Voto espontâneo: esse é o número que atormenta Serra

publicada segunda, 21/12/2009 às 20:45 e atualizado quarta, 23/12/2009 às 11:55 | Comentários 28 Comentários

                                                     

                                        A ponte Otavio Frias de Oliveira não ilumina o caminho de Serra

No domingo, o UOL (que pertence ao grupo "Folha") passou horas com uma manchete que parecia feita sob encomenda para o governador de São Paulo: "Serra vence Ciro e Dilma no segundo turno, diz DataFolha".

Ok. Isso é fato. O "DataFolha" mostrou mesmo grande vantagem de Serra sobre os adversários num eventual (e ultradistante) segundo turno da eleição presidencial em2010.

Outro fato: Serra foi editorialista da "Folha". Era tratado com carinho especial pelo velho Frias. E retribuiu, dando o nome do patriarca da "Folha" para uma ponte e um hospital em São Paulo. Carinho com carinho se paga!

Tudo isso é fato.  

Mas o fato mais importante a "Folha" escondeu.

A dez meses da eleição, qual o número mais importante numa pesquisa? Aquele que indica a intenção espontânea de voto.

Vocês prestaram atenção ao voto espontâne no último "DataFolha"? Talvez, não. Até porque os números ficaram escondidos. Eu só achei no blog do Fernando Rodrigues (que, apesar de trabalhar na "Folha", não briga com os fatos) - http://uolpolitica.blog.uol.com.br/.

Aqui, o trecho em que Fernando fala sobre a pesquisa espontânea, seguido pela tabela que ele publicou em seu blog... 

"(...) cumpriu-se a profecia lulista segundo a qual Dilma Rousseff seria uma candidata competitiva em dezembro de 2009 (tese sempre repelida por tucanos). Mas é agora que o jogo começa de fato. Um indício é a pesquisa espontânea do Datafolha, quando os entrevistados apenas são indagados sobre em quem desejam votar, mas sem ver os nomes dos possíveis candidatos. Em agosto, 27% respondiam que votariam em Lula (o presidente não é candidato). Hoje, o percentual de Lula caiu para 20%. Um sinal de que parte do eleitorado lulista está percebendo que a eleição está chegando –até porque o percentual espontâneo de Dilma passou de 3% para 8%, empatando com Serra:
 

Volto eu.

Deixem Lula de lado, provisioriamente.

Reparem que - mesmo assim - a soma de votos em "Dilma", no "candidato do PT" e no "candidato do Lula" bate em 12%.

Serra tem 8%. Se somarmos os votos em "Aécio" e "Alckmin", teríamos os mesmos 12%.

Serra é o líder na pesquisa estimulada. Mas na espontânea ele patina.

Tudo isso sem levar em conta que Lula hoje teria 20% dos votos! 

Hoje, esse é o número que atormenta Serra. E pode fazer com que ele desista da candidatura presidencial. Ainda mais sabendo que, se perder para Dilma, Alckmin  (ou Ciro, com apoio do PT) pode asumir o governo paulista.

Seria o fim para ele.

Serra só será candidato se tiver coragem para desafiar o destino. Pra ele,é tudo ou nada.

Os números da espontânea indicam que há grande chance de a liderança de Serra se esfarelar. "Tudo" pode virar "nada" antes de a Copa do Mundo chegar.

Quem conhece Serra sabe que ele não é dado a correr esses riscos.

Veremos em breve.

Aécio pode ser chamado de volta em março. E ainda há FHC, a espreitar o Brasil de algum lugar do passado. Quem sabe ele não se anima a empunhar a bandeira tucana, se Serra também desistir. Seria divertido...

Aliás, pergunta: FHC não é citado na pesquisa? Teve menos de1%? Ou ficou embolado com Eymael ali entre os "outros"? 

Comentários 28 Comentários | Comentar!

