Dói o fígado de “O Globo”: por que será?

publicada quinta-feira, 25/11/2010 às 13:49 e atualizada sexta-feira, 26/11/2010 às 12:26

De braços dados com a ditadura: a família Marinho sempre escolheu um lado

O jornal da família Marinho publicou chamada na capa sobre a entrevista de Lula aos blogueiros. E, numa página interna, estampou matéria de alto de página sobre a coletiva no Palácio do Planalto. O objetivo, evidentemente, era esculhambar os blogueiros e o presidente da República.

Achei muito engraçado: a turma de Ali Kamel está perdida. Passar recibo dessa forma a meia dúzia de blogueiros? Isso mostra o que? Que eles temem a blogosfera. Já não falam sozinhas. O fígado dos que dirigem as “Organizações Globo” dói por dois motivos:

- já não formam opinião como antes, e não decidem eleição (por mais que eu seja o primeiro a reconhecer que a velha mídia segue a concentrar algum poder; erra quem menospreza esse poder hoje cadente);

- já não falam sozinhos no Brasil.

Alguns amigos escreveram pra perguntar se não seria necessária uma “resposta” a “O Globo”. Outro bom amigo, o Beto Pandini, ligou logo cedo pra avisar: “você não pode deixar de ler O Globo, a cobertura deles sobre a entrevista com Lula é de rolar de rir”.

Concordo com o Beto. É engraçado”O Globo” chamar os  blogueiros de “chapa-branca”.

He, he.

As “Organizações Globo” cresceram sob a ditadura, de braços dados com os militares. Depois, nomearam ACM para Ministro das Comunicações de Sarney. Na sequência, elegeram Collor. E ajudaram o país a vender suas estatais na era FHC. Essa é a história da Globo e de “O Globo”. Conheço bem, até porque lá trabalhei por 12 anos.

A história é autoexplicativa. 

Globo, Folha, Abril e outros estão esperneando contra os blogueiros. É o ódio de quem já não pode ditar os rumos do país, sentado na varanda da Casa-Grande – esse tempo se foi. Ódio a Lula, ódio à mudança. Sentem ódio do país que, pouco a pouco, se torna mais democrático.

Alguns dos que estávamos sentados na sala do Palácio, a entrevistar Lula, no passado éramos vistos apenas como possíveis “empregados” da velha mídia. Hoje, podemos também ser concorrentes. Ainda  que de forma modesta. Isso, eles não perdoam!

De minha parte, digo sempre: tenho lado e me orgulho disso. Sou de esquerda, e defendo as ações do governo Lula que considero favorecer a justiça social e o avanço do Brasil. Resguardo, no entanto, o direito de criticar tudo aquilo que achar necessário. E procuro não brigar com os fatos. Mas tenho lado.

“O Globo” também tem lado. Finge que não tem. E assim se torna ainda mais ridículo.

O lado em que está “O Globo” vive hoje na defensiva. Maior sinal disso é que tenha passado esse recibo gigantesco: o velho jornal carioca gastou papel, manchetes e mentiras para atacar meia dúzia de blogueiros “sujos”.

He, he. Como diz o Beto, é até engraçado. E como eu disse ontem no primeiro texto sobre a entrevista com Lula: algo se moveu no mundo das comunicações do Brasil. E “O Globo” – sem querer – ajudou a deixar isso mais claro!

Leia outros textos de Plenos Poderes

128 Comentários

128 Comentários para “Dói o fígado de “O Globo”: por que será?”

  1. denis disse:

    olá! O PIG tá com medo!

  2. beatrice disse:

    Aliás está claro, claríssimo Rodrigo.
    Mais claro que isso só com o Marco Regulatório que vem aí,
    porque vamos lutar por ele dia e noite.
    BYE BYE GLOBO.

    • Luís CPPrudente disse:

      “Ley de Medios”, banda larga para todos os rincões do Brasil e para as periferias: vai ter muito chororô, vai ter muito mimimi, vai ter muita gente salivando de raiva, pois não tem mais volta, a liberdade de imprensa é pra todos.

  3. Bobagem… isto se chama auto sublimação. Você está eufórico…As revistas da editora Globo stão cheias de blogueiros.

    • Luís CPPrudente disse:

      Ueeeeeé, será que esta resposta veio diretamente da Corte do Cosme Velho para cá?

      É dor de cotovelo mesmo! Aí, cotovelo dói!!!!

    • Márcia Nogueira disse:

      E eles têm a mesma adiência dos blogueiros “sujos”?

    • Lais disse:

      Pois é, mas nenhum dos blogueiros da Globo, da Abril e que tais estava lá na entrevista com o Lula …. Ë justamente essa a raiva deles…. Como se atreve, este metalúrgico sem dedo, conceder entrevista para aquela cambada de blogueiros insignificantes ????? Tinha que dar entrevista para o Noblablat, para o Reinaldo Azedo, para o neobobo da corte … Pois é, estamos eufóricos, com toda razão… E eles espumando de raiva.

  4. Vera Pereira disse:

    Parabéns pela entrevista excelente e pela iniciativa histórica. E concordo com tudo o que vc escreveu. Minha admiração e agradecimento se estende a todos os outros blogueiros que estavam lá e inclusive aos que não estavam, pq todos foram fundamentais para acuar a mídia hegemônica.

  5. Mel disse:

    Rodrigo,

    Ache ótimo a mídia se comportar assim. Isso é a prova que a blogosfera está cada vez mais forte. Incomodar os jornalões não tem preço. Sensacional! Chega a ser engraçada a tentativa de desqualificar os blogueiros com argumentos idiotas e sem sentido. Que venha a banda larga barata e de qualidade e a regulamentação da mídia. Chega de PIG. Queremos a democratização dos meios de comunicação. Doa a quem doer!

  6. Bruno Cabral disse:

    O q posso dizer!
    Parabéns aos blogs “sujos”.

  7. Paulo Morais disse:

    Caro Rodrigo,

    A entrevista ontem foi bacana. Pelo visto, a repercussão ainda vai durar alguns dias. O fato de o Globo chamar os blogueiros de chapa-branca é risível.

    No entanto, eu tenho uma crítica aos blogs. Parece que toda a blogosfera, sobretudo os blogs progressistas, dependem do PiG para sobreviver. Se o PiG acabasse hoje, se as empresas deixassem de existir, 90% da blogosfera perderia a razão de ser. Vamos pegar o exemplo deste próprio blog. Encontrei apenas duas postagens relacionadas à entrevista de ontem. Uma destacava a declaração de Lula de que ele será blogueiro no futuro. Excelente. A postagem seguinte, no entanto, nos traz o que o Globo disse da entrevista de ontem.

    Ou seja, você participa da entrevista coletiva mais libertária da história do Brasil, prega que a velha mídia está com os dias contados mas, depois disso, decide dedicar seu tempo a esculhambar o que a velha mídia nos diz. Ora, que se danem os barões da velha mídia! Se eu quiser saber o que eles acham ou deixam de achar, eu vou até eles e os leio! Não venho até o blog pra ficar lendo o que o Globo disse!

