PSD filia mortos: Serra não está entre eles

publicada quarta-feira, 15/06/2011 às 19:31 e atualizada sexta-feira, 17/06/2011 às 12:27

por Rodrigo Vianna

Eles não estão mortos

O IG traz a informação com destaque: pra sair do papel, o PSD, ”novo” partido de Kassab, teria filiado até gente  morta. Isso aconteceu em Santa Catarina.

Muito vivo, Kassab cria um partido que pode fazer alianças com setores do lulismo em 2012. Mas que tem múltiplas utilidades a médio prazo. E também pode servir de bóia para José Serra, se o tucano se sentir (mais) isolado no PSDB.

Dia desses, conversei com um velho amigo que acompanha os bastidores da política paulista. Ele estranha que petistas e aliados “comemorem” o nascimento do PSD, pelo fato de enfraquecer ainda mais a aliança demo-tucana. Ok, esse enfraquecimento de PSDB e DEM é o resultado aparente da operação kassabiana. Mas quem olha mais à frente, como meu amigo, vê 2014 com dois candidatos potenciais à presidência: Aécio pelo PSDB e Serra pelo PSD.

Nesse cenário, Dilma (mesmo com a economia forte), teria dificuldades. Ainda mais, se baixar mesmo quase todas as bandeiras de esquerda. Bastaria a Aécio e Serra dizerem: “não vamos mexer com a economia, nem com os programas sociais do PT”. Diante desse cenário, o eleitor poderia ser levado a pensar: se os três candidatos defendem mais ou menos a mesma coisa, será que não seria melhor dar férias pra turma do PT?

Dilma faria campanha em 2014 acusando os tucanos de “privatistas”? Isso colou em 2006 (quando Alckmin se fantasiou com colete dos Correios, pra exorcizar o fantasma da privatização) e em 2010 – quando a base de esquerda se mobilizou pra evitar a volta dos tucanos ao poder. Mas não vai colar mais em 2014. Ainda mais agora que Dilma anunciou privatização dos aeroportos.

Por isso, esse meu amigo observa o cenário e diz: Serra pelo PSD e Aécio pelo PSDB, os dois juntos têm força pra levar a eleição ao segundo turno em 2014, contra uma candidatura petista. Nem precisarão de Marina Silva dessa vez.

Ah, mas a Dilma tem 70% de popularidade – mostrou o último DataFolha! E daí? Lula tinha mais de 80%, e ainda assim a eleição foi ao segundo turno em 2010. Popularidade não quer dizer, necessariamente, voto na urna.

2014 está longe demais, deixe de ser ansioso! Foi o que eu disse a meu amigo.

Ele reconheceu que é ansioso, mas lembrou: “2014 está longe, mas o jogo começa a ser montado agora”.

E o PSD, que (segundo o IG) filia até mortos, pode ser peça importante no tabuleiro.

Serra não está no PSD. Ainda. Mas também não está morto. Ainda.

Leia outros textos de Plenos Poderes

30 Comentários

30 Comentários para “PSD filia mortos: Serra não está entre eles”

  1. Daniel disse:

    Serra será candidato e pronto. Eu não tenho a menor dúvida disso. Pra mim é tão certo como o Sol vai nascer amanhã. A minha dúvida é quanto a Aécio. Ele pode esperar. Serra não. Mas acho que a eleição de 2014 é barbada pra Dilma.

    • carlos coelho manaus disse:

      ja tenho duvidas se é barbada temos feito muitas bobagens e nossos companheiros em governos estaduais e municipais tem cido muito conventes com a corrupcao quando eles mesmo nao as pratica sem falar nos cargos federais e has obras da copa e das olimpiadas, a violencia e a corrupcao podem nos tirar do governo e uma ta diretamente relacionada a outra

  2. Jorge Stolfi disse:

    E não podemos esquecer que, se vingar o golpe da ADI do TSE, em 2014 não teremos o voto impresso que o Congresso acabou de votar, mas sim a urna fraudotrônica do Jobim. Em último caso, …

    “Quem vota não tem importância, importa é quem conta os votos” –Josef Stalin

  3. Edno Lima disse:

    Foi divertido ver o jornalista, arauto da moralidade, defender a boquinha na Record, revirando as lixeiras dos presidentes da CBF e do Corintians. As denúncias só vieramm a tona porque a Record perdeu para a Globo so direitos de transmissão da Copa do mundo e do campeonato brasileiro. Caso a Record tivesse vencido, os dois seriam os dois dirigentes mais honestos do mundo. Isso é que é jornalismo sério!!!

    • Gersier disse:

      O que isto tem a ver com o assunto postado?Eita que esses trols defensores do PIG,gostam de fazer papel de trouxa,ou melhor,de otários.

  4. EDSON MEDEIROS disse:

    Toma cuidado. Se conhecemos bem o Serra é bem perigoso ele te processar por ameaça de morte (vide bolinha de papel).