 

Rudinei Spagnol Tapejara RS comentou em 02/01/2010 às 16:30

Acredito que os institutos de pesquisa eleitoral, estão manipulando as informações, principalmente o IBOPE (turma da globo). Mas o que eu acho interessante é a capacidade que o presidente Lula tem em ajudar a alavancar a candidatura da Ministra Dilma. Percebo isso na opinião das pessoas. Quase todos, que converso falam do Lula como melhor president eque já tivemos. Por isso, acredito que o Serra vai despencar ao longo da campanha..

Mauro comentou em 31/12/2009 às 00:08

Eu sempre me indignei com notícias sobre pesquisas justamente por isso. Antes da definição dos candidatos pelos partidos deveria ser proibido pesquisa estimulada. Em 2002 os institutos de pesquisas inviabilizaram a candidatura de Itamar Franco (que na estimulada tinha mais votos que Serra) justamente porque não o incluíam nas enquetes. Antes da definição oficial dos candidatos, fazer pesquisa estimulada é golpear a democracia, é dar aos institutos de pesquisa o pode de decidir quem poderá ser candidato. P. ex., na estimulada não constava o nome do Requião que postula a candidatura própria do PMDB e o posto de candidato.

Antonio Serrano comentou em 28/12/2009 às 11:26

Os teus números também estão errados. Tu achas que quem vota no Alkimin e no Aécio vota em Serra? Pode mandar metade dos números deles (pelo menos) para a Dilma. Um abração!

Genghis Khan comentou em 24/12/2009 às 23:26

Rodrigo, concordo com você. O Aecinho 'pó parar' deu o drible da vaca no nosferatu serra. Deixou com ele a batata quente. Quanto a ser chamado de volta em março, isso até pode acontecer. Mas duvido que o aecinho (menino ladino que é) vá cair nessa esparrela. Ele tem garantida uma eleição para o senado e vai assistir de camarote a derrota do nosferatu. Aliás, o que o aécio ganharia com a vitória do nosferatu?? Nada. Absolutamente nada. Arrisco até a dizer que nos bastidores trabalhará contra ele. Até porque a derrota do nosferatu jogará a oposição no seu colo. Já a vitória, implicará no domínio absoluto da 'coisa ruim' sobre a nação, com a ajuda dos meios de comunicação. Aecinho seria massacrado, como foi o 'chuchu' em São Paulo. Portanto, ao nosferatu abrem-se duas opções, ou vai prá cima da Dilma, com granpos ilegais (caso lunus) e tudo o mais que mantém escondido no seu saco de maldades, ou então amarela e tenta se segurar no governo de São Paulo. Isso se o ciro não resolver 'fungar no seu cangote'. Complicada a vida do vampiro brasileiro. Chamem o 'kalunga'.

Luís Carlos P. Prudente comentou em 24/12/2009 às 12:19

O Zé Alagão e suas múltiplas personalidades (Zé Pedágio, Zé Trololó, Zé Chirico, Nosferatu), estão apavorados. É o começo do fim, só peço ao Ciro Gomes se candidatar ao governo de São Paulo para levar o Zé Alagão para o segundo e definitivo round, onde o Zé Alagão será colocado irremediavelmente no côrner, onde levará o nosso democrático soco de esquerda!

Alberto comentou em 23/12/2009 às 19:41

Permita-me discordar do insone blogueiro: não é o voto espontâneo que atormenta o Serra (Zé Pedágio, Zé Alagão, Esconde Dengue, Nosferatu da Moóca, Exterminador do presente, Dois carecas num só, Ambulance boy, pai da Verônica Dantas Serra, Amissíssimo do Luiz Gonzaga, Engenheiro(?) PHA, Ecomista(?) PHA, Presidente picou a mula da UNE, etc.) é o voto fátuo que o Ibope lhe dedica...