    Desculpe o desabafo, mas é que acho que os blogueiros estão perdendo a oportunidade de serem realmente independentes.

    Um abraço.

    • Regina disse:

      Paulo,
      Gostei muito da sua reflexão.
      Fiquei ansiosa aguardando a repercussão da entrevista nos blogs progressistas e que tiveram participação direta no evento.
      Encontrei apenas transcrições da entrevista (copiadas do Blog do Planalto), mas poucos fizeram uma análise à altura do material extraodinário que tiveram a oportunidade de adquirir em primeira mão.

    • Pelo seu raciocínio, Paulo, o PIG então também começa a depender da blogosfera para sobreviver.

      Afinal, O Globo não ignorou o encontro dos blogueiros com o Presidente Lula. Ele noticiou e (usando um termo seu) esculhambou com o encontro.

    • carlos eduardo disse:

      bilhanta seu comentario.

  8. Diego Vasconcelos disse:

    excelente !

  9. Francisco José Palácio disse:

    Bingo! O comentário de ontem de que a entrevista do presidente para blogueiros foi como “algo que se moveu no mundo das comunicações do Brasil”, foi como uma profecia. A reação de O Globo deixa isso claro. Atacar os blogueiros, vejam só, o império global, se dá a isso? Algo de errado está acontecendo no Brasil, ou melhopr de certo (rsrsrs). Marinhos, Civitas, Mesquistas e Frias têm lado sim, querem esconder isso de quem? Assumam, façam isso com altivez e coragem como o fizeream tantos jornalistas/blogueiros país afora e a revista CartaCapital. Isso não é ser chapa branca, é exercer o direito de opinar e informar com coragem, seriedade e ética. Que tal o eisódio da bolinha de papel, Ali Kamel, contada e mostrada por vcs para todo o Brasil, e, simultaneamente sendo desmentido?

  10. henry H disse:

    É o claro sinal da paranóia, evoluindo para delírios persecutório e de grandeza estruturados sobre bases lógicas.

    Bão assim!

  11. jose marcos disse:

    Rodrigo vou enviar copia do seu texto para o nosso “grande amigo” comum Noblat. Ja leu o blog dele hoje??? Sugiro a todos que entupam a caixa do noblat com copia deste texto; Um grande abraço

  12. Márcia Regina disse:

    Que bela notícia, Rodrigo!!!
    Agora, sim, é de gargalhar e de se orgulhar por ser blogueiro “sujo”. Quer dizer que o “império do mal” assumiu publicamente que tem medo dos “sujinhos”??? kkakaka…. Quê vexame, prá quem já teve todas as chaves da Casa-grande”! Confesso que estou de alma lavada, e isso significa que nós podemos avançar mais e mais em nossa nobre missão de democratizar as comunicações no Brasil. Permita-me, então, adaptar uma frase sua, marcante no início do 2º turno dessas eleições: “E quem disse que os “blogs sujos” não causam estragos”!
    A largada já está dada!
    Parabéns, Rodrigo, a você e todos os demais jornalistas, cidadãos de bem, blogueiros ou não, que trabalham por um país verdadeiramente independente e justo!

  13. Eles sentem ÓDIO, porque o Brasil e os brasileiros, não dão nenhuma importância a eles, os desprezam.
    Eles estão sózinhos.

  14. jose marcos disse:

    Outra sugestão , não deixem de ler o blog do juiz Marcelo Semer. Rodrigo sugiro que reproduza o texto

    http://blog-sem-juizo.blogspot.com/

  15. Mary disse:

    Tem mesmo um lado engraçado nesse esperneio todo…rs

    Estão incomodados, nota-se.

    A questão, Rodrigo, é: quando teremos uma alternativa a mais?

    Cadê a ALTERCOM?

    Eu desejo meios de comunicação com os quais me identifico, além da Blogosfera.

    Alguma resposta a curto prazo?

    Abraço e parabéns pelo excelente trabalho!

  16. Marcílio disse:

    Rodrigo,
    Todos que seguimos a blogosfera “suja” estamos do lado oposto da velha mídia.
    Posso até está exagerando, mas penso que esse encontro extraordinário do “Cara” com os blogueiros sujos vem coroar um momento histórico, qual seja, o do diálogo franco e direto do primeiro mandatário e grande estadista com os representantes de uma maioria que descobriu que pode gritar e expressar-se em bits e bytes.
    Estou feliz de presenciar esse grande acontecimento, que tem um significado muito especial, diria mesmo o ponto de inflexão na comunicação de massa do nosso país.
    Vida longa à blogosfera.

  17. Eason Nascimento disse:

    Muito clara sua leitura do atual cenário brasileiro no que tange as comunicações no país meu caro Rodrigo. Se a velha e tradicional mídia se incomodou, é porque a visita dos blogueiros sujos ao palácio do planalto foi mais do que significativa. Para a história este evento passará como uma autenticação do valor que a blogosfera tem hoje, com relação a informar com credibilidade a população. Pena que ainda estejamos longe de sobrepor Jornais, Rádios e Televisão, mas pelo andar da carruagem, chegaremos lá, a curto e médio prazo. Parabéns a você e aos responsáveis pela entrevista com Lula.
    http://easonfn.wordpress.com

  18. Filipe disse:

    Adoro os blogueiros ‘sujos’!

    Abraço!

  19. joao batista jr disse:

    Escrevinhastes muito bem Senhor Jornalista.
    Felizmente a Web abriu as portas para que pudéssemos conhecer os outros lados das histórias. Até então, era muito difícil contrapor a pressão dos “formadores de opinião” contratados da velha mídia.

  20. Aloísio Nunes disse:

    Brilhante análise Rodrigo…. “é até engraçado O Globo chamar vocês de chapa branca, logo eles que andaram de mãos dadas com a ditadura, elegeram Collor e apoiaram SERRA… fosse Serra o vencedor… O Globo seria chapa branca… Ainda bem que perdeu pra vcs continuarem chapa branca e ajudarem a democratizarem a mídia…

    Graças a Deus que vcs existem… até parei de ler a Veja… finalmente tenho outras opções que não desrespeitem minha inteligência… chega dessa imprensa que faz de conta que não toma partido e nos trata feito tolos…

  21. Vanda disse:

    Enquanto “eles” destilam ódio os SUJOS vão se fortalecendo. Vai chegar o dia que mediremos forças de igual para igual…..até la SUJINHOS em ação.

    Rodrigo, tenho visto sempre o JR, por voce e pelo Azenha…….infelismente ainda não é muito diferente do JN.rsrsrs

  22. Roberto SP disse:

    O Globo?

    Rede Globo?

    Quem ainda liga pra isso?

  23. Debora Wanderley disse:

    O “smoking” da imparcialidade não cabe mais na Globo. Os blogs sujos conseguiram finalmente mostrar que o Rei (PIG) está nu.

  24. sergio disse:

    O PIG vai desmoronar paulatinamente, hoje, durante a munha caminhada matinal, estava a refletir que, logo quem vai patrulhar a blogosfera é o PIG, traduzindo, eles é que serão o que nós somos hoje.