  5. Noir disse:

    Físicamente não.

  6. ruy marcondes garcia disse:

    Rodrigo,
    Me desculpe, mas acho que você tá colocando o carro na frente dos bois. Tem tanta água prá passar embaixo da ponte que acho qualquer previsão para a próxima eleição um mero exercício vazio de futurologia.
    Aliás, se não me engano temos eleições municipais ano que vem, que podem interferir significamente em qualquer cenário traçado para 2014, você não concorda?

  7. Eason Nascimento disse:

    Por isso já falava lá atrás : PSD é Sigla nova para velho partido.
    http://bit.ly/mOSHPT

  8. Ivonete disse:

    Acho que você esqueceu de mencionar uma pessoa, ou melhor, mencionou-a no passado, mas essa pessoa ainda será importante em 2014: Lula.

  9. Flics disse:

    Dilma, Zé Serra e Aécio… serão os candidatos da direita…ou seja, ela segue governando como sempre.

  10. Igor disse:

    O Serra não convence o nordeste , nem o psdb com o Aécio , o Serra é odiado em Minas onde aécio tera força , ja em Sao Paulo Aecio vai ter que brigar muito , o nordeste e o norte sao petistas ,o sul vai se dividir e ainda tem Marina Silva que ganha no Rio . Ah a popularidade do Lula se misturou com a desconfiança que a Dilma era , por ser desconhecida , daqui a 4 anos é a popularidade dela que vai decidir se havera segundo turno ou não , mas com tantos candidatos acredito que não , ela ganha no primeiro turno mesmo

  11. João disse:

    O amigo do Rodrigo Vianna está corretíssimo!
    SOmente gostaria de acrescentar algumas observações sobre o que o mesmo disse na matéria:
    - Dilma não pode cair no “canto da sereia” de não politizar as discussões. Tem que mostrar as diferenças sim! E, para isto, terá que apressar a implantação do PNBL para que mais pessoas possam ter acesso a informação, e não à manipulação piguenta.

    Ou Dilma faz isso, ou pode correr sérios riscos em 2014.

  12. paulo gimenes disse:

    Mas Dilma, Zé dirceu, Genoino estarão na frente ou por tráz para depois tarir. E de suas naturezas.

  13. Angela Maria disse:

    A direita é boa em golpismos.

  14. spin disse:

    Ótimo texto, a zelite não é boba, e viu de longe o cenário 2014 Esta gente não dorme no ponto. Quanto a privataria tucana este erro grave não será superado jamais. Imagina só entregar uma Vale e um Sistema Telebrás a preço de banana e ainda por cima o BNDES dar a grana para quem fez o favor de aceitar ficar com o nosso patrimônio.
    Será que alguma empresa privada aceitaria a concessão de estradas que não dariam muito lucro? É que concordo que alguns outros serviços sejam privatizados, estradas por exemplo, se bem que quando as concessões deixam de dar lucra o cidadão paga o pato, como manda a lógica do mercado, como está ocorrendo com a Telefônica em SP, algumas empresas de energia. As teles deixaram não consertam mais os velhos orelhões porque, é claro, eles não dão lucro. Dou um doce para quem conseguir usar um orelhão, pelo menos aqui por GO, TO, MA, PA…

  15. gaúcho disse:

    Tá na hora de o PT tomar um susto, espero que as eleições municipais sirvam pra isso, Dilma faz um governo insípido, inodoro e incolor, omelete na globo e agrado à folha não servirá pra nada, basta olhar a história do país.

    Pelo menos desistir da privatização dos aeroportos e acelerar o plano nacional de banda larga ajudaria a conter a insatisfação da base social da esquerda.

  16. Jorge disse:

    Muita discussão antes do tempo. Precisamos esperar a regularização / registro oficial do PSD no TSE e também aguardar os 30 dias regulamentares posteriores ao registro para que os políticos de outros partidos façam sua adesão formal ao novo partido. Só aí saberemos como se posicionará o Chirico em seus sonhos de presidência; se ficar no PSDB, talvez até indique ainda acreditar em vencer o comedor de queijo na indicação de 2014 e, se sair para o PSD, saberemos com quantos mais irá dividir 2014 com a população.

    E vamos então esperar mais alguns lances de bolinhas perdidas e peritos contratados.

  17. augusto disse:

    E tem um cara ai, executivo e banqueiro, que esta coletanto assinaturas para um “partido novo”. Esse é extamente o nome da nova digamos, agremiaçao.
    E o slogan é ‘ finalmente voc pode pertencer a um partido sem politicos” Gostou?
    Bem. Tem mais: o que ele propoe como principio é : “eficiencia e meritocracia”. Nem sei o nome dele. SE arrumar meio milhao de assinaturas pode colar. Decolar eu nao sei.
    Tambem não sei se, por ex. os quilombolas, sem terra e
    sem caviar tem ou NAO tem a meritocracia suficiente para
    serem objeto de atençao do “partido novo”.
    quem tiver alguma opinião que a exponha.EU nao tenho.