Messias Franca de Macedo comentou em 23/12/2009 às 10:27

Dilma BRASILEIRA Rousseff é Lula de agora em diante! BRASIL - em homenagem ao ínclito presidente estadista emérito Luiz Inácio Brasileiro Lula da Silva e à futura primeira mulher presidente do Brasil, Dilma BRASILEIRA Rousseff [primeiro turno!] Bahia, Feira de Santana Messias Franca de Macedo

laura comentou em 23/12/2009 às 08:09

Serra não vai amarelar, creio. Vai concorrer a presidencia e armará todo tipo de sacanagem contra Dilma. Não vai ser fácil não. Temos que nos preparar, bem.

Messias Franca de Macedo comentou em 22/12/2009 às 23:12

ESCUTA ESSA! A PIGuista de carteirinha, Cristiana Lôbo [Roubo News], num ping-pong com o congênere Carlos Monfort: O aumento do salário mínimo para R$510,00 foi por conta do próximo ano eleitoral. Em ano de eleições, se arredondam tudo! Monfort: Para cima! Cristiana: É mesmo, menino! Agora, o Serra terá, no próximo ano, mais dinheiro para investir do que o governo federal! É por conta daquele ajuste fiscal que ele faz lá! [em SUMPAULO -adendo nosso!] NOTA: é verdade, contado parece mentira! República de Nós Bananas Bahia, Feira de Santana Messias Franca de Macedo

Hugo C. comentou em 22/12/2009 às 20:04

Excelente análise, Rodrigo. Acredito que, num futuro próximo, esses indicativos vão ser ainda mais positivos para Dilma. A candidata será a Lula de saias, repare só. Se, de fato, isso ocorrer, você acha que o Serra banca sua candidatura? Se dela abrir mão, e Aécio recusar o tampão, quem poderia representar essa direita falida? Abs, Rodrigo, e um excelente Natal.

Fabio Passos comentou em 22/12/2009 às 16:51

Pois tá na hora é dos institutos de pesquisa incluírem o Roberto Requião nas pesquisas... "PMDB de Curitiba reclama a inclusão de Requião na pesquisa do Data Folha" http://www.pmdbdobrasil.com/index.php?option=com_content&view=article&id=143 Requião é o pesadelo da mídia-lixo-corporativa.

emerson57 comentou em 22/12/2009 às 16:47

"Aliás, pergunta: FHC não é citado na pesquisa? Teve menos de1%? Ou ficou embolado com Eymael ali entre os "outros"?" fhc? tá louco? isola. sou mais o emaiel..................

Rogerio comentou em 22/12/2009 às 16:08

Rodrigo, concordo com seus comentários e se o databranda me perguntasse eu diria Lula. Mas existe um senão na tua pesquisa - o índice das pessoas que não sabem em quem vão votar. Na minha modesta opinião, o Serra vai apostar suas fichas justamente neste perfil de eleitor. Minha aposta: Serra sai candidato, DEM como vice, e jogará TODA a imprensa contra a Dilma. Estou certo de que usará o discurso de que todos conhecem o Lula mas que ninguém conhece a Dilma. Pode até colocar a Regina Duarte.

Fabiano comentou em 22/12/2009 às 14:08

Serra não é do tipo que desafia o destino. Ele vai amarelar, já amarelou uma vez (2006).

Fabiano comentou em 22/12/2009 às 14:08

Serra não é do tipo que desafia o destino. Ele vai amarelar, já amarelou uma vez (2006).

Ronaldo comentou em 22/12/2009 às 13:11

A Eliane Cantanhede que não é nenhuma petista, muito pelo contrario tambem comentou a pesquisa espontanea, somando a intenção de votos na Dilma e no candidato que o Lula apoiar e daria em torno 12% e subtraindo os votos dos que pensam que o candidato de Lula é o Serra. Pois tem muito eleitor que acha isto.