  25. ruizaltino disse:

    dia destes, um dos escribas da Falha lascou que o governo federal esparrama dinheiro em veículos “menos” independentes e um rol de outras medidas que desembocariam em uma reestruturação dos meios de comunicação. os sintomas da decadência da velha claque estão cada vez mais latentes. viva.

  26. bona disse:

    A historia diz quem foi chapa branca com a ditadura.O mar é azul.Viva os blogueiros.

  27. E o jornalismo é tão ‘competente’ que meu nick Maria Frô, virou Maria Flor.

  28. Nana disse:

    Quanto mais eles falarem dos blogs, seja mal ou bem, mais curiosidade irão despertar em seus leitores. Através dessas visitas muitos internaltas vão dar de cara com a informação honesta que há tanto tempo estão buscando, seja na mídia eletrônica ou impressa. O PIG não sabe, não tem a mínima noção do que o espera. Seus jornalistas, podem ser ótimos profissionais, mas diante do papel que desempenham atualmente se tornaram tão pequenos, tão fracos, tão insignificantes que podem falar ou escrever o que quiserem, pois a informação será totalmente nula para aqueles que estão acompanhando os blogues. É uma maravilha poder contar com o outro lado da notícia. Quem ainda não conhece esse mundo dos blogueiros,não sabe o que está perdendo. E não é só na política, mas há blogues muito bem escritos em todos os seguimentos que deixam a mídia impressa ou eletrônica no chinelo. Parabéns por ser um deles, Rodrigo.

  29. João disse:

    Vi a entevista e adorei o ocorrido, parabéns a todos, voces q estiveram lá e nós que estivemos do lado de cá da tela, porém eu como simples leitor das sujeiras dos blogs sujos não entendi um certo mau estar entre blogeiros progressistas, o Azenha até escreveu um post sobre isso, mas fiquei sem entender a coisa. Pensei que se tratava do imbecil do Tas, mas percebi que não. Se puder esclarecer sem nomear, claro, ficarei grato, obrigado.

  30. Saladino disse:

    Chapa branca mesmo é esse artigo aqui: http://bit.ly/i442jl Nele, Ali Kamel bota o chapéu de assessor de imprensa do governo FH e tenta dar um spin positivo para o racionamento elétrico tucano. O nome é ótimo e dá uma pista do que vem por aí: ‘Energia e Mortalidade Infantil’.

  31. Antonio Lyra Filho disse:

    Realmente a entrevista incomodou e muito a antiga mídia.

    Simples blogueiros, muitos nem são jornalistas, mas os deixou em pavorosa.

  32. Julio disse:

    Excelente texto! Já estamos divulgando!
    Eles ainda têm poder sim, mesmo que em escala decrescente!
    Você, na campanha eleitoral, foi quem mais alertou sobre isso!
    Parabéns mais uma vez!
    E viva a sujeira dos blogs!

  33. Mariana Prudente disse:

    Não consigo entender a difilculdade da “velha mídia” em enxergar fatos reais. É inacretitável.
    Por tradicionalismo talvez, aqui em Minas somos obrigados a engolir as mazelas do Sr. Aécio Neves, então, veladas pelos veículos daqui.
    Todo mundo sabe de que ele gosta e o que apronta por aí, mas não sai no jornal, então pode ser mentira.
    JAMAIS ninguém divulgou um mínimo defeitinho dele, então, acreditam na perfeição dele.
    Cuidado Brasil, 2014 está muito perto…

    • Aldemar Rizollino (Cambui) disse:

      As coisas já foram muito piores, mas a blogosfera vai aos poucos mostrandoa sujeira do Aécio! até 2014 yem muita coisa pra rolar o Aecinho tá frito!

  34. MARILENE disse:

    SOU UMA PESSOA QUE SO ,SEI NAVEGAR NA INTERNETE ,PARA LER AS NOTICIAS. POR ISSO QUERO DIZER PARA TODOS OS BLOGUEIROS PROGRESISTAS, QUE ELES FORAM DE UMA IMPORTÂNCIA FUNDAMENTAL PARA QUE AGENTE FICASSE SABENDO DE TODAS AS VERDADES ESCONDIDAS PELA MÍDIA ELETISTA DESSE PAÍS,NESSAS ELEIÇÕES.POR ISSO CONTINUO ACOMPANHANDO A TODOS VOCÊS.PARABÉNS.

  35. [...] This post was mentioned on Twitter by Conceição Oliveira, Alexandre Soares, Igor M., Uirá Porã, Adriana Delorenzo and others. Adriana Delorenzo said: O Golbo e os bloguieros http://bit.ly/etYTMX [...]

  36. Marcio H Silva disse:

    A mídia antiga está preocupada e incomodada com o novo canal de comunicação que é a internet. Neste canal eles não tem controle, e nunca terão. O Governo federal e suas estatais deveriam pulverizar mais ainda a verba de publicidade nos meios de comunicação.
    deveria também exercer um maior controle sobre as dívidas publicas destas empresas ( INSS, IRPF, etc…).
    Vamu que vamos!

  37. marco antonio cabral disse:

    Chapa branca sempre foram eles, esta foto é a prova do crime. Não precisamos dizer mais nada, até um analfabeto funcional consegue saber de que lado está a grande mídia nesse país. A blogosfera não é a globos”fera”. Se eles já nos avista é sinal que estamos chegando e incomodando. Modéstia parte, em pouco tempo, em 2014, estaremos bem mais organizados para enfrentar essa mídia parcial e ditadora. Sim, ditadora, porque eles acham que a verdade é a deles, a análise dos fatos verdadeira é a deles. Só eles sabem das coisas, eles são a civilização e nós a barbárie. O espaço de quem não concorda com essa des(informação) é nosso. TAmbém temos o direito e o dever de informar ao nosso modo, de acordo com nossas idéias. Quem sabe no futuro teremos espaços de discussão neste canal de comunicação sobre o Brasil que queremos. Não o Brasil de meia dúzia e sim um Brasil de milhões.

  38. Roberto Almeida Przybylski disse:

    O Globo perdeu o restinho,talvez 1%, da credibilidade que ainda possuía em alguns segmentos restritos da sociedade.
    Agora não adianta chorar, os blogs,que o apedeuta Serra apelidou de “sujos”, tomaram conta da divulgação de notícias no Brasil, e não precisa mais comprar jornal, basta entrar na internet e clicar neles para saber o que realmente ocorre. Ler notícia deformada e viciada pela outrora Grande Mídia,nunca mais. O blog do Paulo Amorim,por exemplo, chegou à marca histórica de 12 milhões de acessos no mes passado, e não é somente ele,pois quem entra no Conversa Afiada,passa em seguida para o Escrevinhador,Vi o Mundo, Tijolaço,Cloaca,Nassif e uma infinidade de outros que são sérios para com o Brasil, complemente diferente dos jornalões que vão morrer abraçados e choramingando como o Globo.

  39. Elis disse:

    Prezado Rodrigo!

