadas nos debates eleitorais. Há algo de surreal na reação da grande imprensa, que ataca o PNDH como %u201Croteiro para a implantação de um regime autoritário%u201D (editorial do Estadão). Essa histeria ridícula e ultrapassada revela um conceito muito peculiar de democracia: Lula jamais poderá governar de fato, mobilizando os instrumentos necessários para as mudanças estruturais que prometia seu programa de governo e foram endossadas pela população. A alternativa ao enquadramento é o confronto, e sabemos como essa história termina, de uma forma ou de outra.

Diógenes comentou em 12/01/2010 às 12:49

Rodrigo, Perfeita a sua caracterização do governo Lula: social-democrata moderado. Chamo a atenção para isso porque tem muita gente boa por aí dizendo que Lula faz um governo de esquerda, nada mais enganoso. Infelizmente, porém, o pouco, muito pouco ainda, que Lula tem destinado de recursos estatais para os mais pobres já é uma verdadeira ofensa para essa "raça" (obrigado, Bornhausen). Sem falar no não-alinhamento automático com os EEUU, algo totalmente impensável para essa turma. Oh, direita tacanha miserável! Muita coisa estará em jogo em 2010 e concordo plenamente com a essência do artigo. Estes torpes não devem ser subestimados. A pregação golpista está cada vez mais descarada. Abs

Bruno Cabral comentou em 12/01/2010 às 12:19

Então vamos a LUTA!

bakunin comentou em 12/01/2010 às 12:11

Deixe-me recordar que o governo americano que decidiu e executou o golpe de 64 no Brasil e na maior parte da América Latina foi Democrata, foi o Kenedy que decidiu derrubar o Jango, e seu sucessor Jonson seguiu o encaminhamento. Foi o Clinton que socou o neoliberalismo nos anos noventa por estas bandas, aliás tivemos um refluxo á esquerda com Bush, que deixou a coisa meio largada. Agora com os "Democratas", os liberais, agora é pau puro.

Flavio Lima comentou em 12/01/2010 às 12:10

Rodrigo É assustadora sua analise, mas absolutamente correta. E nomear 2010 como "A Batalha do Brasil" tambem cabe muito bem. Apenas quero crer que o mundo mudou, e o sucesso dessa direita babenta não sera mais possivel. Seu alerta para que a gente não subestime esse pessoal é muito iportante, principalmente pra que não nos desmobilizemos, precisamos estar com energia nessa luta democratica. Mas o inverno foi deles nos anos 60/70/80, e a primavera do seculo XXI sera nossa! Grande abraço, seu blog é muito valioso pro Brasil!

Giovanni comentou em 12/01/2010 às 11:57

"Se o Brasil cair"? Querem apostar quanto? Essa batalha (de novo) está perdida. Fora a decepção que foi o Governo Lula (pelo menos para mim), o que está por vir ainda será muito pior. Quem viver, verá.

Eduardo comentou em 12/01/2010 às 11:50

Mas desta vez eles terão o exército ao seu lado? Creio que não. Golpe sem armas? Acho difícil.

Hugo Carvalho comentou em 12/01/2010 às 11:42

Confesso que fiquei assustado com a "reportagem" que vi ontem no jornal da Band. Embora não tenha vivido os anos ditatoriais, tive um espécie de 'dejà vu': o filme retornava, ali, na minha frente. Natural que a direita se movimente. É a sua sobrevivência em jogo. Mas, daí, partir para um jogo tão pesado? Há, no Brasil, espaço para golpes militares? E, ainda, o governo Lula, assim como FHC, tratou de se resguardar no Supremo com indicações como do último nomeado e do Carlos Brito. O mais recente golpe, em Honduras, embora com participação militar veio por via institucioinal, não? Foi o Supremo quem avalizou a destituição. No Brasil, duvido muito que isso pudesse ocorrer. Para dar certo teria que ser um golpe semelhante ao de 64. Mas, hoje, receio que às ruas iram poucos. Não há lastro. Para complicar ainda mais a vida da direitona raivosa, Lula ganha dia a dia notoriedade internacional, respeito. Eles estão no mato sem cachorro, numa esquina sem saída. Dalí, acredito e espero que não saiam, nunca mais. Abs, Rodrigo. Paz e Saúde em 2010.

Escrevinhador por Rodrigo Vianna