Flávio Luiz Sartori comentou em 22/12/2009 às 12:33

FOLHA NÃO PUBLICOU QUE DILMA ROUSSF JÁ É A PRIMEIRA NA CORRIDADA PRESIDENCIAL NAS RESPOSTAS ESPONTÂNEAS DA PESQUISA DIVULGADA NO ÚLTIMO FIM DE SEMANA Depois de tanto criticar e também apontar os erros metodológicos das principais empresas de pesquisa do Brasil que divulgam resultados sobre a intenção de votos para a eleição de 2010, finalmente meus apelos, ao que tudo indica tocaram em uma dessas empresas. No caso estou me referindo ao Datafolha que na pesquisa anterior realizada em Agosto de 2009 já tinha entrevistado 4.100 pessoas, praticamente o dobro das outras empresas que insistem em 2000 entrevistas. Agora em Dezembro de 2009 o Datafolha ousou mais entrevistando 11.429 pessoas em todo Brasil. Com isso foi possível perceber que a posição dos candidatos e Presidência da República esta mais consolidada com a lógica da inserção de mídia de cada um deles de acordo com os fatos políticos dos últimos meses. Se o Datafolha, muito provavelmente, em função de sua posição no mercado de pesquisas, que abrange também o importante segmento empresarial corrigiu a amostragem na busca de resultado mais seguros, por outro lado, a divulgação de todos resultados da pesquisa ficou a desejar, importantes números sobre a corrida presidencial ficaram de fora do noticiário do Jornal Folha de São Paulo. Porém, antes de prosseguir, importante esclarecer que estas analises só são possíveis quando conseguimos ler os relatórios das pesquisas que ficam disponíveis para dowloads nas páginas das empresas que publicam as pesquisas. A única empresa que não publica os tais dos relatórios é a Vox Populi. O primeiro resultado importante que não foi noticiado foi o da sondagem espontânea para Presidência da República, ou seja, os números reais que cada candidato tem hoje. Quando perguntados na última pesquisa do Datafolha em quem pretendem votar nas eleições presidenciais de 2010, os entrevistados responderam espontaneamente, sem estímulo, que votariam da seguinte forma: 20% no Presidente Lula, 8% em José Serra, 8% em Dilma Roussef, 3% em Aécio Neves, 3% no candidato do Presidente Lula, 1% no Ciro Gomes, 1% na Marina Silva, 1% no candidato do PT, 1% em Geraldo Alckimin, 3% citaram outros candidatos, 5% votariam branco ou nulo e 47% que responderam que ainda não sabem em quem votar. Como Presidente Lula foi citado espontaneamente por 20% dos entrevistados e não poderá mais ser candidato, a pesquisa esclareceu este fato para os entrevistados e repetiu a pergunta. O resultado, agora sem a presença do Presidente Lula, foi o seguinte: Dilma Roussef 10%, Candidato do Presidente Lula 8%, José Serra 8%, Candidato do PT 1%, Aécio Neves 1%, Ciro Gomes 1%, Geraldo Alckimin 1%, Marina Silva 0%, Outros candidatos 7%, Branco e Nulo 5% e Não sabem em quem votar 57%. Conclusão Na primeira possibilidade, com o Presidente Lula podendo ser citado, Dilma Roussef já empata com José Serra em 8% na escolha espontânea dos entrevistados. Se somarmos os 20% do Presidente Lula com os 8% da Dilma Roussef mais 3% que votariam no candidato do Presidente Lula e 1% no candidato do PT temos um total 32% de votos espontâneos potenciais para Dilma Roussef. Na segunda possibilidade na pergunta sobre as intenções de votos espontâneos para Presidência da República sem o Presidente Lula, a Ministra Dilma Roussef já é a primeira colocada com 10% de intenções de votos só dela. Se somarmos esses 10% que ela tem com os 8% que responderam espontaneamente que irão votar no candidato do Presidente Lula mais 1% que declararam que vão votar no candidato do PT temos 19% de votos potenciais para Dilma Roussef também nessa possibilidade. A pesquisa mostrou que nas respostas a sondagem estimulada, Jose Serra oscila de 37% a 40% de intenção de votos dentre as possibilidades colocadas e Dilma Roussef oscila de 23% a 31%. Se compararmos os números espontâneos já citados nesta análise com os números das respostas estimuladas, facilmente perceberemos que os números da candidata Dilma Roussef são muito mais consistentes do que os números das respostas estimuladas de intenções de votos no candidato José Serra, principalmente, a partir de uma análise que leve em consideração a parcela de respostas com tendência a definitivas e consolidadas dos entrevistados. Isso é matemática pura, ou melhor, são fato e, contra fatos os argumentos ficam difíceis, ou melhor, impossíveis. Se você, meu caro internalta pretende conferir os números apresentados aqui diretamente no relatório do Datafolha é só acessar: http://datafolha.folha.uol.com.br/folha/datafolha/tabs/intvoto_pres_21122009_tb4.pdf Estou preparando mais analises sobre esta pesquisa e blogarei logo. http://flavioluizsartori.blogspot.com/