    Qualquer possibilidade de mudança aterroriza esse pessoal! Mas vamos em frente, que o Brasil vai seguir mudando, queiram os velhos caciques da mídia, ou não.
    Aqui em Ilhéus o acesso à universidade, através dos programas federais de formação de professores, tem mudado a vida, e o mais importante, a cabeça dos alunos/professores.
    Abraços e Parabéns por essa entrevista histórica!!

  40. Caro Rodrigo, também como você tenho lado: Sou de esquerda e sou Lula, a velha mídia está esperneando e tentando diminuir a entrevista do Presidnte Lula aos blogueiros “SUJOS” chamando de “chapa branca” graças aos avanço desse governo o Brasil está se libertando das correntes dos Marinhos, Mesquitas,Frias e Civitta.
    “Essa é a história da Globo e de “O Globo”. Conheço bem, até porque lá trabalhei por 12 anos” Aquela carta que você escreveu ao deixar a ex-poderosa é a maior prova que você realmente a conhece muito bem…
    abraços

  41. carlos disse:

    Acho que esta na hora de, simplesmente ignoralos, nos temos uma nova midia.ficar falando da velha midia,é dar corda,”ibop”,é como: “NÃO IMPORTA O QUE FALEM DE MIM,O IMPORTANTE É FALAR”.não seremos mais seus amplificadores. So assim cresceremos.

  42. João Negrão disse:

    Rodrigo, emu comentário é sobre outro assunto. O blog do Brizola Neto sumiu. Que houve? Você sabe?
    Abraços

  43. Osvaldo disse:

    É como disse o Lula ontem: quanto mais sucesso tem o invejado, mais ódio tem o invejoso… o preconceito é uma
    doença incurável na maioria dos casos…. EM QUAL DESSES DOIS LADOS A GLOBO ESTÁ?

  44. Rodrigo A. disse:

    Caro “chara”.
    Nao li o Globo porquer nao assino jornais e revistas do P.I.G
    Ontem assisti a entrevista na integra , e cada vez mais admiro nosso presidente e tambem a turma da blogosfera.
    Vamos continuar a desmascarar essa turma de safados do P.I.G.
    Viva a Blogosfera.
    Sinto ter “acordado” somente a pouco tempo.
    Minha familia e meus amigos que , como eu , sofreram a lavagem cerebral da midia podre tambem estao “acordando”.A cada dia tento acordar mais um.
    Isso ai companheiros , vamos continuar a batalha para que a igualdade , liberdade e justica ocupem mais o nosso dia a dia.
    Abraco a vc e todos que ja acoradaram do pesadelo.
    FORA P.I.G

  45. Franco Atirador disse:

    .
    UM DIA UM HISTORIADOR VAI ESCREVER UM LIVRO,

    NARRANDO DE QUE MANEIRA UMA CAMBADA DE BLOGUEIROS SUJOS

    MUDOU A HISTÓRIA DAS ELEIÇÕES NO BRASIL.
    .

  46. Filho disse:

    é propaganda grátis, agora os leitores vão querer conhecer estes sujos, hilário..

  47. Antonio Martins disse:

    Nos noticiosos da Globo o arremesso de uma bolinha de papel
    vira atentado político, e com isso até os mais simplórios acabam percebendo que eles têm lado. Essa conversa mole de não ter lado é pura balela; todos têm lado e é muito melhor que se diga, fica mais honesto. Quanto à matéria de O Globo, seria lamentável se ela tratasse os blogueiros independentes como colegas, pior, seria humilhante, afinal aquilo é que é uma verdadeira cloaca.

  48. Maquinho Santa Fé disse:

    Adeus Rede Globo! Adeus império da mentira!

  49. Maria José Rêgo disse:

    Rodrigo e demais blogueiros progressistas, sigam em frente. Parabens pela entrevista. Assisti ao vídeo e li a transcrição completa da entrevista. Vocês agiram como uns verdeiros jornalistas devem agir. Com imparcialidade. Viva a blogosfera!!!!!!!!

  50. Marcilio disse:

    É a senzala da midia se revelando como alternativa à Casa Grande da midia

  51. Chico Nunes disse:

    É muito mais que engraçado. A Globo não é chapa branca, ela é a chapa branca. A sua origem diz tudo. Os anos e anos ao lado dos ditadores diz tudo. Principalmente ela, mas tambem o PIG, não tem valor algum para criticar quem quer que seja ou mesmo de acusar de chapa branca.

  52. Alessandra Anselmo disse:

    Eu nunca participo das seções de comentários dos muito blogs que leio. Mas desde que li a coluna da Dora Kramer no Estadão de hoje, sobre a entrevista do presidente Lula aos blogueiros, fiquei achando que nós, os leitores dos blogs, deveríamos nos manifestar e dizer por que criamos o hábito de ler esses blogs. Aí vão algumas das minhas razões:
    - Ao contrário da mídia tradicional, que gosta de se apresentar como isenta, mas não é, os blogs admitem que têm lado, o que é mais honesto com o leitor, que sabe o tipo de abordagem e opinião que vai encontrar neles;
    - Eles informam de um jeito muito melhor do que a mídia tradicional: são mais dinâmicos, diversificados, abordam assuntos diferenciados misturando informação e opinião, sem nos apresentar matérias escritas como se seguissem uma receita de bolo, na qual só se alteram as palavras, mas a estrutura é sempre a mesma.
    - Têm excelentes colunistas;
    - Têm atualização permanente de notícias — e comentam essas notícias, o que é muito melhor;
    - Sempre nos mostram um outro lado da notícia, o que fica escondido pela mídia tradicional;
    - Têm links que nos remetem a outros blogs e sites também interessantes;
    - Ampliam nossos horizontes de uma maneira que a velha mídia não faz;

    Aí estão algumas das minhas razões para ter trocado a velha mídia pelos blogs. A assinatura da Veja eu cancelei ainda no governo FHC. Agora é a FSP, que leio desde os 16 anos, mas vou abandonar não só porque não me dá informações novas, como fez uma cobertura nojeta e preconceituosa do governo Lula e da campanha eleitoral, defendendo claramente a candidatura do Serra. Das seis assinaturas de jornais e revistas que temos em casa, vamos manter pouquíssimas, como a Carta Capital, a TPM e a Superinteressante (sei que é do PIG, mas meu filho adora!).
    Obrigada aos blogs sujos por voltarem a me fazer ter prazer na leitura de notícias e artigos. Antes, estava me limitando a ler o clipping do meu trabalho.

  53. Luana disse:

    Eles tentaram desqualificar vocês, uma demonstração clara de que estão incomodados.

  54. alfeu disse:

    Rodrigo, o blogueiros estão de parabéns, principalmente nas suas ações durante as últimas eleições.Voces foram o esquadrão anti-bombas, para desmontar os petardos dessa imprensa jurássica cheirando a môfo. Voces foram o Minstério Público da informação, da notícia , do fato, fazendo com que os leitores, agora sim, tirassem suas próprias conclusões estimulando o lado crítico. O PIG de grande só o tamanho – paquidérmico.

  55. Maria Rita disse:

    Pois é, Rodrigo, esses sujinhos, feios e malvados estão incomodando a Casa Grande! Que maldade! hahahaha!