  18. Esta turma da roda presa, faz qualquer coisa para chegar ao poder.

  19. Beto Lima disse:

    Bom dia Rodrigão.

    Voce afirma que o “Serra não está entre eles”. Voce etá sendo ácido.(rs rs rs)

    mui amigo……….

  20. Rogério Floripa disse:

    Partido que já nasce sério é outra coisa. :)

    Documentário -Hércules 56 – Documentário que tem como personagens os nove remanecentes
    do grupo de quinze presos políticos que, em 7 de setembro de 1969, foram trocados pelo
    embaixador americano Charles Burke Elbrick http://goo.gl/vumc5

  21. Carlos Everardo Silva disse:

    Em primeiro lugar, na minha opinião, a acusação que o PT faz de 4 em 4 anos contra o candidato do PSDB, a acusação de que o candidato tucano é privatista, só cola entre a classe média progressista, porque é uma questão ideológica. Uma pessoa pobre quer saber quem vai dar emprego a ela, quem vai evitar que ela passe fome. Alguém acha que uma pessoa assim está preocupada com ideologia?
    Quanto aos programas sociais do governo, esses sim do interesse das classes mais pobres, o PSDB já provou que é incompetente de mais nessa área, pois s tucanos sempre dizem que vão continuar os programas sociais do PT, mas quase ninguém acredita neles, já que a propaganda do PT é muito boa.
    Não acho que o governo vá perder votos entre as classes baixas nas eleições de 2014, mas existe uma grande chance do partido perder a clsse média de uma vez por todas. Ora, a classe média conservadora já odeia o PT, a classe média progressista ainda apoia por questões ideológicas. Mas como você mesmo disse, com o anuncio de que haverão privatizações no governo Dilma, as pessoas podem começar a achar que não faz mais diferença entre quem está no poder, e por pessoas, neste caso, se ententa a classe média progressista.

  22. eraklito disse:

    Só falta o Serra deitar.

  23. Carlos Henrique disse:

    Oi Rodrigo,

    Sou leitor de seu blog, e sobre sua analise gostaria de fazer algumas considerações. Ela é bem consistente, mas primeiro sobre “dar ferias ao PT, por serem parecido”, por essa logica, São Paulo deve ter um governador petista ou de outro partido, já que o PSDB está 20 anos no estado e mereceria essas ferias.
    Sobre uma provavel saida do Serra do PSDB, e que em 2014 tenha Aécio pelo PSDB e Serra pelo PSD, concordo que possa levar ao segundo turno, mas se isso ocorrece, o que levaria ao Serra apoiar Aécio se ele sair do partido por ter perdido espaço para o mesmo e virse e versa, onde Aécio veria uma aliança com o Serra algo arriscado, podendo ele “prejudicar” a campanha ou o governo dele no caso de vitória. E tambem, caso seja a Dilma com outro candidato, um apoiaria a Dilma e outro o segundo candidato, partindo desse pressuposto dessa rivalidade entre os dois. E sobre as privatizações, em 2007, inicio do segundo mandato do Lula, houve as privatizações de estradas federais, logo depois da campanha de 2006, que bateu nas privatizações como dito e Lula consegui fazer a sucessora.
    Era só isso que gostaria de frisar.

    Abraços

  24. marcos disse:

    quem não sabe é o Kassab,

    a ordem partiu do secretario das sub-prfeituras o sr. Ronaldo para os sub-prfeitos colherem as assinaturas, só quem não sabe é o kassab

  25. Mario Furley Schmidt disse:

    Filiar morto?
    Já propuseram isso na Rússia tzarista.
    Cf. Gógol, “Almas Mortas”.

  26. Ana Maria disse:

    Segundo Kassab foi ingenuidade as filiações irregulares,faz me rir.
    Já pensou se o Palocci fizesse essa declaração, hoje o PHA estaria copiando a manchete da Folha dizendo – mais uma Imoralidade praticada pelo PT da Dilma e do Lula.

  27. WAGNER disse:

    O PSDB será mero coadjuvante em 2014! E o Serra… setentão, já passou da hora de se aposentar, compulsória nele!

  28. Patricia Louzada disse:

    MUITO BEM GÊNIO… VC NAO É DESSE MUNDO EU TENHO CERTEZA! SALVE MARIO!
    PERFEITO.. FICO SEM PALAVRAS DIANTE DA SUA PESSOA NAO SEI NEM O QUE DIZER …. ENFIM…..
    É UMA HONRA PODER RESPONDER P VC! VC É TUDO QUE O MEU PAIS PRECISA!

Comentar