Renilton Cruz comentou em 22/12/2009 às 10:24

Observação muito interessante Rodrigo. Os números que, nesse momento, realmente interessam ficam escondidos num cantinho da matéria.

Natale Vanz comentou em 22/12/2009 às 10:19

Pesquisas pré-eleitorais para 2010, minha leitura em 12 meses: Dilma diminui a diferença em 19 pontos percentuais, e apresenta um crescimento em 12 meses, de 15 pontos percentuais. DataFolha em 08/12/2008 Serra........ 41% Dilma....... 8% ...... Diferença pró Serra 33pontos percentuais DataFolha em 20/12/2009 Serra........ 37% Dilma....... 23%.........Diferença pró Serra 14pontos percentuais

Natale Vanz comentou em 22/12/2009 às 10:16

O LIMITE DE SERRA É DE ATÉ 37%. Eleições2002 - 27/10/2002 -Datafolha Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é eleito presidente com 63,0% dos votos válidos. Luiz Inácio Lula da Silva (PT) foi eleito presidente do Brasil neste domingo, 27 de outubro de 2002, com 63,0% dos votos válidos, mostra pesquisa de boca-de-urna realizada pelo Datafolha. José Serra (PSDB) obteve 37,0% dos votos válidos. Foram entrevistados 19378 eleitores, em locais de votação espalhados por 351 municípios de todas as Unidades da Federação. A margem de erro máxima para este levantamento é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. São Paulo, 27 de outubro de 2002

cleusa comentou em 22/12/2009 às 10:07

Já pensou? Dilma X FHC, seria a eleição do século.

Messias Franca de Macedo comentou em 22/12/2009 às 09:47

AGORA É DEFINITIVO!: BYE-BYE SERRA & a$$Ecla$ FOREVER! 22/12/2009 - 03h20 Governo define mínimo de R$ 510 O governo federal fixou em R$ 510 o novo valor do salário mínimo, que passa a vigorar em janeiro de 2010. A decisão será tomada hoje em reunião do presidente Lula com o ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, informa a reportagem de Valdo Cruz e Fernando Rodrigues na Folha desta terça-feira (...) BRASIL %u2013 em homenagem ao ínclito presidente estadista emérito presidente Lula e à futura primeira mulher presidente do Brasil, Dilma BRASILEIRA Rousseff Bahia, Feira de Santana Messias Franca de Macedo

Messias Franca de Macedo comentou em 22/12/2009 às 08:37

SerraVIGAS vai preferir SUMPAULO! SUMPAULO dos barões do café - e da grande MÉRDIA - perdão, ato falho - da "grande" mídia! SUMPAULO das enchentes... De civismo (sic) SUMPAULO da excrescência DEMotucana que responde por Kassab! SUMPAULO de FHC, o entreguista-mor da nação! SerrAlston irá preferir SUMPAULO do 'Cansei da FIESP' - e da UDR também! SerraVIGAS vai preferir SUMPAULO! Apostem, e dividiremos o megaprêmio! BRASIL %u2013 em homenagem ao ínclito presidente estadista emérito presidente Lula e à futura primeira mulher presidente do Brasil, Dilma BRASILEIRA Rousseff Bahia, Feira de Santana Messias Franca de Macedo