  56. Messias Franca de Macedo disse:

    … A descoberta da penicilina e a invenção da internete: as duas maiores revoluções da história da humanidade!

    Brasil Nação
    Bahia, Feira de Santana
    Messias Franca de Macedo

  57. Ataíde disse:

    brilhante mais essa sua analise , eles não estão mortos mesmo,desde o destaque da eldorado as 5 da manha até o interesse da folha em saber qdo foi pedida a entrevista , mostram o lado patetico dessa midia.

  58. Messias Franca de Macedo disse:

    Prezado, competente, ínclito e impávido jornalista Rodrigo Vianna, sinceramente, creio que seja inefável a relevância do protagonismo histórico desempenhado por você e os demais blogueiros limpos! Perdõe-me, não irei mais corroborar com a alegoria da expressão ‘blogueiros sujos’!… A DIREITONA não tem discernimento porquanto construiu um processo fundamentado no fisiologismo, no oportunismo ignóbil, no mercenarismo torpe… Exercer a criticidade é algo não-contemplado no ‘modus operandi’ do jornalismo dos barões da mídia – e os seus jornalistas-colegas dos patrões!…
    Voltando ao protagonismo dos blogueiros limpos: romper com o corporativismo – comum a todas as profissões, denunciar as mazelas da mídia golpista, pautar a chamada “grande imprensa”… São prerrogativas de valor transcendental! A nossa sub-democracia começa a ganhar contornos de civilidade e pluralidade… E nós, humildes comentaristas, atuando enquanto formiguinhas, ajudando a socavar o ‘castelo de areia’ (sic) do [nefasto] jornalismo sabujo, irresponsável e defensor de interesses inconfessáveis!

    Parabéns, íntegro e bravo jornalista Rodrigo Vianna!

    “… De minha parte, digo sempre: tenho lado e me orgulho disso. Sou de esquerda, e… ” Jornalista Rodrigo Vianna
    Declaração que vale um bálsamo de otimismo e de fé no porvir!

    Felicidades!

    Brasil Nação
    Bahia, Feira de Santana
    Messias Franca de Macedo

  59. Fátima Sousa disse:

    Pensei que eles iam ignorar, mas acabaram noticiando. Isso foi bom, pois acabou dando visibilidade ao ato! Devem estar se rasgando de ódio. O mesmo ódio que impregnou a campanha suja do vampiro. O Brasil mudou com Lula e isso ninguém pode negar! Eu também tenho orgulho de ser de ESQUERDA! Olé Dilma !

  60. André Malhão disse:

    Me parece suficiente registrar apenas um enorme PARABÉNS para vcs, jornalistas e blogueiros. A ousadia e conduta ética, aliadas a coerência e competência profissional, que são características comuns entre vcs, nos ajudam a continuar acreditando e batalhando por um país digno, solidário e socialmente justo. Impressiona a persistência de vcs nesse desgastante e árduo embate ao qual estão submetidos, na arena de luta absolutamente desigual que é a comunicação.

  61. Carlos Torres Moura disse:

    E os netos dos marinhos que se preparem, Rodrigo. Minha geração (reservista de terceira, classe de 1948) ainda suja as mãos com papel de imprensa. A sua já nem tanto. A que virá, virando e revirando as técnicas e os escaninhos da web, vai levá-los a pó de traque, questão de tempo. Hoje criamos blogs de graça e o número de pessoas independentes neles envolvidas cresce geometricamente. Notícia lida no dia seguinte já amanhece velha. Quem é que vai querer sentar na mesa com o bigode do Merval Pereira lambuzando o café da manhã? Com o Jabor tendo pesadelos pseudo-psicodélicos com a tomada do palácio de inverno de São Petersburgo? Com a Catanhede catando cacos de suas obtusas visões econômicas? Com a Míriam Leitão prevendo a
    ” apocalipopótese”, agarrada na bóia salva-vidas neo-liberal? A garotada da era dos tablets já jogou suas pranchas para o lado de outras ondas. E a liberdade da blogosfera vai infernizar para sempre o sono outrora tranquilo dos patifes.

  62. Rubem disse:

    NINGUEM SEGURA MAIS OS BLOGUEIROS PROGRESSISTAS, A GLOBO VAI ACABAR MAIS RÁPIDO DO QUE ELA PENSA.

  63. mello disse:

    A reação histérica e invejosa da folha, do globo, e também do marcelo tas , do noblat e outros nefastos só corrobora o alto valor jornalístico da entreista feita pelos blogueiros com o Presidente Lula. Parabéns!

  64. leonardo-pe disse:

    se arrependimento matasse né Rodrigo!foi um equivoco como vossa senhoria reconheceu ao defender a emissora da qual voce trabalhou.mas,é errando q a gente aprende!

  65. Geraldo Moura disse:

    É isso aí,meu caro escrevinhador ter nos enche de orgulho quando este é pela justiça social e pelo bem do nosso país.

  66. valdir freire disse:

    caro Rodrigo,
    Quando acabei de ver a entrevista dos blogueiros pensei: foi um momento histórico!
    Mas não imaginava o ódio e inveja do PIG. Só fui me dar conta quando hoje, no seminário sobre liberdade de imprensa na TV cultura, o demétrio magnolli citou o evento com imenso rancor e clara manifestação de inveja!!!

  67. lázaro ferraz disse:

    Adorei a entrevista…me emocionei…..q pena…q falta tão pouco para saída de Lula da presidência….uma conversa informal…..pareciam,q vcs estavam conversando…com uma pessoa bem próxima…q na verdade é….o Lula é do povo….é um mito vivo…..a velha mída,alguns setores da sociedade preconceituosa não aceitam esta verdade….e nós sabemos..q o GOVERNO LULA,poderia ter avançado mais,em diversas coisas,somos críticos a respeito de várias coisas e não colocamos nada de baixo do tapete,como antes era colocado,mas,tb.nunca,nunca se teve um governo tão perseguido,tão cobrado,tão massacrado por calúnias e difamações nunca antes visto neste Brasil.Tinha dias,q eu ia passava o dia,a noite mal e muito mal mesmo…com tantas acusações,sem ao menos com direito a dúvida,como todo réu é colocado a este termo.
    Enfim,me vi lá,qdo vi vcs…ao lado de nosso querido presidente….eu tenho o maior respeito e consideração a vcs – blogs sujos – todos os dias,eu tenho a opinião de vcs em primeiro lugar de minhas leituras diárias,pra depois,se eu tiver tempo e saco pra ver os outros(da velha mídia)….um forte abraço,discernimento e saúde a todos vcs….Rovai,a vcs,Miro,Azenha,Nassif,Maria Frô,PHA…e aos todos brasileiros trabalhadores q querem um mundo e um Brasil sem rancor,sem ódio,sem preconceito e sem mágoas.
    Lázaro

  68. Platao disse:

    Precisamos já da regulamentação da mídia. Além disso precisamos de uma CPI da mídia.Apurar todas as irregularidades cometidas por essa turma. Apurar quantos milhões de pessoas eles mataram.

  69. Neto disse:

    A velha mídia não só não influencia mais como tambem está ‘desesperada’ por não fazê-lo.

    Gosta de ver todos assim: de capachos e de rabinho abanando para eles. Na cabeça deles, eles são ‘o poder’. São a arrogância em pessoa. A velha mídia esquece apenas de viver na nova era, no novo mundo. Nesse novo mundo, mais moderno e mais social do que o buraco em que eles se escondem atraves das paredes escuras de seus gabinetes.

    Um abraço.

  70. Se Nagao disse:

    Eles (velha mídia – doravante tratados como VM) estavam acostumados a ser imprensa chapa-branca e acham que todo mundo é igual a eles.
    Eles (VM) achavam e continuam achando que somente eles (VM) podiam ter opinião e divulgá-las.
    Eles (VM) não podem admitir que informação pode ser, sim senhor, democrática de acesso universal e ter contraditório.
    Eles adotavam a teoria da soleira – “sempre haverão aqueles que ficarão da soleira da porta para fora” e somente atenderiam as necessidades daqueles que estivessem da soleira para dentro.
    Eles (VM) achavam que imprensa era só deles (VM).
    E por fim mas não por último, eles (VM) achavam que o Brasil era só deles.
    A internet acabou com eles (VM). O governo Lula mostrou que a teoria da soleira é somente estelionato deles. O povo brasileiro está mostrando que a democracia veio para ficar e ser fortalecida independente deles(VM).
    Parabéns a todos os blogueiros que estão ajudando a construir uma nova forma de comunicação democrática neste país. E também ao Sr. Presidente pela lição de democracia que vem dando a todo momento em todos nós.

  71. gildemar b. santos disse:

    caro rodrigo,

    sou seu fã pelo seu trabalho, competência e postura decente, sempre preocupado com a justiça social. Minha admiração pelo profissional rodrigo viana aumentou mais quando vc teve a coragem de dispensar um emprego na rede PLIM-PLIM onde já estava havia 12 anos. Gente corajosa e de fibra age assim.
    Boa sorte

  72. Muchacho disse:

    Rodrigo, parabéns a vc e aos demais sujinhos que abrilhantaram o evento com o metalúrgico.
    Gostei muito da informalidade, conteúdo e senso crítico das perguntas. Minha única reserva foi o fato de Lula ter esquecido do Dias Tófolli quando falou sobre as nomeações no STF, de resto, foi perfeito.

  73. Willian disse:

    Rodrigo, quem é mais novo pode até compreender a mudança a qual a sua matéria se refere. Mas a foto acima foi brilhante, para elucidar o contraste.
    Roberto Marinho foi mesmo ‘além’ do cidadão Kane. Nojento como ele se utilizou de iniciativas educativas-culturais, Fundação Roberto Marinho, para protagonizar um falso papel de construtor do futuro da nação, e como sua emissora foi reverenciada por isto (além das noveletas). Quando no fundo o verdadeiro sujeito era o ilustrado acima. O capo da organização midiática capturadora de mentes, a serviço da política troglodita, corrupta, vil, excludente, dependente da especulação internacional.
    Os lados A e B da Globo: sábados/domingos, das 6 às 9 hs, programas educativos, interessantes, porém, de curtíssima duração; a emissora com humor dócil e amigável, mas destinada a baixa audiência.
    Os telejornais… fazem parecer que o ‘homem’ não morreu.

  74. João Marcos Lima disse:

    O fato dos jornais do PIG noticiarem o evento é uma grande conquista. Se eles fossem mais inteligentes, fariam vista grossa, não noticiariam. Mas aí, já é exigir demais, não é?

  75. Cecéu disse:

    Amigo Rodrigo, este acontecimento é maravilhoso. É a admissão de que existe algo, e algo tão importante que merece a atenção especial do próprio Presidente da República. Creio que esse algo seja responsável maior pela vitória de Dilma, embora isso esteja no terreno da minha análise. Quero parabenizá-lo, caro Rodrigo,pela postagem.

  76. juçânia facchinj disse:

    Grande Rodrigo!!! Maravilhosos “Blogueiros Sujos”!!!!

  77. Gilson Raslan disse:

    Não entendo o porquê dos filhos do roberto marinho chamarem os blogs progressistas de chapa-branca.
    Será que você pode me explicar, Rodrigo?

  78. Sonia Aranha disse:

    Pra falar a verdade foi ótimo essa chamada de capa porque significa que estamos incomodando e muitoooooo porque chega a ser ridículo! rs

    De qualquer forma isso é reconhecimento de que a blogosfera está crescendo e ocupando um espaço importante na política brasileira. Agora esse papo de chapa-branca Rodrigo não tá com nada… querem ofender…

    É companheiro.. a luta apenas começou! Forte abraço e parabéns pela sua participação com o nosso presidente!

  79. Lia Drumond disse:

    E a blogosfera está explodindo de orgulho de vocês!!! Parabéns, mais uma vez!

  80. Regina disse:

    Eu faço como o presidente: não leio nem vejo o PIG.
    Esses editoriais no dia seguinte tem um fim muito digno, servem para embrulhar frutas e deixá-las maduras ou de banheiro para os bichinhos.
    Dizem que pra limpar vidro também é bom.
    Telejornal, somente o da Record.
    Eu faço uma idéia do assédio moral que a globo faz em seus jornalistas para que joguem sua ética profissional no lixo.
    Mas confesso que fiquei curiosa de ver esta primeira página do Globo com nossos blogueiros de manchete. hehehe
    Alguém tem um link?

  81. Thelma Oliveira disse:

    Concordo, concordo e concordo. Também penso que há uma desestabilização do poder central da mídia velha, mas sem achar que seu poder acabou. Isso me leva a ter um pouco de medo dos comentários que leio nos sujos, que tudo está lindo maravilhos, que a mídia não existe mais, que o governo já ganhou, viva o Brasil, etc.
    Ao contrário, penso que os momentos mais delicados e que devem ser vigiados constantemente são aqueles nos quais um poder se encontra acuado. Basta ver que eles vem conseguindo manchar o final do governo Lula com a abordagem do Enem, com manchetes na Folha todo o dia falando de alguma coisa que “vai mal” (na visão deles), etc. É mto sutil, mas tem todos os dias. Olho as principais notícias da internet (meu estômago aguenta só o uol), entro nos blogs cheirosos, leio comentários furiosos dos assinantes, destilando ódio pelo Lula e mostrando que o discurso cola, sim, por menos que gostemos. Mas também deixo meus comentários.
    Por tudo isso, penso que a atenção deve ser redobrada agora e durante o governo Dilma, e vejo o pessoal mto descansado no já ganhou. Não seria o caso, Rodrigo, de não deixar as coisas crescerem? De mostrar que estamos atentos e que, se passar dos limites, haverá uma reação? É o caso de deixar a coisa rolar, o monstro se desenvolver, para depois esboçar uma reação com a causa quase perdida, como aconteceu nas eleições?
    Sei que uma reação dos blogueiros seria publicada (se fosse) em um pé de página qq, mas o aviso tem que ser dado. Vcs não conquistaram leitores à toa, nós estávamos (ou nos sentimos) representados naquele encontro e eu não gosto de deixar falarem o que for sem responder à altura e mostrar para as pessoas que tudo tem limite. Argumentos não faltam, poderia ser uma carta construída em comum, publicada em todos os blogs e enviada para o jornal.
    Eu fiz a minha parte, no blog do Fernando não sei das quantas lá do uol, deixei meu comentário, eles publicaram, está lá em “Lula: Ahmadinejad foi mal interpretado sobre Holocausto”. É um trabalho de formiguinha, mas é o mesmo que fizemos durante as eleições e não pode parar, em cima do “já ganhou”. Nossas instituições são hoje mais fortes, mas a direita nunca se viu tão acuada assim, até pq agora tem uma parte considerável da população que participou e venceu as eleições.Mas esta mesma população, qdo o respaldo do Lula terminar, não tem o preparo para distinguir as nuances que a direita utiliza mto bem em propagar ideias que lhe interesse. Por isso, mais uma vez insisto que se não for dada uma educação de qualidade para todos, em todos os cantos do país, a possibilidade de se cair em um esparrela da direita ainda é muito presente. Desculpa o texto longo, mas ando meio preocupada com o retorno da apatia da esquerda.