Messias Franca de Macedo comentou em 22/12/2009 às 08:26

SERRA VENCE LULA, SEGUNDO O DATAFOLHA(!) (sic) Datafolha Nova pesquisa mostra que Serra venceria Lula nos dois turnos das eleições de 2006 15 de dezembro de 2005 Pesquisa Datafolha realizada entre terça e quarta-feira também aponta a vitória do prefeito de São Paulo, José Serra (PSDB), sobre o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos dois turnos das eleições de 2006. Nesta quarta, a pesquisa CNI/Ibope mostrou que o tucano teria 37% dos votos e Lula, 31%, no primeiro turno. No segundo, a diferença chegaria a 13 pontos - Serra, 48%, e Lula, 35%. Já no levantamento do Datafolha, o prefeito paulistano lidera o primeiro turno com 36% das intenções de votos. O presidente aparece com 29%. Na pesquisa anterior, realizada nos dias 20 e 21 de outubro, o tucano tinha 27% das intenções, contra 30% do presidente. No segundo turno, Lula seria derrotado com 14 pontos de diferença. O presidente teria 36% dos votos e o tucano, 50%. Em outubro, a diferença era de apenas quatro pontos percentuais - Serra, 45%, e Lula, 41%. O Datafolha entrevistou 3.636 pessoas em 154 municípios, de todas as unidades da Federação. Na pesquisa CNI/Ibope, foram consultadas 2.002 brasileiros, de 143 municípios. Nos dois levantamentos, a margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos. O tucano - que perdeu a eleição presidencial para Lula em 2002 - disse à Folha de S. Paulo que o %u201Cideal%u201D seria ele cumprir a promessa que fez durante o pleito de 2004, em que foi eleito prefeito de São Paulo, e continuar na administração municipal. %u201CEssa é a minha disposição%u201D, disse Serra, sem negar totalmente a possibilidade de *concorrer. BRASIL %u2013 em homenagem ao ínclito presidente estadista emérito presidente Lula e à futura primeira mulher presidente do Brasil, Dilma BRASILEIRA Rousseff Bahia, Feira de Santana Messias Franca de Macedo

Lourdes comentou em 22/12/2009 às 08:06

Pra se manter informado neste País, temos que saber ler nas entrelinhas, no rodapé, desprezar as manchetes, usar a inteligência (muito), conhecer os compromissos e posição dos donos dos jornais, revistas,etc., comparar notícias e, principalmente no que diz respeito à realidade atual, ler os blogs dos jornalistas independentes. Que bom que cheguei ao seu, fruto da propaganda boca a boca! Parabéns!

Roberto Locatelli comentou em 22/12/2009 às 06:41

Até a Lucia Hipócrita (aquela que disse que o blecaute foi causado pelos pobres que compraram eletrodomésticos devido à redução de impostos), até a Lucia reclamou que Serra só quer entrar na disputa eleitoral se for para ganhar. E a Lucia condenou essa atitude, dizendo que eleição é, por natureza, incerta. No caso de 2010, a eleição será plebiscitária e há uma razoável certeza que Lula fará seu sucessor, ou sucessora, devido à enorme popularidade pessoal e governamental alcançada. Essa popularidade não é fruto da "boa comunicação", como dizem os demo-tucanos, mas ao bom governo.

Fátima comentou em 21/12/2009 às 23:59

Rodrigo, você como sempre muito atento. Valeu.

Eduardo Guimarães comentou em 21/12/2009 às 21:32

Boa Rodrigo

Escrevinhador por Rodrigo Vianna