  82. Ernesto de la Serna disse:

    Vcs foram responsáveis pela maior dor de cotovelo PIGuística “nunca vista na história deste país” Parabéns aos bravos! VCS FIZERAM AUMENTAR AS OLHEIRAS DO ZEZINHO SERRA KKK!! http://bit.ly/gb2ESE

  83. Guilherme disse:

    Rodrigo, bom dia.
    Hoje me informo exclusivamente através destes ditos “blogs sujos”. Respeito e admiro vocês pelo trabalho que realizam buscando nos informar com equilíbrio e isenção. Foi extremamente valioso o trabalho que realizaram nesta última eleição. Sou um simples cidadão que quer ver o progresso do país e de seu generoso e grandioso povo.
    Muito obrigado a todos vocês, que tenham vida longa e muito sucesso porque merecem.

  84. Nilson Moura Messias disse:

    Os incomodados que se mudem. Valeu galera! Vamos colocar esta velha e surrada mídia no seu devido lugar: Lixo, sem reciclar.

  85. Marcos aarão Reis disse:

    Penso que a dor mais forte terá sido consequência de jornalistas de mídias tradicionais jamais terem sido recebidos com tamanha camaradagem. E para uma entrevista de duas horas!

  86. Orivaldo Guimarães disse:

    O comentário que farei não possui nenhum vínculo com a matéria veiculada, mas acredito que é de extrema importância para a cidadania.
    Não tenho observado na imprensa em geral e nos blogs em especial, nenhumá matéria sobre a situação dos cidadãos “sem-teto” que após o processo de reintegração de posse de dois edificios no centro de São Paulo SP, estão acampados em frente a Câmara Municipal, sem as mínimas condições de sobrevivência normal. Inclusive, os dirigentes da Câmara Municipal ordenaram a colocação de grades para separar a entrada do edifício deste acampamento, o que na minha opinião segrega de maneira brutal essas pessoas.
    E, agora eu pergunto, essa é a política habitacional do governo municipal (demo-tucano é bom que se diga!) ?

  87. Elisa disse:

    Quanta hipocrisia dessa raça “global”! É só se sentir ameaçada, amendrontada de perder o “ganha-pão” que logo parte para o ataque; e o outro, é que é chapa-branca.
    É para rir, mesmo!!! Como você bem disse, a história se autoexplica.
    Parabéns a todos vocês, blogueiros “sujos”, por serem, também, instrumentos desta mudança.

  88. Rafael disse:

    Caro Rodrigo Viana,
    A Rede do Bispo não faz parte da “velha mídia”?
    Então tá… eu finjo que acredito nessa sua “independência”.

  89. Jose Luis De Jesus Santos disse:

    É eles tem que vê, que a era deles aos poucos está se acabando junto com resquicios da ditadura, ou se mudade ideia ou o império acaba. sugiro que mude de nome tipo o DEM que traz uma saga que lhes tira o sossego.

  90. Gerson Carneiro disse:

    Dentre as milhões de coisas a dizer eu quero dizer que vocês estão lindos na foto oficial do encontro com o Lula. Realmente é de deixar os cotovelos do PIG em carne viva. (o Serra então…já deve estar com umas mil úlceras).

    O senhor Cloaca está irreconhecível. Está lindão dentro daquele terno alugado.

  91. André disse:

    Me sinto ainda mais satisfeito em utilizar o blog deste escrevinhador como uma de minhas principais fontes de notícias todos os dias ao saber que você tem lado, e que fica à esquerda da ordem.
    Parabéns pelo grande trabalho, pela entrevista e por contribuir muito para que nosso país continue mudando para melhor!
    E vamos continuar cutucando o PIG!

  92. Adalton disse:

    Durante a entrevista Lula afirmou não ler jornais nem revistas. Nem ele nem a vasta maioria do povo brasileiro. E os poucos que ainda leem, talvez passem mais tempo nos cadernos esportivos e de variedades.
    Informação NUNCA sa obteve pelos jornais, pelo menos informação isenta.
    Com o tempo serão tão úteis como a fita cassete e os floppy disk.
    O tempo não para.

  93. Aracy Balbani disse:

    Esperneare humanum est. A gente racha de rir do Globo e do restante da velha mídia. Eles escrevem com o fígado deles, nós desopilamos o nosso. E bola pra frente, blogosfera!

  94. Paulo Cesar Lima disse:

    Com certeza.
    Parabéns ao blogueiros progressistas; e continuem realizando o ótimo trabalho de jornalismo que vem fazendo.

  95. Paulo Cesar Lima disse:

    Rodrigo:
    Deixo como sugestão para averiguação o ralo do PAC:
    Prefeituras fazem orgia com dinheiro do PAC, com certeza, mais de 30% do dinheiro enviado pela União aos
    unicípios é desviado pela corrupção. Basta investigar.
    SOCORRO!!!! Exemplo é em Itaqui-RS – obra de corredor de exportação de mais de milhão de reais já está em fase de deterioração pois o asfalto feito não tem mais de um dedo minguo !!! Basta investigar!!!!!

  96. Paulo Cesar Lima disse:

    Agora é serviço de mais de meio milhão em terraplanagem em estradas do interior do município com dispensa de licitação.
    SOCORRO ????

  97. Elisa disse:

    Opa, sem o n, amedrontada.

  98. Thiago Silva disse:

    He he. Ótimo esse he he!

  99. MCG disse:

    Vocês que viveram este momento histórico ao lado do Presidente Lula, com certeza devem ter muitas fotos do evento… por favor, a gente quer ver, curtir junto com vcs tudo isto… além, é claro de ter assistido a entrevista. Publica aí os bastidores, as fotos históricas, eu e muita gente provavelmente gostaria de guardar em seus arquivos… please!
    E, mais uma vez, parabéns!!!

  100. Pedro Ornilo G Filho disse:

    Pig, tô fora. faz tempo que so vejo os blogs surjos, parabens a todos.

  101. Pedro Ornilo G Filho disse:

    Em tempo sujos

  102. Edno Lima disse:

    Pobres blogueiros sabujos; são tão insignificantes que qualquer migalha da Globo, qualquer nota de rodapé, leva-os a orgasmos múltiplo; devem ter ido ao delírio quando Serra deu-lhes alguma visibilidade chamando-os, até indevidamente, de “blogs sujos”. O jornalista, pode e deve ter lado, mas fazer análises estafúrdias é que não deve: desde 1.983, quando da primeira eleição de Brizola para o governo do estado do Rio de Janeiro, a Globo sabe que não fala sozinha e que não tem o poder de eleger ninguém. Dizer que os blogs sabujos são concorrentes, mesmo que modestamente, da Globo é outra tirada para fazer rir.”Até o reino mineral sabe ” que blogs sectários concorrem entre si(progressistas x progressitas – conservadores x conservadores) e não com a grande imprensa. Quem vai atrás de blogs sectários vaí lá porque que ler o que lá está escrito; não vai atrás de fatos ou análises sensatas; quer ler, ver e ouvir algo que lhe seja gêmeo ao próprio pensamento.Quanto ao fato de a Globo alinhar-se ao pensamento conservador, e sempre a esse lado, é até saudável; pior se ela fizesse como Sarney e Collor, Renam Calheiros, Jader Barbalho, que são sempre aliados do poder de plantão. Seria muito cômodo para a empresa aliar-se a Lula e fazer vista grossa aos casos de corrupção,tendo em vista que todos os sabujos estão sendo regiamente recompensados(une,sindicatos, centrais sindicais, mst, etc)…por que a Globo não seria recompensada? O grupo SS há pouco recebeu dos cofres públicos 700 milhões por algo que valia (-)900 milhões. Imaginem quanto a Globo não poderia sugar do governo federal se aderisse à sabujice, tendo em vista sua acachapante competência e audiência frente as outras emissoras. É por essas e outras que para ser jornalista não há necessidade de “diproma”!!!!!!

  103. Julio Silveira disse:

    Está bem começamos a ter voz. Mas convém não subir no sapato alto.

  104. Salvem a professorinha! disse:

    Apesar de visitar constantemente o notável Prof.Hariovaldo, somente há pouco tempo descobri o oásis de sanidade que representaram os blogs sujos durante a mais asquerosa campanha eleitora que o Brasil já viu. Mudei completamente meu conceito de chafurdar na lama. Como professora da rede estadual de São Paulo, tenho à minha disposição todo o tipo de PIG que se possa imaginar, graças ao Paulo Renato de suas Assinaturas Maravilhosas.

  105. MAS disse:

    O ´PIG´ está chafurdando na lama,
    como é comum aos suinos.

  106. Marcel disse:

    vou repetir aqui o que eu disse num outro blog: pra piorar as coisas para O Globo, o Lula foi brilhante na entrevista. Discorreu sobre temas importantes com muita competência e desenvoltura. Viva os blogs e viva o Lula!!!!

  107. Messias Franca de Macedo disse:

    … Em sendo confirmado o nome de Antônio Palocci para a Casa civil da Presidência da República, o fantasma Francenildo acompanhará o governo Dilma Rousseff – e em situações agudas o PIG saberá refletir a sombra do caseiro no Palácio do Planalto… Segundo a imprensa, o próprio Palocci teria declarado que “prefereria um cargo de menor visibilidade, a exemplo da Secretaria Geral da Presidência”, e não sei por que cargas d’água a futura presidente não acolheu a proposição coerente do Palocci!…
    NOTA: creio que Fernando Pimentel seria um nome mais qualificado e despojado para assumir a Casa Civil…

    Messias Franca de Macedo
    Feira de Santana, Bahia
    Transição República de Nós Bananas/Brasil Nação [RISOS]

  108. Diego Rafael - DF disse:

    Vida longa aos Blogs Sujos!

  109. antonio barbosa filho disse:

    Os blogueiros fizeram ao presidente Lula perguntas que o PIG jamais faria, sobre a mídia, por exemplo. A Globo jamais perguntaria a Lula qual foi o pior dia desses oito anos, porque jamais revelaria que fez uma campanha mentirosa e difamatória contra o governo usando a tragédia de Congonhas.
    Quando, no programa do Jô (estendido em mais de uma hora) as “meninas” disseram literalmente que “o presidente Lula é pessoal e diretamente responsáve”l pelas 200 mortes, estavam cometendo um golpe, nada menos.

  110. Elson Jr disse:

    Caro Rodrigo,
    gostaria de parabenizar e principalmente agradecer a vocês, blogueiros progressistas que foram o fiel da balança nessas eleições, dando cada vez mais a oportunidade de se ter uma informação livre do comando de certos editorialistas de direita, acostumados a manipular e iludir o povo brasileiro de acordo com os seus interesses. Viva os blogs sujos!

  111. Messias Franca de Macedo disse:

    [OUVINDO O PIG!]

    ############

    Antes da posse, Palocci assume ar de superministro

    Por Josias de Souza – http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br
    Folha de São Paulo

    (…)
    Em desfavor de Palocci, há a evidência de que, assim como o Dirceu pré-mensalão, ele cultiva um projeto político solitário. Algo que o “caseirogate” não dissipou.
    (…)
    Palocci, por acomodatício, pode contrariar a escrita. Mas sua presença na Casa Civil é, até prova em contrário, uma crise esperando para acontecer.

    #############

    Nota do matuto: eu não entendo o compadrio exacerbado em relação ao moderado Antônio Palocci!…

    República de ‘Nois’ Bananas
    Bahia, Feira de Santana
    Messias Franca de Macedo

  112. melo disse:

    Parabéns pelo artigo ‘Dói o fígado de “O Globo”: por que será?’.

    Mto bom! Um tapa na cara de pau da, até pouco tempo, ‘Nave Mãe’.

  113. Marcos disse:

    Parabéns Rodrigo! Resumiu de forma objetiva que, ter um lado político não significa estar errado, mas sim, ter identidade.

  114. Jaime Manoel Corrêa Pereira disse:

    Sou Professor e Pastor Batista (1ª Igreja Batista em Solemar-Praia Grande). Como Cristão não posso ficar em cima do muro (ou do outro lado). Com certeza também tenho lado. Apoio Lula, apoio Dilma e apoio o nosso “Escrevinhador” Rodrigo viana.

  115. aqui mais um blogueiro sujo

    tentando mostrar o qu nao se mostra na “globo editora abril e companhia”, que alias sao caixa de resonancia do projeto norteamericano para america latina. o servilismo pro ianque.

  116. Tavares disse:

    Parabéns aos blogueiros sujos pela entrevista.
    Quero dizer também que gosto quando falam do PIG. Foi assim que abri os olhos e percebi quem são. Portanto ,tornem-se independentes sim, mas falem sempre do PIG, mostrem aos que ainda não despertaram o que eles são.

Comentar